Lançamento de Ação Solidária em apoio a 22 mil famílias quilombolas, indígenas e ciganas de Pernambuco

A partir de um pedido de ajuda de mais de 40 lideranças quilombolas, indígenas e ciganas do estado de Pernambuco, que têm denunciado a histórica situação de vulnerabilidade vivida pelos povos tradicionais e que, devido à pandemia de Covid-19, tem se agravado cada vez mais, o Instituto Humanitas Unicap e a Cáritas Nordeste 2, juntamente com diversos parceiros da Organização Civil, criou a Campanha Ação Solidária.

A “Ação Solidária” tem o objetivo apoiar mais de 22 mil famílias de comunidades tradicionais espalhadas por todo o estado de Pernambuco, por meio de quatro principais eixos:

• Alimentação: com a arrecadação de recursos financeiros para compra de cestas básicas e distribuição para famílias quilombolas, indígenas e ciganas;
  • Saúde: divulgação do Programa “Missões Covid” que realiza teleatendimentos gratuitos às pessoas dessas populações que tem sintomas de Covid-19, bem como o fomento de iniciativas de formação de agentes populares de saúde com pessoas das próprias comunidades;
  • Educação: formação de agentes populares de educação popular e apoio na preparação dessas populações para realização do Exame Nacional de Ensino Médio, por meio de cursos pré-universitários on-line.
  • Renda/trabalho: divulgação e incentivo para a comercialização e troca dos bens e artesanatos produzidos dentro das comunidades tradicionais.

Mais informações podem ser obtidas nos seguintes meios:

Instagram: @acaosolidariapernambuco