Konings, para sempre
DOI :
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p403-408Mots-clés :
Esperança, Educação, Paulo Freire, Johan KoningsRésumé
Este pequeno opúsculo busca fazer memória não apenas de uma pessoa extraordinária, mas também de sua militância serena por um tema sempre atual neste país: a educação. Por isso, a metodologia escolhida é a retomada da experiência vivida com o personagem em questão e as discussões frequentes sobre o tema. Assim, o texto é mais testemunhal que acadêmico, mais existencial que racional etc. A conclusão a ser tirada versa sobre a necessidade constante de manter viva a memória do ser humano e de sua luta diária pela educação.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
CARMO, Solange; CONTALDO, Sílvia.; MAREANO, Marcus (orgs). Cartas ao Mestre. Tributo a Johan Konings. Belo Horizonte: Fique Firme, 2021.
CONTALDO, Sílvia. João e Paulo: Educação é vida. In: RIVAS, Eugénio; TAVARES, Sinivaldo. (orgs). Educação: distopias e veredas. Homenagem a Johan Konings por ocasião dos seus 80 anos. São Paulo: Loyola, 2021..
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 11.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
KONINGS, Johan. Humanismo e Contemporaneidade. In: Revista do Instituto de Ciências Humanas. v.9.n.11, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/revistaich/article/view/9515
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Silvia Maria de Contaldo 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).