Mundo da Vida e Contextos Educativos: implicações Epistemológicas e Hermenêuticas
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n3.p126-145Palavras-chave:
educação, fenomenologia, axiologia, epistemologiaResumo
Este artigo propõe um diálogo entre os pensamentos de Jürgen Habermas e Edmund Husserl, dois filósofos que se interessaram pela epistemologia e pela hermenêutica. Nosso objetivo é mostrar as contribuições da fenomenologia de Husserl, que busca descrever a essência das coisas a partir das experiências dos sujeitos, e da teoria da ação comunicativa de Habermas, que afirma que a comunicação é essencial para a construção do mundo social e para a convivência. Também examinaremos a crítica de Habermas à hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, que valoriza a compreensão e a tradição, e defende que a teoria crítica deve ser crítica em relação à tradição, questionando-a e reavaliando-a sempre. Procuraremos, assim, mostrar as possibilidades e os desafios éticos que surgem no mundo da vida a partir das perspectivas epistemológicas e hermenêuticas.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. Tradução: João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997.
OLIVEIRA, Manfredo A. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Loyola, 1996.
HABERMAS, Jürgen. Dialética e Hermenêutica: para uma crítica da hermenêutica de Gadamer. Tradução: Álvaro Valls. Porto Alegre: L&PM, 1987.
HABERMAS, Jürgen. Passado como futuro. Tradução: Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Lisboa: Dom Quixote, 1994.
HUSSERL, Edmund. Psicologia fenomenológica e fenomenologia Transcendental: textos selecionados (1927-1935). Petrópolis: Vozes, 2022. (Coleção Pensamento Humano).
HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia: cinco lições. Petrópolis: Vozes, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e apolítica na tradição paradigmática. v. I. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sandro Roberto de Santana Gomes, Francisco Rodrigues Macedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.














