FUNCIONALIDADE E CONTEXTO NO ENSINO DA GRAMÁTICA
A RELEVÂNCIA DO TEMPO "AGORA"
Palavras-chave:
Tempo verbal “agora”; Present Continuous; Momento de fala; Gramática Funcional; Ensino de gramática.Resumo
O ensino de gramática na educação básica tem sido tradicionalmente marcado pela normatividade e pelo foco na memorização de regras, o que distancia o estudante do uso real da língua. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do tempo verbal “agora”, proposto por Ferrarezi Jr. (2014), em comparação com o Present Continuous da língua inglesa, descrito por Murphy (2019), para defender uma abordagem mais funcional no ensino da língua portuguesa. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, com análise das características formais e funcionais dessas construções, especialmente quanto à marcação do momento da fala. Os resultados mostram que ambas as estruturas expressam ações em curso no instante da enunciação, ainda que apenas o Present Continuous seja reconhecido pelas gramáticas tradicionais. Conclui-se que a adoção do tempo verbal “agora” pode contribuir para um ensino mais contextualizado e eficaz dos tempos verbais.
Referências
FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use: a self-study reference and practice book for intermediate learners of English. 5. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.
FRANCHI, Carlos. Mas o que é mesmo “gramáticaˮ? In: NEGRÃO, E.V.; MÜLLER, A. L. (Orgs.) Mas o que é mesmo gramática? São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 11-33.
FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática. In: NEGRÃO, E.V.; MÜLLER, A. L. (Orgs.). Mas o que é mesmo gramática? São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p.34-101.
CASADO, Sheila Fabiana de Pontes; RAFAEL, Edmilson Luiz. A categoria gramatical verbo e questões normativas que envolvem o português brasileiro. Revista Momento – Diálogos em Educação, v. 31, n. 3, p. 219, 2022.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matheus Yasser Van Basten Alves de Oliveira Santos, Allyne Souza de Santana, Flávia Tavares da Costa Ramos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


