Heidegger e Levinas: o encontro ético como fundamento da fenomenologia
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2025.v25n3.p68-94Palavras-chave:
Ética, Ontologia, Dasein, Rosto, FenomenologiaResumo
Este artigo examina a complexa relação intelectual entre Martin Heidegger e Emmanuel Levinas, focalizando suas concepções divergentes do encontro ético como fundamento fenomenológico. Enquanto Heidegger desenvolve uma analítica existencial do Dasein que privilegia a questão do ser, Levinas propõe uma ética primeira fundamentada no encontro face a face com o Outro. Através de uma análise comparativa de suas respectivas fenomenologias, este trabalho argumenta que a crítica levinasiana do projeto heideggeriano não constitui meramente uma negação, mas uma transformação radical que reorienta a fenomenologia em direção à primazia do ético. O artigo examina como ambos os filósofos, partindo de Husserl, desenvolvem compreensões divergentes da intersubjetividade, temporalidade e responsabilidade, estabelecendo as fundações para um debate fundamental sobre os fundamentos da filosofia primeira. A análise se estende às aplicações contemporâneas deste diálogo em campos como educação, prática clínica e comunicação digital, demonstrando a relevância persistente desta confrontação filosófica para a compreensão da experiência humana no século XXI.
Downloads
Referências
ACADEMIC.OUP.COM. On facing one's students: The relevance of Emmanuel Levinas to teaching in times of Covid-19. Journal of Philosophy of Education, Oxford Academic, 24 jun. 2021. Disponível em: https://academic.oup.com/jope/article/55/4-5/649/6821577. Acesso em: 2 jul. 2025.
BLANCHOT, Maurice. The writing of the disaster. Translated: Ann Smock. Lincoln: University of Nebraska Press, 1986.
BUTLER, Judith. Giving an account of oneself. New York: Fordham University Press, 2005.
CRAFT, Bruce A. Gazing into the digital face of Levinas: the ethics of self and other in cyberspace. Fieldguide, 8 jan. 2020. Disponível em: https://mediacommons.org/fieldguide/content/gazing-digital-face-levinas-ethics-self-and-other-cyberspace. Acesso em: 2 jul. 2025.
CRITCHLEY, Simon. The ethics of deconstruction: Derrida and Levinas. 2. ed. West Lafayette: Purdue University Press, 1999.
CROWELL, Steven. Normativity and phenomenology in Husserl and Heidegger. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
CROWELL, Steven. Normativity and Phenomenology in Husserl and Heidegger. Continental Philosophy Review, v. 48, n. 4, p. 571-589, 2015.
DERRIDA, Jacques. Violence and metaphysics: an essay on the thought of Emmanuel Levinas. In: Writing and Difference. Chicago: University of Chicago Press, 1978.
DERRIDA, Jacques. Of spirit: Heidegger and the question. Chicago: University of Chicago Press, 1987.
FARIAS, Victor. Heidegger and nazism. Philadelphia: Temple University Press, 1989.
FLORIDI, Luciano. The ethics of information. Oxford: Oxford University Press, 2019.
HABERMAS, Jürgen. The philosophical discourse of modernity. Cambridge: MIT Press, 1987.
HEIDEGGER, Martin. Ser y tiempo. Tradução: Jorge Eduardo Rivera. Madrid: Editorial Trotta, 2003.
JONAS, Hans. The imperative ofrResponsibility: In Search of an Ethics for the Technological Age. Chicago: University of Chicago Press, 1984.
KIM, Changhyun. Phenomenology of death: the religious dimension in the ethical thought of Emmanuel Levinas. CGU Theses & Dissertations, n. 254, 2021. Disponível em: https://scholarship.claremont.edu/cgu_etd/254/. Acesso em: 2 jul. 2025.
KUNZ, George. Suffering and the structure of the self. Philosophy, Psychiatry, & Psychology, v. 14, n. 4, p. 621-640, 2007.
LEVINAS, Emmanuel. Totalidad e infinito: ensayo sobre la exterioridad. Tradução: Daniel E. Guillot. Salamanca: Sígueme, 1977.
LEVINAS, Emmanuel. De otro modo que ser o más allá de la esencia. Tradução: Antonio Pintor-Ramos. Salamanca: Sígueme, 1987.
LEVINAS, Emmanuel. Ética e infinito. Madrid: Visor, 1991.
MANNING, Robert John Sheffler. Interpreting otherwise than Heidegger: Emmanuel Levinas's ethics as first philosophy. Pittsburgh: Duquesne University Press, 1993.
MARION, Jean-Luc. Reduction and givenness: investigations of Husserl, Heidegger, and phenomenology. Translated: Thomas A. Carlson. Evanston: Northwestern University Press, 1998.
MORGAN, Michael L. Discovering Levinas. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
PERPICH, Diane. The ethics of Emmanuel Levinas. Stanford: Stanford University Press, 2008.
PMC.NCBI.NLM.NIH.GOV. Finding hope in the face-to-face. PMC, NIH National Library of Medicine, 2017. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC5422090/. Acesso em: 2 jul. 2025.
POLESHCHUK, Iryna. Heidegger and Levinas: metaphysics, ontology and the horizon of the other. Indo-Pacific Journal of Phenomenology, v. 10, n. 2, 2010. DOI: 10.2989/IPJP.2010.10.2.4.1085.
SIMMONS, Aaron J. Heidegger's Ethics and Levinas's ontology: phenomenology of prereflective normativity. Continental Philosophy Review, v. 47, n. 1, p. 123-149, 2014.
THORNTON, Simon. Ontology and ethics: løgstrup between Heidegger and Levinas. The Monist, v. 103, n. 1, p. 117-134, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Facundo Guadagno

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.














