Heidegger e Levinas: o encontro ético como fundamento da fenomenologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n3.p68-94

Palavras-chave:

Ética, Ontologia, Dasein, Rosto, Fenomenologia

Resumo

Este artigo examina a complexa relação intelectual entre Martin Heidegger e Emmanuel Levinas, focalizando suas concepções divergentes do encontro ético como fundamento fenomenológico. Enquanto Heidegger desenvolve uma analítica existencial do Dasein que privilegia a questão do ser, Levinas propõe uma ética primeira fundamentada no encontro face a face com o Outro. Através de uma análise comparativa de suas respectivas fenomenologias, este trabalho argumenta que a crítica levinasiana do projeto heideggeriano não constitui meramente uma negação, mas uma transformação radical que reorienta a fenomenologia em direção à primazia do ético. O artigo examina como ambos os filósofos, partindo de Husserl, desenvolvem compreensões divergentes da intersubjetividade, temporalidade e responsabilidade, estabelecendo as fundações para um debate fundamental sobre os fundamentos da filosofia primeira. A análise se estende às aplicações contemporâneas deste diálogo em campos como educação, prática clínica e comunicação digital, demonstrando a relevância persistente desta confrontação filosófica para a compreensão da experiência humana no século XXI.

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Biografia do Autor

  • Facundo Guadagno, Universidad de Buenos Aires

    Graduação em Antropologia Social e Cultural (Universidad Nacional de San Martín). Mestrado em Antropologia Social (Universidad Nacional de San Martín). Doutorado em Ciência Política. Atualmente é Professor de Antropologia e Antropologia Política (IDES) na Universidade de Buenos Aires. Editor da revista “Antropología y Derecho” - https://antropologiayderecho.ar/ 

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Publicado

2025-10-15

Como Citar

GUADAGNO, Facundo. Heidegger e Levinas: o encontro ético como fundamento da fenomenologia. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 25, n. 3, p. 68–94, 2025. DOI: 10.25247/P1982-999X.2025.v25n3.p68-94. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/3290.. Acesso em: 5 dez. 2025.

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