A leitura popular da Bíblia

a experiência do CEBI em Mossoró/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p228-245

Palavras-chave:

Leitura Comunitária, Abordagem Libertadora, Resistência, Mulheres, Centro de Estudos Bíblicos

Resumo

A leitura popular da Bíblia proposta pelo Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos - CEBI é uma forma concreta de aproximar-se do texto a partir das exigências da realidade, enquadrando-se assim no que a Pontifícia Comissão Bíblica denomina de Abordagem da libertação. Na celebração dos 30 anos do documento sobre A Interpretação da Bíblia na Igreja trazemos para reflexão a memória do trabalho de leitura popular da Bíblia realizado na Diocese Católica de Mossoró-RN dentro da metodologia proposta pelo CEBI. O exame dos relatórios dos encontros que aconteceram nas décadas de setenta e oitenta do Século XX podemos perceber a forte presença das mulheres, a relação com as comunidades eclesiais e de base e movimentos populares e a resistência do grupo que se mantém atuante mesmo diante de uma conjuntura eclesial adversa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Luiz Correia Junior, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Pós-doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS). Doutor (1998) em Teologia (linha de pesquisa em Estudos Bíblicos) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO). Professor Titular e Pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde leciona desde 02 de agosto de 1988. Assessora o CEBI - Centro de Estudos Bíblicos, em Pernambuco.

  • Zelia Cristina Pedrosa do Nascimento, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutoranda em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap. Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Assessoria Bíblica pela Escola Superior de Teologia da Faculdade Luterana de São Leopoldo e Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Superior de Magistratura do Trabalho do TRT da 21ª em Parceria com a Universidade Potiguar. Realiza trabalhos na área de Educação Popular e Leitura Popular da Bíblia com grupos ligados a Igrejas cristãs e movimentos sociais e participa de grupos acadêmicos de extensão e de pesquisa.

Referências

ARAÚJO, Luiz Carlos. O Espírito e a Palavra. Série: A Palavra na Vida, 67/68. São Leopoldo. CEBI. 1993.

GUIMARÃES, EDWARD (Org.); SBARDELOTTI, EMERSON (Org.) ; BARROS, M. (Org.). 50 Anos de Teologias da Libertação - Memória, Revisão, Perspectivas e Desafios - Volume 1. 1. ed. São Paulo: Editora Recriar, 2022. v. 1.

MELLO, Agostinha Vieira de; MESTERS, Carlos; CAVALCANTI, Tereza. E o coração pegou fogo: o fio que costura tudo – notícias do primeiro encontro de espiritualidade do CEBI. Série A Palavra na Vida, n. 61/62, 1993.

MESTERS, Carlos. Flor Sem Defesa: uma explicação da Bíblia a partir do povo. Editora Vozes: Petrópolis, 1999.

MESTERS, Carlos Por trás das palavras: Um estudo sobre a porta de entrada no mundo da Bíblia. Petrópolis: Vozes, 1977.

OLIVEIRA NETO, José Freire de. Educação Libertadora e Catequese: viabilidade do método psicossocial de Paulo Freire em uma catequese antropológica. Mossoró/RN: Sarau das Letras, 2019.

PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

SILVA, Reginaldo Claudino da. Paróquia de São Sebastião de Governador Dix-sept Rosado: 80 anos de paróquia e 255 anos de história e evangelização deste pedaço de chão nordestino. In Revista Alilo Revista da Academia Dix-Septiense de História. Governador Dix-Sept Rosado, edição 003, Ano de 2022, 5º ano de fundação (p. 9-12).

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

CORREIA JUNIOR, João Luiz; NASCIMENTO, Zelia Cristina Pedrosa do. A leitura popular da Bíblia: a experiência do CEBI em Mossoró/RN. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 2, p. 228–245, 2023. DOI: 10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p228-245. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/2529.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 141

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.