A herança da Reforma, há 500 anos de seu início

Projeto ecumênico, internacional e transdisciplinar de pesquisa, 2016-2018. Por iniciativa conjunta do Prof. Dr. Riccardo Burigana, diretor do Centro para o Ecumenismo na Itália (Centro per l’Ecumenismo in Italia), e dos professores do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, está sendo articulado um Projeto ecumênico, internacional e transdisciplinar de pesquisa finalizado à produção de conhecimento e à organização de congressos, nos dois países, envolvendo instituições universitárias e pesquisadores das mais variadas tradições que, fiéis ao espírito ecumênico, pretendem celebrar os 500 anos da Reforma com a publicação de uma coleção de E-Books e uma série de encontros, centrados na pergunta “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, no hoje de nosso mundo globalizado, em que novos imperativos éticos e desafios sócio-político-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia, no campo religioso?”.

Já estão previstos dois Congressos, um em Florença, Itália, na primavera europeia de 2017 (fevereiro/março) e outro em Recife, Brasil, em nossa primavera (novembro de 2017).

Em breve será aberto o portal oficial do Projeto, com a lista de todas as IES que já manifestaram interesse e dos pesquisadores que já estão envolvidos na preparação.