O CORPO HOMOERÓTICO NA DITADURA CIVIL MILITAR: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ POR MEIO DAS MÚSICAS

Autores

  • Luis Gabriel Monteiro Silva Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Representação Homoerótica, Música, Corpo

Resumo

Este trabalho busca, de forma analítica, mostrar as facetas das representações que denotam o corpo homoerótico durante o período da represália vivida na ditadura civil-militar, destacando as formas de resistência e permanência dessa identidade por meio da música. Antes de abordar esse tema, será traçado um panorama que apresentará os pensamentos e discursos impostos pela ditadura à população homossexual. Essa análise permitirá a compreensão das consequências dessas ideias na visão da sociedade em relação a essa comunidade, que estavam diretamente atreladas. Diante disso, trazer os meios para o combate desses ideais se torna uma questão de luta, surgindo, assim, a sua representação como corpo no âmbito da música. O enfoque musical revela a permanência desse corpo em formas líricas, sejam elas explícitas ou não, com o intuito de representar uma população que sofreu as mais diversas censuras. Então, o objetivo deste trabalho é, portanto, analisar o lugar social vivido e como isso afetou o discorrer lírico nas canções “Nobreza” de Djavan, “Emoções” de Wando e “Cheirando a Amor” de Angela Ro Ro. Essas obras serão analisadas como expressões significativas de resistência, que contribuíram para a visibilidade e a permanência da comunidade homossexual na sociedade contemporânea, mantendo sua relevância até os dias atuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Gabriel Monteiro Silva, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduando em Licenciatura em História, Universidade Católica de Pernambuco

Referências

ARAÚJO, Larissa Silva Fernandes de. A representação do corpo feminino na canção de Angela Ro Ro. 2023.

CANAL BRASIL. Wando fala sobre a relação de suas músicas com o erotismo | História Sexual da MPB. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GPjCTMT69AU>. Acesso em: 2 dez. 2024.

CAROCHA, Maika Lois. Pelos versos das canções: um estudo sobre o funcionamento da censura musical durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007.

GONÇALVES, Renato. Nós duas. As representações LGBT na canção brasileira. São Paulo: Lápis Roxo, 2016.

GONÇALVES, Renato. O discurso homoerótico feminino na canção e a ditadura militar brasileira: Uma análise a partir do processo censório do fonograma “O sorvete”(1974), de Tuca. Opiniães, n. 15, p. 136-155, 2019.

HEREDIA, Cecilia Riquino. A caneta e a tesoura: dinâmicas e vicissitudes da censura musical na ditadura militar. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

‌História da violência contra pessoas LGBT+ no Brasil – Memorias da Ditadura. Disponível em: <https://memoriasdaditadura.org.br/historia-da-violencia-contra-pessoas-lgbt-no-brasil/>. Acesso em: Acesso em: 27 set. 2024.

LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016

LENZI, Maria Helena; SILVA, Joseli Maria. ‘Faço de Conta que Eu Não Existo e Você Faz de Conta que Não Me Vê’: Geografias Lésbicas na Ditadura Militar em Florianópolis–SC, Brasil. Revista Latino Americana de Geografia e Gênero, v. 9, n. 2, p. 114-152, 2018. ISSN 2177-2886

MOREIRA, Rita. Temporada de Caça.YouTube. 9 de ago. de 2019. Acessado em 06 de out. de 2023. Disponível em https://youtu.be/1bWC3nFCu58?si=fr6jvH4Fo1N0tzGu. Acesso em: 27 set. 2024.

PALMA, Iuri Oscar. Breve história da música popular lésbica brasileira. 2024.

QUINALHA, Renan; GREEN, James N. in Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade; Quinalha, Renan & Green, James (organizadores). São Carlos: EdUFSCar,

QUINALHA, Renan. Contra a moral e os bons costumes: A ditadura e a repressão à comunidade LGBT. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil. Do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

Repressão à comunidade queer na ditadura – Memorias da Ditadura. Disponível em: <https://memoriasdaditadura.org.br/repressao-a-comunidade-queer-na-ditadura/>. Acesso em: 27 set. 2024.

‌Resistência da população LGBT+ – Memorias da Ditadura. Disponível em: <https://memoriasdaditadura.org.br/resistencia-da-populacao-lgbt/>. Acesso em: 27 set. 2024.

RUPP, Leila J. Sapphistries: A Global History oj Love between Women. New York: New York University Press, 2009.

TATIT, L. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso. A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. Rio de Janeiro: Objetiva: 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

O CORPO HOMOERÓTICO NA DITADURA CIVIL MILITAR: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ POR MEIO DAS MÚSICAS. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 18. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/3177

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.