O Campo Religioso para Pierre Bourdieu

A Sistemática do Poder e Burocracia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25p

Schlagwörter:

Campo religioso, Sistema simbólico, Poder, Burocracia, Pierre Bourdieu

Abstract

Este artigo analisa a relação entre religião, poder e burocracia a partir da perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu. O tema central abordado é como a religião, vista como um fenômeno social, é moldada por dinâmicas de poder e burocracia que favorecem a manutenção das desigualdades sociais. O objetivo desse estudo é investigar como as instituições religiosas, especialmente a Igreja, utilizam burocracias para consolidar seu domínio e perpetuar a exploração de grupos subordinados, enquanto suprimem discursos alternativos representados pelos Profetas e suas seitas. Utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica que se baseia em teorias sociológicas clássicas e contemporâneas sobre religião, poder e burocracia, com ênfase nas contribuições de Bourdieu. O artigo revisa e compara teorias de autores como Max Weber, Karl Marx e outros estudiosos para entender como a burocracia religiosa sustenta o poder institucional e a ordem social existente. Os passos seguidos no estudo incluem uma análise das dinâmicas de poder dentro do campo religioso, uma investigação sobre o papel das burocracias na Igreja, e uma discussão sobre as implicações sociais e políticas da religião na manutenção da desigualdade. A conclusão sugere que as burocracias religiosas desempenham um papel crucial na legitimação do poder da Igreja, ao mesmo tempo que reconhece a emergência de teologias progressistas e pluralistas como potenciais formas de resistência e contestação a essas estruturas de poder estabelecidas.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Clóvis Ecco, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Doutor em Ciências da Religião pela PUC Goiás (2013), graduação em Teologia pelo Instituto Missioneiro de Teologia (1994) e graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1990). É também especialista em Psicopedagogia pela PUC-RS (1992). Atualmente é Professor Titular Associado da PUC Goiás. Atua como avaliador institucional da Educação Superior pelo INEP. É autor de diversos artigos e livros. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6922-4665. E-mails: clovisecco@uol.com.br; clovis@pucgoias.edu.br

  • Laura Beatriz Alves de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Doutoranda (2023) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2022) Pós- Graduada em História da Arte pela Universidade Estácio de Sá (2019). Arquiteta Urbanista (2018) pela Universidade Paulista. É Licenciada em História também pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2022). Possui cursos na área de Arquitetura e Urbanismo e História da Arte. Investiga temas relacionados as áreas de História e História da Arte com ênfase no século XV.

Literaturhinweise

BOURDIEU, Pierre. Gênese e estrutura do campo religioso. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FARIA, José H. de; MENEGHETTI, Francis K. Burocracia como organização, poder e controle. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 5, 2011.

FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: Feuerbach – A oposição entre as concepções materialista e idealista. São Paulo: Martin Claret, 2005.

OLIVEIRA, Pedro A. R. de. A teoria do trabalho religioso em Pierre Bourdieu. In: TEIXEIRA, Faustino (org.). Sociologia da religião: enfoques teóricos. Petrópolis: Vozes, 2011.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. 2. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007.

Veröffentlicht

2025-01-02

Zitationsvorschlag

ECCO, Clóvis; ALVES DE OLIVEIRA, Laura Beatriz. O Campo Religioso para Pierre Bourdieu: A Sistemática do Poder e Burocracia. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 7, n. 2, p. 447–463, 2025. DOI: 10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%p. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/3012.. Acesso em: 15 jan. 2025.

Ähnliche Artikel

1-10 von 48

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.