O CORPO HOMOERÓTICO NA DITADURA CIVIL MILITAR: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DA COMUNIDADE LGBTQIAPN+ POR MEIO DAS MÚSICAS
Palavras-chave:
Representação Homoerótica, Música, CorpoResumo
Este trabalho busca, de forma analítica, mostrar as facetas das representações que denotam o corpo homoerótico durante o período da represália vivida na ditadura civil-militar, destacando as formas de resistência e permanência dessa identidade por meio da música. Antes de abordar esse tema, será traçado um panorama que apresentará os pensamentos e discursos impostos pela ditadura à população homossexual. Essa análise permitirá a compreensão das consequências dessas ideias na visão da sociedade em relação a essa comunidade, que estavam diretamente atreladas. Diante disso, trazer os meios para o combate desses ideais se torna uma questão de luta, surgindo, assim, a sua representação como corpo no âmbito da música. O enfoque musical revela a permanência desse corpo em formas líricas, sejam elas explícitas ou não, com o intuito de representar uma população que sofreu as mais diversas censuras. Então, o objetivo deste trabalho é, portanto, analisar o lugar social vivido e como isso afetou o discorrer lírico nas canções “Nobreza” de Djavan, “Emoções” de Wando e “Cheirando a Amor” de Angela Ro Ro. Essas obras serão analisadas como expressões significativas de resistência, que contribuíram para a visibilidade e a permanência da comunidade homossexual na sociedade contemporânea, mantendo sua relevância até os dias atuais.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Larissa Silva Fernandes de. A representação do corpo feminino na canção de Angela Ro Ro. 2023.
CANAL BRASIL. Wando fala sobre a relação de suas músicas com o erotismo | História Sexual da MPB. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GPjCTMT69AU>. Acesso em: 2 dez. 2024.
CAROCHA, Maika Lois. Pelos versos das canções: um estudo sobre o funcionamento da censura musical durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007.
GONÇALVES, Renato. Nós duas. As representações LGBT na canção brasileira. São Paulo: Lápis Roxo, 2016.
GONÇALVES, Renato. O discurso homoerótico feminino na canção e a ditadura militar brasileira: Uma análise a partir do processo censório do fonograma “O sorvete”(1974), de Tuca. Opiniães, n. 15, p. 136-155, 2019.
HEREDIA, Cecilia Riquino. A caneta e a tesoura: dinâmicas e vicissitudes da censura musical na ditadura militar. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
História da violência contra pessoas LGBT+ no Brasil – Memorias da Ditadura. Disponível em: <https://memoriasdaditadura.org.br/historia-da-violencia-contra-pessoas-lgbt-no-brasil/>. Acesso em: Acesso em: 27 set. 2024.
LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016
LENZI, Maria Helena; SILVA, Joseli Maria. ‘Faço de Conta que Eu Não Existo e Você Faz de Conta que Não Me Vê’: Geografias Lésbicas na Ditadura Militar em Florianópolis–SC, Brasil. Revista Latino Americana de Geografia e Gênero, v. 9, n. 2, p. 114-152, 2018. ISSN 2177-2886
MOREIRA, Rita. Temporada de Caça.YouTube. 9 de ago. de 2019. Acessado em 06 de out. de 2023. Disponível em https://youtu.be/1bWC3nFCu58?si=fr6jvH4Fo1N0tzGu. Acesso em: 27 set. 2024.
PALMA, Iuri Oscar. Breve história da música popular lésbica brasileira. 2024.
QUINALHA, Renan; GREEN, James N. in Ditadura e homossexualidades: repressão, resistência e a busca da verdade; Quinalha, Renan & Green, James (organizadores). São Carlos: EdUFSCar,
QUINALHA, Renan. Contra a moral e os bons costumes: A ditadura e a repressão à comunidade LGBT. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
REIS, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil. Do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
Repressão à comunidade queer na ditadura – Memorias da Ditadura. Disponível em: <https://memoriasdaditadura.org.br/repressao-a-comunidade-queer-na-ditadura/>. Acesso em: 27 set. 2024.
Resistência da população LGBT+ – Memorias da Ditadura. Disponível em: <https://memoriasdaditadura.org.br/resistencia-da-populacao-lgbt/>. Acesso em: 27 set. 2024.
RUPP, Leila J. Sapphistries: A Global History oj Love between Women. New York: New York University Press, 2009.
TATIT, L. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002
TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso. A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. Rio de Janeiro: Objetiva: 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luis Gabriel Monteiro Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio de História da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


