Encontrando as metáforas certas

um diálogo entre Karl Popper e Michel Maffesoli em torno da pós-modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2022.v22n3.p26-42

Palavras-chave:

metáfora, demarcação científica, pós-modernidade, determinismo.

Resumo

A busca pelas palavras mais adequadas para descrever a pós-modernidade é um desafio tão difícil quanto tentar compreendê-la. Por isso, por meio de metáforas, o filósofo e sociólogo Michel Maffesoli encontra maneiras de dizê-la menos judicativas, dirimindo ao máximo, possíveis projeções ou distorções sobre esse novo cenário. Nesse sentido, o presente artigo explora dois pontos do pensamento de Karl Popper que visam contribuir com a caracterização de traços gerais do cenário pós-moderno. O primeiro deles consiste no uso da metáfora ‘Das nuvens e relógios’. Ela será um recurso que examinaremos comparativamente para demonstrar alguns elementos que nos possibilitem levantar uma circunscrição possível sobre a pós-modernidade. Dessa perspectiva mais compreensiva do que projetiva, emerge nosso segundo ponto, a noção de demarcação científica que deve ser explorada a partir do pensamento popperiano. Ela deve nos auxiliar a construir uma crítica tanto ao determinismo que paira sobre as Ciências Sociais, quanto ao saber instituído que, por meio de uma atitude dogmática, impede leituras mais refinadas e atentas à realidade social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiano Incerti , Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Possui licenciatura em Filosofia e História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e Pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires. Atualmente é Pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão e Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas e autores: filosofia moderna e contemporânea, diagnósticos críticos da contemporaneidade, tragédia grega, diálogo ciência, cultura e fé, mística e espiritualidade; Michel Foucault, Pierre Hadot, Roland Barthes. 

  • Douglas Borges Candido, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre e licenciado em Filosofia pela mesma universidade. Fui professor do Ensino Médio, de 2014 até 2017, nas disciplinas de Filosofia e Sociologia, no Colégio Nossa Senhora de SION (Curitiba/PR). Em 2017 desenvolvi atividades, como analista de projetos, na Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR; de 2018 até abril de 2021, atuei como analista sênior de projetos pelo Instituto Ciência e Fé PUCPR. A partir de maio de 2021, passei à função de especialista e a atuar diretamente na curadoria deste Instituto e de suas interfaces com a comunidade interna e externa da PUCPR. Minhas pesquisas de doutoramento centram-se nas teses do pensador francês Michel Maffesoli e suas interfaces com a Filosofia.

Referências

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 41 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

KUJAWSKI, Gilberto de Mello. A crise do século XX. São Paulo: Ática, 1991.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Tradução de Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.

MAFFESOLI, Michel. A república dos bons sentimentos: documento. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2009a.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Tradução de Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

MAFFESOLI, Michel. Le réenchantement du monde: une éthique pour notre temps. Paris: La Table Ronde, 2009b.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Tradução de Bertha Halpern Gurovitz. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Tradução de Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.

MAFFESOLI, Michel. O instante eterno: o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. Tradução de Rogério de Almeida e Alexandre Dias. São Paulo: Zouk, 2003.

MAFFESOLI, Michel. O mistério da conjunção: ensaios sobre comunicação, corpo e socialidade. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2009c.

MAFFESOLI, Michel. O ritmo da vida: variações sobre o imaginário pós-moderno. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

MILLER, David (Org.). Karl Popper: textos escolhidos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

POPPER, Karl R. A lógica da pesquisa científica. Tradução de Leônidas Hegenberg & Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 2007.

POPPER, Karl R. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. Tradução de Milton Amado. Belo Horizonte: Itatiaia, 1975.

POPPER, Karl R. Autobiografia intelectual. Tradução de Leônidas Hegenberg & Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 1977.

POPPER, Karl R. Em busca de um mundo melhor. Tradução de Milton Camargo Mota. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

POPPER, Karl R. O mito do contexto: em defesa da ciência e da racionalidade. Organização de M.A. Notturno. Lisboa: Edições 70, 1999.

POPPER, Karl R. O mundo de Parmênides: ensaio sobre o iluminismo pré-socrático. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo, Unesp, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

INCERTI , Fabiano; CANDIDO, Douglas Borges. Encontrando as metáforas certas: um diálogo entre Karl Popper e Michel Maffesoli em torno da pós-modernidade. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 22, n. 3, p. 26–42, 2022. DOI: 10.25247/P1982-999X.2022.v22n3.p26-42. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/1612.. Acesso em: 30 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 73

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.