A HISTÓRIA E O ENSINO SOBRE OS POVOS CIGANOS: ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE PERNAMBUCO

Autores

  • Igor Maximiliano Araujo Freire Centro de Ensino Superior de Arcoverde Autor
  • Jaelson Gomes de Andrade Pereira Centro de Ensino Superior de Arcoverde Autor

Palavras-chave:

História, Ciganos, Currículo de Pernambuco, Políticas públicas

Resumo

Neste trabalho buscamos analisar como a história e cultura dos povos ciganos estão sendo contemplados pelos currículos de Pernambuco, afim de provocarmos um olhar crítico sobre a falta dessas história nas salas de aula. Debruçando-nos sobre editos legais, acadêmicos, literários e virtuais buscamos uma compreensão das barreiras idealizadas por inúmeras personagens institucionais e sociais que resultaram na realidade em questão. Nos auxiliamos a autores como a cigana, historiadora e antropóloga, Débora Soares karpowicz (2018); Circe Mari Fernandes Bittencourt (2008) e Luanda Almeida Reis da Silva (2017). Subdividimos o estudo nos temas: Pensando as ausências e os povos ciganos na educação e Estudo da história e cultura cigana: uma espera histórica. Concluímos que, não só pelo excesso de ritos burocráticos ao trâmite de matérias legislativas, os currículos de Pernambuco tenderam a perpetuar o silenciamento ao qual esses povos foram submetidos durante a história.

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Biografia do Autor

  • Igor Maximiliano Araujo Freire, Centro de Ensino Superior de Arcoverde

    Graduando em História, Centro de Ensino Superior de Arcoverde

  • Jaelson Gomes de Andrade Pereira, Centro de Ensino Superior de Arcoverde

    Doutorando em História – PGH/UFRPE; Mestre em Cultura Africana, da Diáspora e dos Povos Indígenas – PROCADI/UPE. Docente do Centro de Ensino Superior de Arcoverde – CESA.

Referências

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

A HISTÓRIA E O ENSINO SOBRE OS POVOS CIGANOS: ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE PERNAMBUCO. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3209

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