Formação Humana
Pressupostos Filosóficos para Utilizar a Espiritualidade como Categoria de Análise da Educação
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2021.v21n2.p28-67Palavras-chave:
Educação, Espiritualidade, Formação HumanaResumo
O presente trabalho consiste numa adaptação do relatório final da pesquisa realizada através do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) no período de 2019 a 2020, nas ambiências do Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba. O plano de trabalho da pesquisa tem por objeto a concepção de integralidade na obra do professor Ferdinand Röhr (2013). O objetivo geral do plano é compreender como a integralidade se coloca enquanto condição prévia para utilizar a espiritualidade como categoria de análise da educação. E os objetivos específicos são: a) analisar a noção de integralidade na obra do professor Ferdinand Röhr; b) demonstrar como tal noção associa educação e espiritualidade; c) perceber em que medida contribui para utilizar a espiritualidade enquanto categoria de análise da educação. Utilizamos a hermenêutica filosófica como método apropriado de investigação e interpretação da temática sob análise (GADAMER, 2015), especialmente das obras do professor Ferdinand Röhr: “Diálogos em educação e espiritualidade (2010)” e “Educação e espiritualidade: contribuições
para uma compreensão multidimensional da realidade, do homem e da educação (2013)”. A associação da tarefa educacional com a espiritualidade parte do pressuposto de que a educação pode ser um caminho que conduz os sujeitos envolvidos na direção da formação humana integral. A espiritualidade como categoria de análise da educação se realiza através do princípio de confiança entre educador e educando.
Downloads
Referências
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método Vol. I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
RÖHR, Ferdinand. Características da dimensão espiritual. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Dimensões básicas e temático-transversais. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Educação e compreensão integral do ser humano. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Espiritualidade e educação. In: RÖHR, Ferdinand. Diálogos em educação e espiritualidade. Editora Universitária UFPE. Recife, 2010.
RÖHR, Ferdinand. Espiritualidade e formação humana. Revista Poiésis; Biopolítica; Educação e Filosofia, p. 53-68, 2011.
RÖHR, Ferdinand. Espiritualidade, integralidade e sentido da vida. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Espiritualidade e religião. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Introdução. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Myrvia Ferreira de Vasconcelos, Rodrigo Silva Rosal de Araújo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.