MULHERES E ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DAS RELAÇÕES FEMININAS EM ESCOLAS EM CABEDELO (PB)

Autores

  • Morgana Maria Cardoso de Souza Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Autor

Palavras-chave:

Gênero, Espaço Escolar, Mulher, Alunas, Professoras

Resumo

No Brasil, a difusão das ideias nacionalistas através da educação, vai impulsionar a inserção das mulheres nas salas de aula, primeiro como alunas, depois como profissionais, que vão ver no ensino escolar uma porta de acesso ao espaço público. Porém, a presença feminina nessas instituições vai representar também um mecanismo para referendar as ideias de domínio do sexo masculino sobre o feminino. Como professora, a preocupação em construir uma educação voltada para a equidade se torna cotidiana, e a motivação em trabalhar com gênero se faz presente desde a graduação em História, sendo ampliada na Especialização em Gênero e Diversidade na Escola. Agora, no Mestrado Profissional em Ensino de História, a proposta da minha dissertação é analisar as diversas personagens femininas que fazem parte do ambiente escolar, e qual o papel de cada uma delas na construção de discursos mais igualitários ou na reprodução de padrões patriarcais, comparando duas instituições (uma pública e uma privada), no município de Cabedelo, a partir de uma pesquisa quali-quantitativa.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ST 5: O Ensino de História e a Formação de Professores na Educação Básica: Em Busca do Diálogo Entre a Concepção Crítica do Ensino de História e a Construção da Identidade e Prática Docente

Como Citar

MULHERES E ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DAS RELAÇÕES FEMININAS EM ESCOLAS EM CABEDELO (PB). (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 263-275. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2640

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