MULHERES E ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DAS RELAÇÕES FEMININAS EM ESCOLAS EM CABEDELO (PB)
Palavras-chave:
Gênero, Espaço Escolar, Mulher, Alunas, ProfessorasResumo
No Brasil, a difusão das ideias nacionalistas através da educação, vai impulsionar a inserção das mulheres nas salas de aula, primeiro como alunas, depois como profissionais, que vão ver no ensino escolar uma porta de acesso ao espaço público. Porém, a presença feminina nessas instituições vai representar também um mecanismo para referendar as ideias de domínio do sexo masculino sobre o feminino. Como professora, a preocupação em construir uma educação voltada para a equidade se torna cotidiana, e a motivação em trabalhar com gênero se faz presente desde a graduação em História, sendo ampliada na Especialização em Gênero e Diversidade na Escola. Agora, no Mestrado Profissional em Ensino de História, a proposta da minha dissertação é analisar as diversas personagens femininas que fazem parte do ambiente escolar, e qual o papel de cada uma delas na construção de discursos mais igualitários ou na reprodução de padrões patriarcais, comparando duas instituições (uma pública e uma privada), no município de Cabedelo, a partir de uma pesquisa quali-quantitativa.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida. Tradução: Sérgio Milliet. 2ª ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.
BELOTTI, Elena Gianini. Educar para a submissão. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1981.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12/07/2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12/07/2023.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS). Orientação Sexual. Ensino Fundamental, 1998. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/pcn/pcn_5a8_historia.pdf. Acesso em 12/07/2023.
DEL PRIORE, Mary; BASSANEZI, Carla. História das mulheres no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1997.
FLEURI, Reinaldo Matias. Políticas da diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. 2006. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v27n95/a09v2795.pdf. Acesso em: 05/09/2015.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
GDE. Livro de Conteúdo. Versão 2009. – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009.
MATHIAS, Carlos Leonardo Kelmer. O Ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. Disponível em https://sig-arq.ufpb.br/arquivos/202313919310a55132947b2af0059b956/7._O_ensino_de_Histria_no_Brasil-_contextualizao_e_abordagem_historiogrfica.pdf. Acesso em 12/07/2023.
PARAÍBA. Diretrizes Operacionais das Escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba 2023. Disponível em https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao/consultas/DiretrizesOPEscolas.pdf. Acesso em 12/07/2023.
PARAÍBA. Proposta Curricular do Estado da Paraíba - Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2023. Disponível em https://pbeduca.see.pb.gov.br/p%C3%A1gina-inicial/propostas-curriculares-da-para%C3%ADba. Acesso em 12/07/2023.
PARAÍBA. Proposta Curricular do Estado da Paraíba - Ensino Médio, 2023. Disponível em https://pbeduca.see.pb.gov.br/p%C3%A1gina-inicial/propostas-curriculares-da-para%C3%ADba. Acesso em 12/07/2023.
PAZ, Maurício Fonseca. História e Gamificação: reflexões e aplicabilidade de lúdicos no Ensino de História. Orientadora: Profª Drº Martha Daisson Hameister. 2018. 90 folhas. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação ProfHistória da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. 2ª ed. – Natal, RN: EDUFRN, 2018.
SEFFNER, Fernando. Escola pública e professor como adulto de referência: indispensáveis em qualquer projeto de nação. Educação Unisinos. Porto Alegre, RS, v. 20, p. 48-57, janeiro/abril 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Morgana Maria Cardoso de Souza Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).