ENTRE A CIVILIZAÇÃO E A BARBÁRIE, OU O LUGAR DO TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS NO BRASIL EM O SOCIALISMO, DE JOSÉ IGNÁCIO DE ABREU E LIMA

Autores

  • Paulo Montini de Assis Souza Júnior Universidade Federal de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Abreu e Lima, Tráfico de escravizados, História intelectual

Resumo

Este trabalho objetiva analisar como o general José Ignacio de Abreu e Lima interpretou a questão do tráfico de escravizados ao Brasil em seu livro O Socialismo, de 1855. Partimos, portanto, da seguinte problemática: qual era o lugar do “commercio infame” na filosofia da História desenvolvida por Abreu e Lima nesta produção? Para elucidá-la, abordaremos sob quais matizes Abreu e Lima (i) define aquilo que instrumentaliza como socialismo, (ii) em que circunstâncias político-intelectuais a obra fora publicada ali em um Recife recém-saído da Insurreição Praieira e, por fim, (iii) quais as condições civilizatórias de um Império do Brasil que àquele momento tentava conciliar, em suas práticas e instituições, signos e valores modernos em um país ainda atravessado por costumes e condições de barbárie, na perspectiva do general. Nosso estudo mostra em que medida Abreu e Lima, reconhecendo-se propagandiste da Razão e dos ideais científicos à sua época, abordou o tráfico de escravizados enquanto uma das maiores questões neste seu exercício, com implicações que reverberavam em sua leitura no próprio caráter formativo da sociedade brasileira.

Downloads

Referências

ABREU E LIMA, José Ignácio de. O Socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

CARVALHO, José Murilo de (coord.). A construção nacional: 1830-1889. Vol. 2. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

CARVALHO, Marcus Joaquim Maciel de; CADENA, Paulo Henrique Fontes. A política como “arte de matar a vergonha”: o desembarque de Sirinhaém em 1855 e os últimos anos do tráfico para o Brasil. Topoi. Rio de Janeiro, v. 20, n. 42, 2019.

DAVIS, David Brion. Antislavery or Abolitionism. Reviews in American History. v. 1, n. 1, 1973.

MAZIN, Angelo Diogo; STADILE, Miguel Enrique. Abreu e Lima: general das massas. São Paulo: Expressão Popular, 2006

MELLO, Urbano Sabino Pessoa de. Apreciação da Revolta Praieira em Pernambuco. Rio de Janeiro: Typ. do Correio Mercantil, 1849.

RÉ, Henrique Antonio. A revogação do Bill Aberdeen e a Lei do Ventre Livre: um acordo antiescravista internacional 1864-1872. Rev. Hist. São Paulo, n. 178, 2019.

THOMPSON, Estevam. O Atlântico Sul para além da miragem de um espaço homogêneo (séculos XV-XIX). Temporalidades. Belo Horizonte, vol. 4, nº 2, 2012.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Como Citar

ENTRE A CIVILIZAÇÃO E A BARBÁRIE, OU O LUGAR DO TRÁFICO DE ESCRAVIZADOS NO BRASIL EM O SOCIALISMO, DE JOSÉ IGNÁCIO DE ABREU E LIMA. (2024). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 106-115. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2643

Artigos Semelhantes

1-10 de 49

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.