A LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA: PENSANDO EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA PESSOAS SURDAS
Palavras-chave:
inclusão, surdos, escrita, educação, bilinguismoResumo
Este resumo expandido trata-se da inclusão social de alunos surdos na modalidade de ensino da escrita da língua portuguesa, que requer uma atenção especial por não ser feita como aos educandos ouvintes, pois os deficientes auditivos não podem ouvir. Assim, este trabalho tem como objetivo de verificar se a atual educação do Brasil inclui pessoas surdas, no processo de ensino e aprendizagem da escrita portuguesa, analisando os artigos científicos sobre o tema atribuído, encontrando os problemas decorrentes desse processo; e resumindo os textos bibliográficos recolhidos para demonstrar a relevância do nosso problema. Dessa maneira, faremos pesquisas de caráter qualitativo, com base nos estudos de Quadros (1997, p.23); PERLIN, 2000 apud Leal, 2008; CHAVES e ROSA, 2014, p.18 et al. Dessa forma, deduz-se que uma das possibilidades de pensar em um processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa inclusiva aos surdos, em sua modalidade de escrita, é a de realizar esse processo com base no bilinguismo, sendo a LIBRAS como sua primeira língua e o português como sua segunda língua, visando a precisão de compreender as várias formas de aquisição da linguagem, para possibilitar a existência de uma educação e aprendizagem inclusivas.
Referências
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