HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: DOS HERÓIS BRANCOS À EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
História, Ensino de História, Sujeitos históricosResumo
Este trabalho versa sobre a implementação do ensino de História na escola pública brasileira, tendo como mote a discussão acerca dos objetivos, dos conteúdos, e dos sujeitos históricos reconhecidos e disseminados pelo ensino de História escolar. Considerando que desde o seu nascedouro, o Ensino de História na educação básica passou por processos de metamorfoses em diferentes contextos sociais, acastelados por interesses estatais dominantes, especialmente no governo do Estado Novo e da Ditadura Militar brasileira. Enquanto que nas décadas de 80 através da influência da escola dos Annales e da História Social Inglesa, os excluídos da história ganharam visibilidade na produção historiográfica e no ensino de História Escolar. Considerando mormente, o respaldo advindo da Lei 10.639/2003 ao docente-historiador, no trabalho em sala de aula com a alteridade cultural do país e as relações étnico-raciais no combate ao racismo. Paulatinamente, povos que foram excluídos como protagonistas da história do Brasil e do Ensino de História Escolar passaram a lograr da possibilidade de narrar seus feitos e escrever sua história.
Downloads
Referências
ABUD, Katia Maria. Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas. Revista Brasileira de História. Hist. 18 (36), 1998.
ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004 – (Coleção docência em formação. Série ensino fundamental / coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta).
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. Tradução Nilo Odalia. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
CERRI, Luis Fernando; COSTA, Maria Paula. O banho, a água, a bacia e a criança: história e historiadores na defenestração da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum de História para o Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e 77155, 2021.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas; tradução de Renato da Silveira. – Salvador: EDUFBA, 2008.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiência, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & ensino de História. 4. ed.; 2. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. 136 p. – (História &... Reflexões, 6)
FREIXO, André de Lemos. Passados privados, ou privados do passado? Nostalgia, indiferença e as comemorações do Sete de Setembro brasileiro. NUPEM, Campo Mourão, v. 11, n. 23, p. 58-80, maio/ago. 2019.
GUIMARÃES, SELVA. Didática e prática de ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. 13ª ed. rev. e ampl. – Campinas, SP: Papirus, 2012. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
MATHIAS, Carlos Leonardo Kelmer. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos. Rio de Janeiro. Janeiro/Abril, 2011.
NASCIMENTO, Bruno Rafael Machado. A Ditadura Militar e o ensino de História: uma relação conflituosa. Estação Científica (UNIFAP). Macapá, v. 6, n. 3, p. 29-39, set./dez. 2016.
ORIÁ, Ricardo. O panteão da pátria na escola: o culto cívico aos heróis e efemérides no Ensino de História. In: MENESES, Sônia; WANDERLEY, Sônia Maria de Almeida Ignatiuk; MELO, Rosilene Alves (orgs.). Ensinar com História Pública: desafios, temas e experiências. Sobral: Sertão Cult, 2022, p. 285-304.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023. 160 p.
PRADO, Eliane Mimesse. A disciplina História nos anos da ditadura militar. Jundiaí, Paco Editorial: 2014.
SILVA, Jamiris de Sousa Silva. EJA, o Ensino de História e a Lei N.º 10.639/2003. In: CORENZA, Janaína de Azevedo (org.). Práticas curriculares antirracistas: temas em construção. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2021. 252p.: 24cm
VASCONCELOS, José Antônio. Metodologia do ensino de história. Curitiba: InterSaberes, 2012. – (Série Metodologias).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Carlos da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio de História da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


