COLÉGIO DE SÃO JOSÉ: UMA EDUCAÇÃO DOROTEANA NA CIDADE DO RECIFE NO SÉCULO XIX

Autores

  • Sérgio Villarim Alves da Silva Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Educação, Responsabilidade social, Santa Paula Frassinetti

Resumo

O Colégio de São José, fundado em Recife no século XIX, representou um marco na educação doroteana no Brasil, refletindo os princípios pedagógicos de Santa Paula Frassinetti. Guiadas pela filosofia da fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia, as práticas educativas do colégio enfatizavam a formação integral das jovens, abordando não apenas aspectos acadêmicos, mas também valores morais e espirituais. Santa Paula acreditava que a educação deveria ir além da instrução intelectual, preparando as alunas para enfrentar a vida com virtude e responsabilidade social. Suas cartas e orientações às irmãs educadoras serviram de guia para o desenvolvimento curricular, promovendo uma educação que valorizava o caráter e a espiritualidade. O colégio atendia jovens de diversas origens, incentivando-as a desenvolver autonomia e comprometimento social. Em um período de grandes transformações sociais, a educação doroteana oferecia um contraponto ao ensino elitista da época, apostando em uma pedagogia que buscava a transformação do indivíduo e da sociedade. Assim, o Colégio de São José não apenas transmitia conhecimentos, mas também buscava moldar cidadãs conscientes e preparadas para contribuir com suas comunidades, refletindo o compromisso da Congregação com uma educação humanizada e solidária.

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Biografia do Autor

  • Sérgio Villarim Alves da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

    Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

COLÉGIO DE SÃO JOSÉ: UMA EDUCAÇÃO DOROTEANA NA CIDADE DO RECIFE NO SÉCULO XIX. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3189

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