XXIII Semana de Teologia da Católica aborda o tema Identidade e Missão dos Cristãos Hoje

A Universidade Católica de Pernambuco realiza, por meio dos cursos de Graduação e Mestrado em Teologia, com apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife, a sua XXIII Semana de Teologia. O evento, que tem como tema “Identidade e Missão dos Cristãos hoje: perspectivas e desafios”, está acontecendo desde o dia 9 e vai até hoje, 11 de maio, no Campus da Universidade.

A abertura da XXIII Semana de Teologia da Católica aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 9, no Auditório Padre Antônio Vieira (G2), primeiro andar do bloco G. Compuseram a mesa da cerimônia o Pró-reitor Comunitário, Lúcio Flávio Cirne, na ocasião representou o Reitor, Padre Pedro Rubens; o Pró-reitor de Graduação e Extensão, professor Degislando Nóbrega; o Diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas e coordenador do curso de Filosofia, professor Danilo Vaz-Curado; o coordenador do curso da Graduação em Teologia, professor Sérgio Sezino e o coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Padre Josenildo Tavares, que na ocasião representou o Arcebispo Dom Fernando Saburido.

Antes de iniciar a cerimônia de abertura, os alunos de Teologia, João Henrique e Kleyverson Bernardo (vocal), Rafael Menezes (violão) e Paulo Alves (teclado), realizaram um momento cultural para os participantes da Semana Teologia da Unicap.

Em seguida, o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio, deu as boas-vindas aos participantes e leu uma mensagem deixada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, intitulada “Palavra de abertura”. “A Universidade Católica nasceu do coração da Igreja (Ex Corde Ecclesiae), e a teologia é parte indispensável nessa construção do pensamento universitário. Ao longo dos 75 anos da Unicap, um dos marcos mais importantes foi a criação do curso de Teologia, pois, dentro de nossa visão, somente uma abertura à transcendência pode libertar o pensamento dos positivismos, dos determinismos, dos interesses tecnocientíficos e de uma visão fechada da história e da sociedade. Um segundo marco importante, aconteceu, em 2010, com a parceria da Universidade com a Arquidiocese e algumas dioceses do Regional Nordeste II: estamos felizes de prestar esse serviço específico e dar essa contribuição acadêmica na formação de agentes pastorais, seminaristas, religiosos e leigos. Mas para que a teologia cumpra seu papel ela precisa está aberta ao diálogo com os diversos saberes… E uma teologia universitária não somente traz desafios, mas oferece uma excelente oportunidade de diálogo direto com as ciências, com outros saberes, com as diversas mentalidades, com as pessoas que buscam a verdade de coração aberto. Vocês convivem no meio universitário com mais de 10 mil pessoas que serão parte da sociedade onde vocês exercerão a missão e isso não somente será motivo de agradecimento e saudades no dia da formatura, mas uma experiência que marcará a vida e a vocação de vocês”, disse Padre Pedro Rubens, no texto lido por Padre Lúcio Flávio.

Padre Lúcio ressaltou a importância desse evento como uma parceria entre os cursos de Graduação em Teologia, o Mestrado em Teologia e a Arquidiocese de Olinda e Recife, através da Comissão Diocesana do Laicato. “Essa integração é importante para que esse evento seja parte dessa desejável integração que os saberes devem proporcionar. Isso é um dos objetivos da nossa Universidade, uma formação humanística, uma formação integral”, finalizou o Pró-reitor Comunitário.

Padre Josenildo Tavares, coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, que na ocasião representou o Arcebispo, falou sobre a mensagem enviada pelo Dom Fernando Fernando Saburido. “O Arcebispo mandou uma saudação especial para todos vocês e agradeceu essa parceria com a Universidade Católica. Nos alegramos muito com a temática da XXIII Semana Teológica, ela fortifica não somente a Universidade como a Arquidiocese de Olinda e Recife”, explicou padre Josenildo.

Continuando, a Mesa de Abertura da XXIII Semana de Teologia da Unicap foi desfeita para ser comporta a Mesa da Conferência de Abertura, com o coordenador da Graduação de Teologia, professor Sérgio Douets Sezino, o coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Padre Josenildo tavares, e o conferencista Arcebispo de Maceió e Bispo referencial para o laicato Nordeste 2, Dom Antônio Muniz. O tema da conferência foi “A identidade do cristão na igreja: uma leitura eclesiológica”.

Professor Sérgio Sezino apresentou o conferencista convidado. “Dom Antônio Muniz tem mestrado em Teologia Bíblica, pela Universidade Gregoriana de Roma, com pesquisas em Bíblia, no Instituto bíblico de Jerusalém. Atualmente é o Bispo responsável laicato da Regional Nordeste 2. Bem-vindo Dom Muniz”, exclamou professor Sezino.

Dom Antônio Muniz cumprimentou aos presentes, disse que estava muito feliz em participar do evento e deu início à sua conferência: A identidade do cristão na igreja: uma leitura eclesiológica. “Padre Pio tem uma expressão tão bonita que resume um pouco. ‘Pense em Jesus flagelado por amor a você e ofereça com generosidade um sacrifício a ele’. Oferecer um sacrifício, coisa de padre? Não é assim não que se deve compreender, não. Coisa de todos! Santidade para alguns? Não! Santidade uma proposta de todos e de todas, que estão diante da realidade, que nós estamos vivendo em qualquer circunstância da história, que nós estamos vivendo uma resposta a santidade. Sede santos! Oferecer o sacrifício, ser um povo sacerdotal, uma nação santa, missão de todos nós”, exclamou Dom Muniz.

Finalizando, o conferencista disse: “Então, nós podemos pensar na questão da identidade a partir de uma visão eclesiológica da própria Igreja. Pensando dessa forma para que a gente possa pensar a dignidade do Povo de Deus, a santidade, a missão do Povo de Deus”, concluiu Dom Antônio Muniz.

Veja toda a programação em XXIII Semana Teológica da Unicap.

Publicado originalmente em Assecom, por Elano Lorenzato.