Política, religiões e ensino de História: diálogos em “tempos de cólera”

Será realizado no dia 24 de setembro, às 15h, através do Google Meet, o próximo encontro do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos. Para participar é só tocar o link de acesso: https://meet.google.com/exk-dwdj-tvx.

O Encontro terá como palestrante o Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura (UPE) que irá proferir a palestra Política, religiões e ensino de História: diálogos em “tempos de cólera”.

Carlos André Silva de Moura é Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade de Pernambuco (UPE) e docente do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e do Programa de Pós-graduação em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas. Pós-doutor em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio como Investigador Visitante Sênior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL). Doutor em História na UNICAMP, com estágio doutoral como Investigador Visitante Júnior no ICS/UL. É presidente da Comissão de Peritos em História e Arquivística para causa de Beatificação junto ao Vaticano. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, História das Religiões, História Contemporânea, História do Portugal Republicano e História do Brasil Republicano. Atualmente se dedica a pesquisas sobre a História Cultural das Religiões, as histórias cruzadas entre intelectuais portugueses e brasileiros durantes o movimento de Restauração Católica, as aparições marianas no mundo luso-brasileiro, as relações internacionais entre Brasil e Portugal no início do século XX, as missões e diásporas religiosas em África, os espaços de sociabilidade e o Ensino de História. É coordenador do Laboratório de Estudos da História das Religiões (LEHR), líder do Grupo de Pesquisa História das Religiões e Práticas Culturais (cadastrado no CNPq), membro da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo, componente da atual direção (2019 – 2021) do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões (CEHIR). Avaliador Institucional e de Curso do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Leia mais.