Chi comanda? La fonte della moralità in Kant e Levinas
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2016.v1n2.p28-46Palavras-chave:
Autonomia, Heteronomia, Proximidade, Responsabilidade.Resumo
Neste artigo, buscaremos colocar em relação Levinas e Kant, pondo-se a seguinte questão:
qual é a fonte da moralidade? Em outras palavras: quem é responsável?
Para fins de clareza metodológica o texto será dividido em três partes nas quais internamente
tomaremos para reflexão o exame da Fundação a metafísica dos Costumes (Grundlegung zur Metaphysik der Sitten)
de Kant e Humanismo do outro Homem (Humanisme de l’autre homme) de Levinas.
Estas obras nos permitirão apresentar as ideias para um possível ligame entre os dois pensadores.
Procuraremos mais exatamente refletir, por uma parte, como Kant funda a moralidade; e por outra, como realiza-se a passagem da intencionalidade ao ético em Levinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.