O FREVO - PATRIMÔNIO IMATERIAL, NAS EXPOSIÇÕES DE LONGA DURAÇÃO DO PAÇO DO FREVO (RECIFE-PE)
Palavras-chave:
Frevo, Paço do Frevo, Análise curatorial, Curadoria de exposiçõesResumo
O presente trabalho analisa as modificações das exposições curatoriais do piso térreo do Paço do Frevo, em Recife-PE, que tem como base o Frevo, manifestação cultural de herança negra, que em 2007 recebeu o título de Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e, em 2012, foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. Para tal, realizamos o estudo bibliográfico relacionado à representação cultural de acordo com Hall (2013), assim como o estudo de Oliveira (2015) acerca das convergências nas experiências museológicas de Lina Bo Bardi e os métodos de educação popular de Paulo Freire. Desta forma analisamos a exposição inicial Linha do Tempo, de 2014, e, a exposição Frevo Vivo, de 2022, nas quais observamos disputas entre a curadoria e a Comunidade do Frevo, assim como a implantação de um roteiro narrativo curatorial de maneira participativa, estudado por Ruoso (2019).
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