A CRIMINALIDADE FEMININA NO SÉCULO XIX: PROSTITUIÇÃO, HOMICÍDIO DE CRIANÇAS E NEGLIGÊNCIA INFANTIL

Autores

  • Telma Rejane Pinto dos Santos Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Criminalidade feminina, Marginalização, Preconceito

Resumo

Durante o século XIX, o aumento da criminalidade feminina destacou um aspecto relevante das desigualdades sociais e de gênero. Atos como a prostituição e o infanticídio foram reconhecidos não só pela legislação, mas também pelas normas éticas do período, espelhando a marginalização feminina. O sistema penal e misógino desconsiderava as razões socioeconômicas que levavam essas mulheres a cometer tais atos, vendo-as como um perigo para a harmonia social. O julgamento foi empregado como um instrumento de controle, especialmente para mulheres de baixa renda, negras e indígenas, que eram vítimas de um duplo preconceito.  A psiquiatria em ascensão intensificava a sensação de vulnerabilidade feminina, mantendo domínio sobre seus corpos e atitudes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Telma Rejane Pinto dos Santos, Universidade Católica de Pernambuco

    Mestranda do PPGH UNICAP

Referências

BRASIL. Código Penal do Império do Brasil: Decreto de 16 de dezembro de 1830. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1830. p. 334-335.

DARMON, Pierre. Médicos e assassinos na Belle Époque. A medicalização do crime. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

DAVIS, Angela. Estupro, racismo e o mito do estuprador negro. In: DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. 1. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016. Cap. 11, p. 158.

ENGEL, Magali. Psiquiatria e feminilidade. IN: PRIORE, Mary Del (org). História das Mulheres no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2000.

NOGUEIRA, Isildinha Baptista. Significações do corpo negro. 1998. 146 f. Tese (Doutorado em psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

A CRIMINALIDADE FEMININA NO SÉCULO XIX: PROSTITUIÇÃO, HOMICÍDIO DE CRIANÇAS E NEGLIGÊNCIA INFANTIL. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3183