Lideranças Protestantes no Brasil

Lideranças_protestantes

Publicado recentemente como e-book (aguardando a versão impressa), pela Editora UFPE, o livro é composto por maioria de autores reconhecidos das áreas Ciências da Religião, História e Educação, de renomadas Instituições de ensino no Brasil. Publicação de ideia gestada no Programa de Ciências da Religião da Unicap, tem como organizadores os pesquisadores Ester Fraga Vilas-Bôas do Nascimento, Newton Darwin de Andrade Cabral e José Roberto de Souza.

De acordo com o prof. Drance Elias da Silva, que prefaciou o trabalho, “no contexto de sociedade que estamos vivendo e, particularmente, no que diz respeito ao campo religioso brasileiro, justifica essa coletânea de artigos que se ocupa de apresentar e refletir sobre pessoas – como viveram suas vidas, o que pensaram sobre Deus, Mundo, Religião, Igreja.

As pessoas aqui reunidas por mais diferentes que sejam uma da outra, têm como denominador comum, o situarem-se no mundo do Protestantismo Histórico. No Brasil, como lideranças que foram, importa suas experiências desenvolvidas como especialistas na administração do sagrado, bem como intelectuais que marcaram posição no âmbito de suas instituições religiosas.

Essas lideranças, mesmo situadas em épocas diferentes, tiveram consciência dos diversos processos históricos de caráter eminentemente secularizantes: Renascimento, Reforma Protestante, Iluminismo, Revolução industrial, Urbanização crescente, Ascensão das ciências exatas, biológicas e humanas, Emancipação da educação do poder eclesiástico e sua virtual socialização para o conjunto da população, Separação da Igreja do Estado, Laicização da cultura e dos valores.

Essa avalanche de coisas provocara significativas mudanças no âmbito do sistema religioso cristão. E a vida dessas lideranças evangélicas que aqui iremos ver perfilar, foram marcadas por esse contexto. Mas não só, construíram pontes para firmar compromissos com a história de um povo que, necessariamente, teria que aprofundar sua consciência de cidadania religiosa e política.” (Drance Elias da Silva, Prefácio). Continue lendo….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.