A parrésia em Foucault: ou o dizer a verdade com franqueza para se arriscar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p172-183

Palavras-chave:

estética da existência, falar franco, liberdade, arriscar-se

Resumo

O presente artigo articula os conceitos de parrésia e do arriscar-se no âmbito da filosofia de Michel Foucault. Para tal, empregam-se os elementos pragmáticos do falar franco, precedido do conhece-te a ti mesmo e do cuidado de si da filosofia socrático-platônica-aristotélica e da antiguidade tardia estudadas pelo filósofo francês em sua estética da existência. Busca-se explicitar com os conceitos parresiásticos a urdidura do filósofo contemporâneo e frisar a importância de governa-se, primeiramente, para governar os outros. Isso se dará através da afrodisia e de uma dietética que visam articular-se na dialética filosófica da qual Foucault chama de desvelamento à liberdade. Por fim, o ato parresiástico se traduz no arriscar-se como um incitamento ao trabalho crítico e ético do filósofo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yvisson Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/CEDU/UFAL). Professor efetivo de Filosofia da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (SEDUC/AL). Vinculado ao grupo de pesquisa Filosofia e Educação (UFAL).

  • Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Doutorado em Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur l'éducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Titular da UFAL, no Centro de Educação.

Referências

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2013.

FLYNN, Thomas. O mapeamento da história em Foucault. In: GUTTIN, G (org.). Foucault. São Paulo: Ideias e Letras, 2016.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade (O Governo de Si e dos Outros II). São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Tradução: Marcio Alves da Fonseca e Salma T. Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.

FOUCAULT, Michel. As Técnicas de si. In.: FOUCAULT, M. Genealogia da ética, da subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014 (Ditos e Escritos Volume V).

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o cuidado de si. v. 3. Rio de Janeiro: Graal, 2009a.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o uso dos prazeres. v. 2. Rio de Janeiro: Graal, 2009b.

FOUCAULT, Michel. O Governo de Si e dos Outros: curso no Collège de France (1982-1983). 1. ed. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2010b.

FOUCAULT. Michel. Genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014. (Ditos e Escritos Volume IX).

GROS, Frédéric. Introduction à la philosophie de Michel Foucault Michel Foucault, une philosophie de la vérité ([s.d]).

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e a educação. In.: SILVA, T. T (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

PIGNATELLI, Frank. O que posso fazer? Foucault e a questão da liberdade e da agência docente. In.: SILVA, T. T. (org). O sujeito da educação – estudos foucaultianos. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

PLATÃO. Defesa de Sócrates. In: Sócrates. Seleção de textos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores).

ROSE, Nikolas. Como se deve fazer a história do eu. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 1, 2001.

WELLAUSEN, Saly. A parrhésia em Michel Foucault: um enunciado político e Ético. São Paulo: Liber Ars, 2011.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Edição

Seção

Artigos Temática Livre

Como Citar

DOS SANTOS, Yvisson Gomes; LIMA, Walter Matias. A parrésia em Foucault: ou o dizer a verdade com franqueza para se arriscar. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 24, n. 3, p. 172–183, 2024. DOI: 10.25247/P1982-999X.2024.v24n3.p172-183. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2730.. Acesso em: 2 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 347

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.