A ansiada aparência do real: Sobre a não anulável pretensão de objetividade da experiência na epistemologia de McDowell
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2016.v1n1.p58-69Resumo
A epistemologia disjuntivista de John McDowell oferece uma resposta ao ceticismo sobre o conhecimento perceptual do mundo a partir de um argumento a favor da não anulável pretensão de objetividade da experiência. Proposta que resulta plausível desde o ponto de vista epistemológico. Adicionalmente, McDowell insiste na necessidade de incorporar um argumento transcendental (depurado do idealismo) ara refutar definitivamente dito ceticismo. Paul Snowdon tem esclarecido o alcance desta ponderação – e do disjuntivismo em geral –e tem formulado as perguntas oportunas acerca dos pressupostos e compromissos empírico-teoréticos de McDowell, cuja relação com seu enfoque epistemológico não resta de todo clara. Este artigo parte das perguntas de Snowdon, procurando mostrar que um dos principais pressupostos do ‘ponto de vista transcendental’ pretendida por McDowell, repousa em sua recepção de uma ‘radicalização’ do transcendentalismo kantiano, tal como se coloca no conceito hegeliano de ‘objetividade’. Se defende a observação de Snowdon de que o recurso (transcendental) de McDowell não parece fortalecer o alcance de sua teoria disjuntivista do conhecimento perceptual.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-02-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.
Como Citar
FRANCO, Reynner. A ansiada aparência do real: Sobre a não anulável pretensão de objetividade da experiência na epistemologia de McDowell. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 16, n. 1, p. 58–69, 2016. DOI: 10.25247/P1982-999X.2016.v1n1.p58-69. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/731.. Acesso em: 22 jan. 2025.