The Religious Field According to Pierre Bourdieu: The Systematics of Power and Bureaucracy
A Sistemática do Poder e Burocracia
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25pKeywords:
Religious Field, Symbolic System, Power, Bureaucracy, Pierre BourdieuAbstract
Este artigo analisa a relação entre religião, poder e burocracia a partir da perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu. O tema central abordado é como a religião, vista como um fenômeno social, é moldada por dinâmicas de poder e burocracia que favorecem a manutenção das desigualdades sociais. O objetivo desse estudo é investigar como as instituições religiosas, especialmente a Igreja, utilizam burocracias para consolidar seu domínio e perpetuar a exploração de grupos subordinados, enquanto suprimem discursos alternativos representados pelos Profetas e suas seitas. Utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica que se baseia em teorias sociológicas clássicas e contemporâneas sobre religião, poder e burocracia, com ênfase nas contribuições de Bourdieu. O artigo revisa e compara teorias de autores como Max Weber, Karl Marx e outros estudiosos para entender como a burocracia religiosa sustenta o poder institucional e a ordem social existente. Os passos seguidos no estudo incluem uma análise das dinâmicas de poder dentro do campo religioso, uma investigação sobre o papel das burocracias na Igreja, e uma discussão sobre as implicações sociais e políticas da religião na manutenção da desigualdade. A conclusão sugere que as burocracias religiosas desempenham um papel crucial na legitimação do poder da Igreja, ao mesmo tempo que reconhece a emergência de teologias progressistas e pluralistas como potenciais formas de resistência e contestação a essas estruturas de poder estabelecidas.
Downloads
References
BOURDIEU, Pierre. Gênese e estrutura do campo religioso. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FARIA, José H. de; MENEGHETTI, Francis K. Burocracia como organização, poder e controle. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 5, 2011.
FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: Feuerbach – A oposição entre as concepções materialista e idealista. São Paulo: Martin Claret, 2005.
OLIVEIRA, Pedro A. R. de. A teoria do trabalho religioso em Pierre Bourdieu. In: TEIXEIRA, Faustino (org.). Sociologia da religião: enfoques teóricos. Petrópolis: Vozes, 2011.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. 2. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Clóvis Ecco, Laura Beatriz Alves de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).