Michel de Certeau na Unicap

michel_de_certeau_(1)Michel de Certeau  foi um historiador e erudito francês que se dedicou ao estudo da psicanálise, filosofia, e ciências sociais. Intelectual jesuíta é autor de inúmeras obras fundamentais sobre a religião, a história e o misticismo dos séculos XVI e XVII.

A educação e formação profissional de Certeau foi bastante eclética. Depois de obter graduação em estudos clássicos e filosofia nas universidades de Grenoble, Lyon e Paris, passou a receber educação religiosa em um seminário em Lyon, onde ele entrou na ordem dos Jesuítas em 1950 e foi ordenado em 1956. Certeau inicialmente entrara na ordem dos Jesuítas, esperando atuar como missionário na China.  Continue lendo por aqui.

No dia 18 de agosto, o historiador francês François Dosse vem ao Recife para proferir, na Universidade Católica de Pernambuco, a palestra “Para ler Certeau: intersecções entre a História, a Filosofia e a Teologia”, às 18h, no Auditório G2. O evento será promovido pelo Centro de Teologia Ciências Humanas – CTCH, por meio dos cursos de História (Graduação e Especialização), Filosofia, Teologia (Graduação e Mestrado) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (Mestrado e Doutorado).

François Dosse nasceu em Paris, numa família de classe média, e desde cedo se interessou por política. Estudou sociologia e história na Université de Vincennes – Paris VIII. Aprovado no exame de Agrégation, lecionou vários anos nos liceus de Pontoise e Boulogne-Billancourt. Foi Maître de conférences no IUFM (Instituto de Formação de Mestres) de Versailles e no de Nanterre. Foi aprovado no exame para dirigir pesquisas em 2001, quando produziu um trabalho sobre Michel de Certeau e consolidou sua orientação para a área de teoria da história e historiografia. Publicou inúmeros trabalhos nessa área, focalizando especialmente biografias de intelectuais como Paul Ricoeur e Pierre Nora. Atualmente é Professor no IUFM de Créteil.

Conheça mais sobre François Dosse em:

François Dosse. Rev. Bras. Hist. [online]. 2012, vol.32, n.64, pp.341-350. ISSN 1806-9347.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882012000200018.

Obras de François Dosse em nossa Biblioteca da Unicap

• A história
  • Historia do estruturalismo
  • A história em migalhas: dos annales a nova história.
  • O império do sentido: a humanização das ciências humanas.

Em nossa Biblioteca da Unicap, você poderá encontrar também diversas obras do pensador francês, Michel de Certeau:

• A invenção do cotidiano
  • Le christianisme éclaté
  • La culture au pluriel (A escrita da historia), em francês e português
  • L’écriture de l’histoire
  • El estallido del cristianismo
  • La prise de parole et autres écrits politiques
  • Relecturas de Michel de Certeau
  • La solitude

François Dosse

Palestra:”Para ler Certeau: intersecções entre a História, a Filosofia e a Teologia”,

Hora: 18h,