ENTRE A CIVILIZAÇÃO E A BARBÁRIE, OU O LUGAR DO TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS NO BRASIL EM O SOCIALISMO, DE JOSÉ IGNÁCIO DE ABREU E LIMA
Palavras-chave:
Abreu e Lima, Tráfico de escravizados, História intelectualResumo
Este trabalho objetiva analisar como o general José Ignacio de Abreu e Lima interpretou a questão do tráfico de escravizados ao Brasil em seu livro O Socialismo, de 1855. Partimos, portanto, da seguinte problemática: qual era o lugar do “commercio infame” na filosofia da História desenvolvida por Abreu e Lima nesta produção? Para elucidá-la, abordaremos sob quais matizes Abreu e Lima (i) define aquilo que instrumentaliza como socialismo, (ii) em que circunstâncias político-intelectuais a obra fora publicada ali em um Recife recém-saído da Insurreição Praieira e, por fim, (iii) quais as condições civilizatórias de um Império do Brasil que àquele momento tentava conciliar, em suas práticas e instituições, signos e valores modernos em um país ainda atravessado por costumes e condições de barbárie, na perspectiva do general. Nosso estudo mostra em que medida Abreu e Lima, reconhecendo-se propagandiste da Razão e dos ideais científicos à sua época, abordou o tráfico de escravizados enquanto uma das maiores questões neste seu exercício, com implicações que reverberavam em sua leitura no próprio caráter formativo da sociedade brasileira.
Downloads
Referências
ABREU E LIMA, José Ignácio de. O Socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
CARVALHO, José Murilo de (coord.). A construção nacional: 1830-1889. Vol. 2. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
CARVALHO, Marcus Joaquim Maciel de; CADENA, Paulo Henrique Fontes. A política como “arte de matar a vergonha”: o desembarque de Sirinhaém em 1855 e os últimos anos do tráfico para o Brasil. Topoi. Rio de Janeiro, v. 20, n. 42, 2019.
DAVIS, David Brion. Antislavery or Abolitionism. Reviews in American History. v. 1, n. 1, 1973.
MAZIN, Angelo Diogo; STADILE, Miguel Enrique. Abreu e Lima: general das massas. São Paulo: Expressão Popular, 2006
MELLO, Urbano Sabino Pessoa de. Apreciação da Revolta Praieira em Pernambuco. Rio de Janeiro: Typ. do Correio Mercantil, 1849.
RÉ, Henrique Antonio. A revogação do Bill Aberdeen e a Lei do Ventre Livre: um acordo antiescravista internacional 1864-1872. Rev. Hist. São Paulo, n. 178, 2019.
THOMPSON, Estevam. O Atlântico Sul para além da miragem de um espaço homogêneo (séculos XV-XIX). Temporalidades. Belo Horizonte, vol. 4, nº 2, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo Montini de Assis Souza Júnior (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).