Os Povos Indígenas vão invadir a Unicap de 27 a 29 de abril

Toda a membresia do Neabi confraterniza-se com todos/as os/as estudantes indígenas da Unicap. Desejamos solidarizarmo-nos com a CAUSA INDÍGENA: A luta por suas terras, por suas culturas, por seus diversos modos de serem e existirem. O Neabi desde a sua gestação, por orientação da Reitoria, nasceu assim “negro-indígena”. O “i” do Neabi significa que caminhamos juntos, o Povo Preto do Brasil e os Povos Indígenas do Brasil, afetuosamente irmanados com todos os povos da nossa Afro-América-Latíndia. Como vocês mesmos insistem em dizer: SOMOS PARENTES! O pau que dá em Chico, é o mesmo que bate no Francisco. A pancada que dá na Francisca é a mesma que bate na Chica. A luta de vocês á nossa luta. O Sonho-Utopia de vocês por uma “TERRA SEM MALES” é também a nossa luta. Juntos/as com vocês, queremos encontrar respostas pedagogicamente inculturadas, para que cada vez mais, a Universidade Católica de Pernambuco tenha a cara preta e indígena da gente, a cara de Pernambuco, a cara do Nordeste, a cara do Brasil, a cara da Afro-américa-latíndia.

(Padre Clóvis Cabral).

Será realizada de 27 a 29 de abril de 2022, próxima semana, a Semana dos Povos Indígenas na Unicap, que terá como tema DIREITO AO TERRITÓRIO, DIREITO À VIDA. O evento terá discussão sobre ancestralidade, vivência do toré, território e espiritualidade, dentre danças e apresentações artísticas.

Confira a seguir a programação da Semana dos Povos Indígenas da Unicap, que será aberta e que vai invadir o meio acadêmico.

DIA 27/04/2022
Abertura: Representações Institucionais
Palestra:  A Perspectiva Política e Espiritual do Toré
Local: Hall do bloco G – Em frente a DGE
Horário – 17h30min
Palestrantes:
Adriana Kayane – Povo Xucuru de Ororubá
Juruna Karaxuwanassu
**Dança do Toré com a comunidade acadêmica

DIA 28/04/2022
Apresentação artística: Arreia
Artistas:
Iara Domingos Barbosa
Iris Domingos Barbosa
Local: Hall do bloco G – Em frente a DGE
Horário – 17h30min
Palestra: Direito ao Território e Espiritualidade Indígena
Apresentação Artística: Rayza Thaylane – Povo Xukuru
Palestrantes:
Profa. Rubenita Klariwane – Bióloga, Conselheira e Secretária de Saúde Indígena
Profa. Simone Alves Carvalho – Pedagoga
Iraci Isabel Xecria – Povo Karaxuwanassu
Mediador:  Juruna Karaxuwanassu
Local: Auditório do G4
Horário – 19h

DIA 29/04/2022
RODA DE DIÁLOGO: ANCESTRALIDADE: Experiências Indígenas no Urbano e na Mata Sul de Pernambuco
Facilitadores:
Juruna Karaxuwanassu
Carlos Eduardo Santos Albuquerque – Povo Xukuru
Rayane Carolyne Lira Conserva – Povo Xukuru
Mediadora: Rayza Thaylane – Povo Xukuru
Local: Auditório do G4
Horário: 19h.

Informações Importantes:

1. Durante a Semana dos Povos Indígenas ocorrerá vendas de produtos de diferentes artistas.
  2. Nesses dias você poderá contribuir com doação de alimentos não perecíveis.