JORNAL A DEFESA E A IGREJA CATÓLICA EM CARUARU: A CONSTRUÇÃO DO ANTICOMUNISMO NA DÉCADA DE 50 NO AGRESTE PERNAMBUCANO
Palavras-chave:
Igreja, Comunismo, DiscursoResumo
O nordeste brasileiro, nos anos 50, era entendido como lugar da fome e da pobreza, se tornando, por esta razão, espaço de vários embates no campo da política entre grupos de esquerda que, tratavam as questões do campo como prioridade para o mais pobres, e, ao mesmo tempo, da direita conservadora católica aliada ao capitalismo internacional que, estavam engajadas no desenvolvimento urbano-industrial. Consequentemente, essas mesmas disputas eram também vivências em espaço local, como na cidade de Caruaru, interior pernambucano, uma vez que, setores ligados à esquerda buscavam engajamento na formação de pessoas contra as desigualdades sociais, e do outro lado, haviam grupos atrelados à Igreja Católica que se empenharam em promover um imaginário coletivo de negação ao comunismo. Neste hiato de lutas pelos espaços e poder, ganhou destaque o jornal católico chamado A Defesa que, possuía sua edição e veiculação dirigida pela diocese local, e, por ter alcance significativo na região, grupos conservadores, católicos, o utilizaram na promoção do anticomunismo. Desta maneira, o presente artigo, tem como objetivo central, debater os discursos, de forma teórico-metodológica foucaultiana, veiculados a partir do jornal A Defesa, acerca de sua política de construção do imaginário coletivo anticomunista, no final dos anos 50 em Caruaru e região.
Downloads
Referências
ARNS, Dom Paulo Evaristo. Brasil: nunca mais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
ASSUNÇÃO, Rosângela Pereira de Abreu. DOPS/MG Imaginário Anticomunista e
Policiamento Político (1935-1964). Dissertação de Mestrado em História e Cultura Política apresentado no Programa de Pós-graduação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
AZZI, Riolando; KLAUS, van de Grijp. História da Igreja no Brasil: ensaios de
interpretações a partir do povo: tomo II/3-2: terceira época: 1930-1964. Petrópolis, RJ:
Vozes, 2008.
CAILLOIS, Roger. O Homem e o Sagrado. Lisboa: Edições 70, 1988.
CAHUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo, SP: 2000.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 20011.
CERTEAU, Michel. O que é ideologia. São Paulo, SP: Brasiliense, 2008.
CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.
DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente 1300-1800: uma cidade sitiada. São Paulo, SP: Companhia da Letras, 2009.
FERREIRA, Jorge; NEVES, Lucilia de Almeida (org.) Brasil Republicano; v.4 - O tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
FERREIRA, Jorge; NEVES, Lucilia de Almeida (org.) Brasil Republicano; v. 3 – O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil – militar de 1964. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 2011.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do discurso. São Paulo, SP: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
GOMES, ngela Maria de Castro. A invenção do trabalhismo. São Paulo, SP: Vértice, 1988.
GREEN, Toby. Inquisição: o reinado do medo. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2011.
GRESCHAT, Hans-Jüngen. O que é ciência da religião. São Paulo: Paulinas, 2005.
MONTENEGRO, Antonio Torres. (org.) História: cultura e sentimento: outras histórias do Brasil. Recife, PE: Ed. universitária da UFPE; Cuiabá: Ed. da UFMT, 2008.
PEREIRA, Raquel Aparecida. Bandeiras Vermelhas nas Ruas das Cidades! Comunismo e Espaço Público em Belo Horizonte (1945-1951). Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre.
PORFIRIO, Pablo F. de A. Medo, comunismo e revolução: Pernambuco (1959-1964). Recife, PE: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
SCOTT, Mainwaring. A Igreja Católica no Brasil (1916-1985). São Paulo, SP: Brasiliense, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José William Lopes Torres (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).