ENTRE A CIVILIZAÇÃO E A BARBÁRIE, OU O LUGAR DO TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS NO BRASIL EM O SOCIALISMO, DE JOSÉ IGNÁCIO DE ABREU E LIMA

Autores

  • Paulo Montini de Assis Souza Júnior Universidade Federal de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Abreu e Lima, Tráfico de escravizados, História intelectual

Resumo

Este trabalho objetiva analisar como o general José Ignacio de Abreu e Lima interpretou a questão do tráfico de escravizados ao Brasil em seu livro O Socialismo, de 1855. Partimos, portanto, da seguinte problemática: qual era o lugar do “commercio infame” na filosofia da História desenvolvida por Abreu e Lima nesta produção? Para elucidá-la, abordaremos sob quais matizes Abreu e Lima (i) define aquilo que instrumentaliza como socialismo, (ii) em que circunstâncias político-intelectuais a obra fora publicada ali em um Recife recém-saído da Insurreição Praieira e, por fim, (iii) quais as condições civilizatórias de um Império do Brasil que àquele momento tentava conciliar, em suas práticas e instituições, signos e valores modernos em um país ainda atravessado por costumes e condições de barbárie, na perspectiva do general. Nosso estudo mostra em que medida Abreu e Lima, reconhecendo-se propagandiste da Razão e dos ideais científicos à sua época, abordou o tráfico de escravizados enquanto uma das maiores questões neste seu exercício, com implicações que reverberavam em sua leitura no próprio caráter formativo da sociedade brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABREU E LIMA, José Ignácio de. O Socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

CARVALHO, José Murilo de (coord.). A construção nacional: 1830-1889. Vol. 2. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

CARVALHO, Marcus Joaquim Maciel de; CADENA, Paulo Henrique Fontes. A política como “arte de matar a vergonha”: o desembarque de Sirinhaém em 1855 e os últimos anos do tráfico para o Brasil. Topoi. Rio de Janeiro, v. 20, n. 42, 2019.

DAVIS, David Brion. Antislavery or Abolitionism. Reviews in American History. v. 1, n. 1, 1973.

MAZIN, Angelo Diogo; STADILE, Miguel Enrique. Abreu e Lima: general das massas. São Paulo: Expressão Popular, 2006

MELLO, Urbano Sabino Pessoa de. Apreciação da Revolta Praieira em Pernambuco. Rio de Janeiro: Typ. do Correio Mercantil, 1849.

RÉ, Henrique Antonio. A revogação do Bill Aberdeen e a Lei do Ventre Livre: um acordo antiescravista internacional 1864-1872. Rev. Hist. São Paulo, n. 178, 2019.

THOMPSON, Estevam. O Atlântico Sul para além da miragem de um espaço homogêneo (séculos XV-XIX). Temporalidades. Belo Horizonte, vol. 4, nº 2, 2012.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Como Citar

ENTRE A CIVILIZAÇÃO E A BARBÁRIE, OU O LUGAR DO TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS NO BRASIL EM O SOCIALISMO, DE JOSÉ IGNÁCIO DE ABREU E LIMA. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 106-115. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2643

Artigos Semelhantes

31-40 de 48

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.