COLÉGIO DE SÃO JOSÉ: UMA EDUCAÇÃO DOROTEANA NA CIDADE DO RECIFE NO SÉCULO XIX
Palavras-chave:
Educação, Responsabilidade social, Santa Paula FrassinettiResumo
O Colégio de São José, fundado em Recife no século XIX, representou um marco na educação doroteana no Brasil, refletindo os princípios pedagógicos de Santa Paula Frassinetti. Guiadas pela filosofia da fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, as práticas educativas do colégio enfatizavam a formação integral das jovens, abordando não apenas aspectos acadêmicos, mas também valores morais e espirituais. Santa Paula acreditava que a educação deveria ir além da instrução intelectual, preparando as alunas para enfrentar a vida com virtude e responsabilidade social. Suas cartas e orientações às irmãs educadoras serviram de guia para o desenvolvimento curricular, promovendo uma educação que valorizava o caráter e a espiritualidade. O colégio atendia jovens de diversas origens, incentivando-as a desenvolver autonomia e comprometimento social. Em um período de grandes transformações sociais, a educação doroteana oferecia um contraponto ao ensino elitista da época, apostando em uma pedagogia que buscava a transformação do indivíduo e da sociedade. Assim, o Colégio de São José não apenas transmitia conhecimentos, mas também buscava moldar cidadãs conscientes e preparadas para contribuir com suas comunidades, refletindo o compromisso da Congregação com uma educação humanizada e solidária.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Custódio Luís Silva de. Intuição Pedagógica de Paula Frassinetti: Um olhar filosófico. Recife-PE: Congregação de Santa Dorotéia no Brasil, 2000.
ALMEIDA, Vasni de (org.). História da educação e método de aprendizagem em ensino de história. Palmas: Eduft, 2018.
AZZI, Riolando. Educando pela via do coração e do amor. Rio de Janeiro, RJ: Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia no Brasil, 2000. v. 1.
AZZI, Riolando. Educando pela via do coração e do amor. Rio de Janeiro, RJ: Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia no Brasil, 2002. v. 2.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BRASIL. Lei Imperial de 15 de outubro de 1827. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html. Acesso em: 14 out. 2024.
CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SANTA DOROTÉIA. Constituições e Regras do Instituto Religioso das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia. Trad. da Província Brasil-Nordeste/Recife. Porto Alegre, RS, 1999.
FARIAS, Genilson de Azevedo. Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959). Tese de Doutorado em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
FARIAS, Genilson de Azevedo; MEDEIROS NETA, Olívia Morais de. Colégio de São José: a educação feminina católica no nordeste oitocentista. Revista Pemo. Fortaleza, v. 4, 2022.
FERNANDES, Fernanda. A história da educação feminina. MultiRio, mar. 2019. Disponível em: https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/reportagens/14812-a-historia-da-educacao-feminina#:~:text=A%20primeira%20reivindica%C3%A7%C3%A3o%20 pela%20instru%C3%A7%C3%A3o,que%20estas%20eram%20consideradas%20companheiras.. Acesso em: 15 out. 2024.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREYRE, Gilberto. Vida social no Brasil nos meados do século XIX. São Paulo: Global, 2008.
JOTA, Allcydet Andreza Pereira; MEDEIROS NETA, Olivia Morais de; MEDEIROS, Aliny Dayany Pereira de. Nísia Floresta e a educação feminina no Brasil (Século XIX). Ensino em Perspectivas. Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2020.
NUNES, Maria José Rosado. Freiras no Brasil. In: PRIORE, Mary del (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.
PASSARELLI, Gaetano. Santa Paula Frassinetti: pela via do coração e do amor. Itália: Velar, 2012.
PRIORE, Mary Del (org.). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sérgio Villarim Alves da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio de História da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


