HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: DOS HERÓIS BRANCOS À EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA SALA DE AULA

Autores

  • Luiz Carlos da Silva Universidade Federal de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

História, Ensino de História, Sujeitos históricos

Resumo

Este trabalho versa sobre a implementação do ensino de História na escola pública brasileira, tendo como mote a discussão acerca dos objetivos, dos conteúdos, e dos sujeitos históricos reconhecidos e disseminados pelo ensino de História escolar. Considerando que desde o seu nascedouro, o Ensino de História na educação básica passou por processos de metamorfoses em diferentes contextos sociais, acastelados por interesses estatais dominantes, especialmente no governo do Estado Novo e da Ditadura Militar brasileira. Enquanto que nas décadas de 80 através da influência da escola dos Annales e da História Social Inglesa, os excluídos da história ganharam visibilidade na produção historiográfica e no ensino de História Escolar. Considerando mormente, o respaldo advindo da Lei 10.639/2003 ao docente-historiador, no trabalho em sala de aula com a alteridade cultural do país e as relações étnico-raciais no combate ao racismo. Paulatinamente, povos que foram excluídos como protagonistas da história do Brasil e do Ensino de História Escolar passaram a lograr da possibilidade de narrar seus feitos e escrever sua história.

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Biografia do Autor

  • Luiz Carlos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestrando no Mestrado Profissional em Ensino de História, Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: DOS HERÓIS BRANCOS À EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA SALA DE AULA. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3205

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