O Campo Religioso para Pierre Bourdieu
A Sistemática do Poder e Burocracia
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25pSchlagwörter:
Campo religioso, Sistema simbólico, Poder, Burocracia, Pierre BourdieuAbstract
Este artigo analisa a relação entre religião, poder e burocracia a partir da perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu. O tema central abordado é como a religião, vista como um fenômeno social, é moldada por dinâmicas de poder e burocracia que favorecem a manutenção das desigualdades sociais. O objetivo desse estudo é investigar como as instituições religiosas, especialmente a Igreja, utilizam burocracias para consolidar seu domínio e perpetuar a exploração de grupos subordinados, enquanto suprimem discursos alternativos representados pelos Profetas e suas seitas. Utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica que se baseia em teorias sociológicas clássicas e contemporâneas sobre religião, poder e burocracia, com ênfase nas contribuições de Bourdieu. O artigo revisa e compara teorias de autores como Max Weber, Karl Marx e outros estudiosos para entender como a burocracia religiosa sustenta o poder institucional e a ordem social existente. Os passos seguidos no estudo incluem uma análise das dinâmicas de poder dentro do campo religioso, uma investigação sobre o papel das burocracias na Igreja, e uma discussão sobre as implicações sociais e políticas da religião na manutenção da desigualdade. A conclusão sugere que as burocracias religiosas desempenham um papel crucial na legitimação do poder da Igreja, ao mesmo tempo que reconhece a emergência de teologias progressistas e pluralistas como potenciais formas de resistência e contestação a essas estruturas de poder estabelecidas.
Downloads
Literaturhinweise
BOURDIEU, Pierre. Gênese e estrutura do campo religioso. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FARIA, José H. de; MENEGHETTI, Francis K. Burocracia como organização, poder e controle. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 5, 2011.
FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: Feuerbach – A oposição entre as concepções materialista e idealista. São Paulo: Martin Claret, 2005.
OLIVEIRA, Pedro A. R. de. A teoria do trabalho religioso em Pierre Bourdieu. In: TEIXEIRA, Faustino (org.). Sociologia da religião: enfoques teóricos. Petrópolis: Vozes, 2011.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. 2. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Clóvis Ecco, Laura Beatriz Alves de Oliveira
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).