Pesquisador francês Alain Thomasset faz palestra sobre Ética e Ecologia

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na tarde desta segunda-feira (13), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) o pesquisador francês Alain Thomasset. O jesuíta do Centre Sèvres proferiu palestra intitulada Paul Ricoeur no fundamento de uma ética hermenêutica e narrativa, enraizada em uma antologia da ação.

“Para Ricoeur, a ética é inseparável da prática de uma hermenêutica dos sinais, dos símbolos e dos textos, nos quais o sentido do agir e do padacer humanos se encontram”, dizia um trecho de sua palestra que foi traduzida para o português.

Em outro ponto da explanação, Alain destacou o papel exercido pela narrativa nesta questão. “A narrativa é o instrumento que permite ter em conta a ação humana no tempo, para além da análise de atos isolados. Uma prática humana, como ofício, por exemplo, somente pode ser descrita no cerne de uma sequência temporal narrativa que combina atos, circunstâncias e pessoas”.

Nesta terça-feira (14), o pesquisador francês irá ministrar outra palestra: Laudato Si para uma ética da ecologia e as necessárias convenções. A atividade começará às 17h30, no auditório do CTCH. Os dois eventos são uma realização do Mestrado e da graduação em Teologia com o apoio do Instituto Humanitas Unicap (IHU).

Publicado originalmente por Daniel França, no Boletim Unicap.