“ESCREVIVÊNCIAS”: REFLEXÕES SOBRE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
ERER, Ensino de História, AntirracismoResumo
Este trabalho surge a partir de inquietações em relação à falta de visibilidade dos conteúdos sobre história da África, cultura afro-brasileira e indígena, além da ausência de representatividade negra e indígena nas aulas de história e nos manuais escolares. Por esse motivo me senti instigada a estudar, investigar e modificar a realidade escolar a partir de práticas cotidianas simples, que podem fazer a diferença na trajetória docente e discente, além de ampliar as discussões e visões sobre nosso lugar social imbricado ao compromisso com a Educação para as Relações Étnico – Raciais (ERER) e as ações antirracistas. Essa pesquisa tem como objetivo utilizar leituras especialmente de obras escritas por intelectuais negras/os e indígenas, visitas a sites e blogs como o LiteAfro e Geledés, bem como obras cinematográficas disponíveis no canal Cultne (YouTube), plataforma Itaú Cultural Play, relatos de experiência individual e coletiva, e dos podcast’s História Preta; Projeto Querino; Vidas Negras (Spotify e Google Podcast), as Leis 10.639/03 e 11.645/08, entre outros.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019. ASSUMPÇÃO, Carlos de. Quando Zumbi voltar – 10 poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
DEALDINA, Selma dos Santos (org.). Et al. Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas. São Paulo: Sueli Carneiro: Jandaíra, 2020.
GOMES, Flavio dos Santos; LAURIANO, Jaime; SCHWARCZ, Lilia Moritz.
Enciclopédia Negra. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação. Petropólis, RJ: Editora Vozes, 2017.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. 2ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10.ed. São Paulo: Ática, 2014.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios de racismo cotidiano; tradução Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LIMA, Marcia; RIOS, Flávia (org.). Por um feminismo afro-latino-americano – Lélia Gonzalez: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos e sentidos. 4ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
MUNANGA, Kambegele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
NGOZI, Chimamanda Adichie. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, p. 117 – 142, 2005.Disponívelem:http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sursur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em: 11 de dez. de 2021.
RATTS, Alex. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Instituto Kuanza, 2006.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019. RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SAMMYN, Henrique Marques. Levante. São Paulo: Jandaíra, 2020.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
VADALA, Walter. Zumbi dos Palmares: Por uma educação antirracista. Ponta Grossa, PR: Monstro dos Mares, 2020.
EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICAS RACIAIS. Fundação Santillana, 2022.
Podcast.Disponívelem:https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9iMTEzN2VlNC9wb2RjYXN0L3Jzcw . Acessado em: 22 de out. de 2023.
HISTÓRIA PRETA. Tiago André. B9 Company, 2021. Podcast. Disponível em: https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9mZWVkcy5zaW1wbGVjYXN0LmNvbS9RYWU1aHZaVw. Acessado em: 22 de out. de 2023.
PROJETO QUERINO. Tiago Rogero. Rádio Novelo, ago. 2022. Podcast. Disponível em: https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly93d3cuc3ByZWFrZXIuY29tL3Nob3cvNTc4MzMzOC9lcGlzb2Rlcy9mZWVk. Acessado em: 22 de out. de 2023.
VIDAS NEGRAS. Tiago Rogero. Rádio Novelo, 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/show/0qycUnfp92MidYXzMC8t0W. Acessado em: 22 de out. de 2023
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mariana Prudente da Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).