A dimensão espiritual do ser humano segundo Orígenes de Alexandria
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2019.v2n1.p183-206Palabras clave:
Orígenes de Alexandria. Antropologia teológica. Espiritualidade. Teologia patrística.Resumen
O presente artigo visa a abordar a questão da dimensão espiritual do ser humano a partir da leitura e comentário de textos seletos da obra de Orígenes de Alexandria (185-251 d.C.). De modo específico, analisaremos trechos do Comentário ao Cântico dos Cânticos, obra que revela o vigor espiritual do mestre alexandrino. Gregório Taumaturgo, discípulo de Orígenes, qualifica-o como um homem entusiasmado, ou seja, habitado pela presença de Deus. Essa vivência espiritual, segundo Orígenes, é possível ao homem que entra no dinamismo da vida divina. Em nosso artigo apresentamos a interpretação origeniana da criação do homem à imagem e semelhança de Deus como pressuposto da vida espiritual e, concomitantemente, como esse ser criatural responde à iniciativa divina.Descargas
Referencias
EUSÉBIO DE CESARÉIA. História Eclesiástica. São Paulo: Paulus, 2001, (Patrística 15).
FORTE, Bruno. Os graus do amor no Cântico dos Cânticos. Tradução Antonio E. Feltrin. São Paulo: Paulinas, 2012.
CANTALAMESSA, O Canto do espírito: meditações sobre o Veni Creator. Tradução Ephraim F. Alves. Petrópolis: Vozes, 2013.
CATÃO, Francisco. Espiritualidade cristã. São Paulo: Paulinas, 2009. (Livros básicos de teologia 14)
CROUZEL, Henri. Théologie de l’image de Dieu chez Origène. Paris: Aubier Montaigne, 1956. (Théologie 34).
CROUZEL, Henri. Orígenes: un teólogo controvertido. Tradução Monjas Beneditinas da Abadia Santa Escolástica de Victoria. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1998.
KOUOBOU, Daniel. A afectividade no itinerário espiritual segundo as Homilias sobre o Cântico dos Cânticos de Orígenes – tradução e estudo teológico. Lisboa: Paulus, 2017.
GILSON, Étienne. O espírito da filosofia medieval. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GREGÓRIO TAUMATURGO. Elogio del maestro cristiano. Tradução Marcelo Merino Rodríguez. Madrid: Ciudad Nueva, 1990, (Biblioteca de Patrística 10).
LADARIA, Luis F. Introdução à antropologia teológica. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Loyola, 2016.
LUPI, João. O homem e o mundo na antropologia teológica de Orígenes. Veritas, Porto Alegre, volume 1, número 1, p.507, 1999.
MONDONI, Danilo. O cristianismo na antiguidade. São Paulo: Loyola, 2014.
ORÍGENES. Homilías sobre el Génesis. Traducción José Ramón Díaz. España: Ciudad Nueva, 1999.
ORÍGENES. Tratado sobre os Princípios. Tradução João Eduardo Pinto Basto Lupi. São Paulo: Paulus, 2012. (Patrística, 30).
ORÍGENES. Homilias e Comentário ao Cântico dos Cânticos. Tradução, introdução e notas Heres Drian de O. Freitas; João E.P.B. Lupi. São Paulo: Paulus, 2018.
RAVASI, Gianfranco. Cântico dos Cânticos. Tradução José Raimundo Vidigal. São Paulo: Paulinas, 1988.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).