“ESCREVIVÊNCIAS”: REFLEXÕES SOBRE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Mariana Prudente da Silva Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

ERER, Ensino de História, Antirracismo

Resumo

Este trabalho surge a partir de inquietações em relação à falta de visibilidade dos conteúdos sobre história da África, cultura afro-brasileira e indígena, além da ausência de representatividade negra e indígena nas aulas de história e nos manuais escolares. Por esse motivo me senti instigada a estudar, investigar e modificar a realidade escolar a partir de práticas cotidianas simples, que podem fazer a diferença na trajetória docente e discente, além de ampliar as discussões e visões sobre nosso lugar social imbricado ao compromisso com a Educação para as Relações Étnico – Raciais (ERER) e as ações antirracistas. Essa pesquisa tem como objetivo utilizar leituras especialmente de obras escritas por intelectuais negras/os e indígenas, visitas a sites e blogs como o LiteAfro e Geledés, bem como obras cinematográficas disponíveis no canal Cultne (YouTube), plataforma Itaú Cultural Play, relatos de experiência individual e coletiva, e dos podcast’s História Preta; Projeto Querino; Vidas Negras (Spotify e Google Podcast), as Leis 10.639/03 e 11.645/08, entre outros.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

ST 5: O Ensino de História e a Formação de Professores na Educação Básica: Em Busca do Diálogo Entre a Concepção Crítica do Ensino de História e a Construção da Identidade e Prática Docente

Como Citar

“ESCREVIVÊNCIAS”: REFLEXÕES SOBRE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS. (2023). COLÓQUIO DE HISTÓRIA DA UNICAP, 17, 253-262. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/coloquiodehistoria/article/view/2638

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