RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO PARÁ: ENTRE A POLÍTICA E O RITUAL

Autores

  • Daniela Cordovil Corrêa dos SANTOS UEPA-PA

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n5.p59-73

Palavras-chave:

Religiões afro-brasileiras, Políticas públicas, Identidade, Mina Nagô, Candomblé.

Resumo

O texto discute aspectos contemporâneos das religiões de matriz africana na Brasil, mais especificamente no Estado do Pará. São abordadas as características religiosas das principais vertentes de culto praticadas no Estado, sua trajetória histórica, e também a forma como estas religiões assumem atualmente identidades políticas, dialogando com o Estado e com a sociedade através da política eleitoral e da construção de políticas públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Cordovil Corrêa dos SANTOS, UEPA-PA
    Doutora e mestra em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e graduada em Ciências Sociais pela mesma instituição. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

Downloads

Como Citar

SANTOS, Daniela Cordovil Corrêa dos. RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO PARÁ: ENTRE A POLÍTICA E O RITUAL. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 5, p. 59–73, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n5.p59-73. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/206.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

111-120 de 189

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.