“A FEIRA LIVRE DE CARPINA E O MARKETING DE GENTILEZA: CONEXÕES ENTRE ECONOMIA POPULAR E LAÇOS COMUNITÁRIOS”
Palavras-chave:
Feira livre, Carpina, Marketing de gentilezaResumo
Este artigo analisa a feira livre de Carpina como um espaço de fortalecimento comunitário a partir da perspectiva do marketing de gentileza. A feira é, portanto, entendida não apenas como um ambiente econômico, mas, também, como um local onde relações de reciprocidade e laços interpessoais sustentam o comércio enquanto perpetuam laços entre os integrantes da comunidade que se desenvolve no supramencionado lócus. Nesse contexto, o marketing de gentileza abrange práticas em que o respeito, a empatia e a cordialidade entre feirantes e consumidores são responsáveis por promover um ambiente consolidado de consumo que impacta diretamente a trajetória da feira. Além das transações monetárias, a feira de Carpina estimula interações sociais em que pequenos atos de gentileza, como dicas de produtos, descontos simbólicos e ajuda mútua, fortalecem a coesão da comunidade e oferecem suporte econômico e social aos participantes. Ao analisar essas dinâmicas, o artigo demonstra como essas práticas formam uma rede de apoio e confiança que beneficia todos os envolvidos, fortalecendo a economia popular e consolidando a feira como uma instituição vital para a comunidade de Carpina.
Downloads
Referências
ARAUJO, Alexandro Moura; RIBEIRO, Eduardo Magalhães. Feiras, feirantes e abastecimento: uma revisão da bibliografia brasileira sobre comercialização nas feiras livres. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, p. 561-583, out. 2018.
CÂMARA MUNICIPAL DE CARPINA. História do Município. Disponível em: http://www.camarinacional.gov.br/historia-do-municipio. Acesso em: 27 out. 2024.
CONHECENDO A FEIRA LIVRE DE CARPINA-PE COM SUAS CULTURAS E TRADIÇÕES NORDESTINA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2qj6YE-CJGM. Acesso em: 26 out. 2024.
COSTA, Maria de Jesus Andrade Nunes da. Carpina: Ler e Sentir. Recife: CEPE, 1991. 110 p. Il.
DAMASCENO, Laíze. Marketing de Gentileza no estúdio de Olimpio Araújo, em Curitiba. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k4tGpO3391A. Acesso em: 26 out. 2024.
Fotos antigas de Carpina (Pernambuco) - I. Disponível em: https://youtu.be/6kFQjpET68c. Acesso em: 26 out. 2024.
KOTLER, Philip, & KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. – 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. ISBN 978-85-8143-000-3.
LUCENA, Thiago Isaias Nóbrega de; GERMANO, José Willington. Feiras livres: cidades de um só dia, aprendizados para uma vida inteira. Natal: EDUFRN, 2016. ISBN: ISBN 978-85-93839-09-2. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22121. Acesso em: 27 out. 2024.
MANZONI, Francis. Mercados e feiras livres em São Paulo: 1867-1993. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019. 208 p. Il. ISBN: 978-85-9493-153-5.
MARINHO, Josi; FERREIRA, Paulo; VENERANDO, Sivaldo. Carpina, Terra do Leão do Norte. Carpina-PE: Ed. dos Autores, 2018. 297 p. Il. ISBN: 978-85-86320-00-2.
LUCENA, Thiago Isaias Nóbrega de; GERMANO, José Willington. Feiras livres: cidades de um só dia, aprendizados para uma vida inteira. Natal: EDUFRN, 2016. 220 p. ISBN: 978-85-93839-09-2. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/22121. Acesso em: 27 out. 2024.
MANZONI, Francis. Mercados e feiras livres em São Paulo: 1867-1993. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019. 208 p. Il. ISBN: 978-85-9493-153-5.
MARINHO, Josi; FERREIRA, Paulo; VENERANDO, Sivaldo. Carpina, Terra do Leão do Norte. Carpina-PE: Ed. dos Autores, 2018. 297 p. Il. ISBN: 978-85-86320-00-2.
SATO, Leny. Feira Livre: Organização, Trabalho e Sociabilidade. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2012. 240 p. ISBN: 978-85-314-1361-2.
SOUZA, Dalyson Henriques Barros de Souza; Dantas, José Carlos; Matias, Thyago Barbosa de Oliveira; Moreira, Emilia de Rodat Fernandes. Feira Livre e Cultura Popular: Espaço de Resistência ou de Subalternidade? In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória-ES. 2014. ISBN: 978-85-98539-04-1.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isabela Cristina do Monte Nunes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam neste Evento concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Colóquio de História da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado neste Colóquio (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial neste Evento.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


