Retórica, Linguagem e Epistemologia: Esboço de uma Teoria Argumentativa do Conhecimento

Autores/as

  • Narbal de Marsillac Fontes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2019.v19n1.p135-152

Palabras clave:

Retórica. Linguagem. Epistemologia. Teoria do Conheci-mento. Argumentação.

Resumen

Em tempos plurais contemporâneos, procurar sustentar uma teoria do conhecimento ou epistemologia que desconsidere os contextos linguísticos específicos e os ambientes argumen-tativos onde se produz esse saber é manter-se num paradigma moderno e ultrapassado em que o sujeito cognoscente se contrapunha ao objeto cognoscível, numa relação de oposição infundada que vai encontrar hoje o seu ocaso. É a linguagem, entendida enquanto pragmática social, e a retórica, enquanto adaptação discur-siva a auditórios sempre específicos, que nos remetem de um paradigma que incorpora a objetividade do mundo para um outro de enten-dimento intersubjetivo. O que faz do conhecimento válido o conhecimento previamente acordado enquanto tal.

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Biografía del autor/a

  • Narbal de Marsillac Fontes, Universidade Federal da Paraíba

    Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

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Publicado

2019-06-03

Cómo citar

FONTES, Narbal de Marsillac. Retórica, Linguagem e Epistemologia: Esboço de uma Teoria Argumentativa do Conhecimento. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 19, n. 1, p. 135–152, 2019. DOI: 10.25247/P1982-999X.2019.v19n1.p135-152. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1435.. Acesso em: 24 nov. 2024.

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