APRENDIZ DE FEITICEIRA E PERSCRUTADORA DO ÂMAGO E DOS LABIRINTOS DO SER”: NARRATIVAS NA POSSE DE MARIA DO CARMO BARRETO CAMPELLO NA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS
Palavras-chave:
Gênero, Intelectuais, DiscursoResumo
Maria do Carmo Barreto Campello de Melo, poetisa nascida na cidade do Recife, foi a terceira mulher a ser imortalizada pela Academia Pernambucana de Letras. Na noite do dia 21 de janeiro de 1982, assumiu a cadeira de número 29, outrora ocupada por Jayme Griz; na cerimônia de posse, ela foi saudada pelo discurso do jornalista e professor Nilo Pereira, realizando, em seguida, o seu discurso. Neste trabalho, procuraremos examinar criticamente ambas as falas na íntegra, sob uma ótica de problematização de gênero, buscando, assim, compreender a forma como Maria do Carmo se compreendia enquanto sujeito dentro desse espaço majoritariamente masculino, bem como, analisar o discurso de seu paraninfo, ao apresentar um perfil da nova imortal as pessoas presentes. Como aporte teórico utilizaremos os estudos de Michel Foucault sobre o discurso.
Downloads
Referências
FOUCAULT, M. A ordem do discurso de Michel Foucault. Tradução: Adalberto de Oliveira Souza. Apontamentos nº 29. Universidade Estadual de Maringá, 1995.
BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Unesp, 2012.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense. Universitária, 2007.
Criação da Academia Pernambucana de Letras. Recife. Disponível em: https://aplpernambuco.com.br/historia/criacao/
A poesia plural de Maria do Carmo Barreto Campello de Melo. Disponível em: http://www.domingocompoesia.com.br/2014/07/a-poesia-plural-de-maria-do-carmo.html.
SILVA, Bruna Caroline da. MARIA DO CARMO BARRETO CAMPELLO: TRAJETÓRIA E REPRESENTATIVIDADE DE UMA POETISA RECIFENSE. Recife, 2019.
POETAS DA RUA DO IMPERADOR. Recife: Pool, 1986. Coletânea em homenagem ao Dr. F. Pessoa de Queiroz e ao jornalista Esmaragdo Marroquim.
TEDESCHI, Losandro Antonio. Os desafios da escrita feminina na história das mulheres. Raído, v. 10, n. 21, p. 153-164, 2016. Disponível em: . Acesso em: 09/09/2023.
GASPAR, Lúcia. Nilo Pereira. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 09/09/2023.
IMAGENS
http://apoesiadobrasil.blogspot.com/2016/01/maria-do-carmo-barreto-campello.html
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=200
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Clara C. de Mello Oliveira, Maria Helena Bandeira Alves (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).