Helder Camara – Quando a Vida se Faz Dom, por Eduardo Hoornaert

Nada melhor que realizar um anúncio desse: lançamento em Recife, no próximo domingo, 10 de abril, às 10h da manhã, no Espaço Dom José Lamartine, conhecido como Terraço das Fronteiras, o livro Dom Helder Camara – Quando a Vida se Faz Dom, escrito por Eduardo Hoornaert.

Editora reconhecida no mercado por sua boa edição de obras (veja a pesquisa desse que vos fala), A PAULUS Editora apresenta ao público a obra “Helder Camara: Quando a vida se faz Dom”, ela foi escrita pelo professor Eduardo Hoornaert. Esta publicação sobre Dom Helder (1909-1999) inaugura a coleção Teologia da vida, como  bem promete a Paulus, ofertará aos leitores diferentes biografias de personalidades que marcaram a história da Igreja no Brasil, por meio do testemunho de vida, fé, amor, doação ao próximo e compromisso com o Evangelho de Cristo.

Pois bem, o livro apresenta relatos de quem conheceu, trabalhou e compartilhou de perto vários dos episódios contados e, após um amplo estudo biográfico, dos momentos marcantes da vida de Dom Helder. Partindo da infância, ingresso no seminário, ordenação sacerdotal, o episcopado na Diocese de Olinda e Recife, viagens e discursos, posicionamentos durante da Ditadura Militar (1964 – 1985), seus poemas e ações missionárias junto ao povo.

Por toda a obra, o leitor irá terá a experiência do testemunho de uma figura certamente histórica, de um homem humilde nascido em Fortaleza (CE), servo destemido e confiante em Deus que, por vezes, driblou como um jogador habilidoso situações em meio a generais do exército, senhores de usina de açúcar, bispos, cardeais e papas, com o intuito de defender a vida dos mais pobres, indefesos e marginalizados.

O autor apresenta em dez capítulos os principais fatos que marcaram a trajetória de Dom Helder. Dentre as temáticas estão: “O seminarista Helder”; “Seduzido pelo integralismo”; “Procurando o seu caminho”; “A irrupção do Evangelho”; “No Concílio Vaticano II”; “Quando Helder surpreende”; “Mudança de moradia”; “O encontro de irmãos”; “As viagens e os discursos”; “O padre José”; “Ação Missionária” e “O espírito de Helder Camara”.

Para Hoornaert, Helder Camara representa o que o povo brasileiro tem de melhor: a esperança tenaz em dias melhores; a resistência à longa repetição de sistemas políticos, econômicos e sociais opressivos; a ousadia em trabalhar incessantemente na construção de uma sociedade diferente, de maior justiça e fraternidade. “Quem quiser uma vida digna, neste mundo repleto de problemas, seja ele crente ou descrente, pentecostal ou católico, cristão, islamita, espírita ou seguidor de uma religião de raiz africana ou indígena, brasileiro ou nigeriano, holandês ou espanhol, encontrará inspiração na biografia de Helder Camara”, diz o autor.

Para o autor, este livro não pretende ser uma homenagem, mas um rasteio de sucessivos desafios enfrentados por Helder ao longo de sua vida. Os registros do autor não ocultam a face do Helder que aprendeu, sobre como viver a sua vocação e sobre quem era o Cristo por quem ele havia se decidido viver, e que não era exatamente o Cristo que ele acreditava conhecer. Após uma vida de testemunho, Dom Helder faleceu em 27 de agosto de 1999, em Recife. Em 2015, Dom Helder – conhecido também como Dom da Paz -,  recebeu da Santa Sé o título de Servo de Deus. Desde setembro de 2019 tramita no Vaticano o processo de canonização de Dom Helder.

Esta obra escrita por Eduardo Hoornaert é um ensaio e também um relato, por quem compartilhou de perto vários dos episódios contados, de modo que, em alguns momentos, as histórias se misturam, e por isso emocionam.

Quem é Edutardo Hoornaert

Nascido na Bélgica, em 1930, estudou Línguas Clássicas e História Antiga na Universidade de Lovaina (Bélgica), entre 1950 e 1952. Chegou ao Brasil em 1958 e ensinou durante trinta anos História do cristianismo em institutos teológicos católicos, sucessivamente em João Pessoa, Recife e Fortaleza. Entre 1993 e 1995, foi professor de história na Universidade Federal da Bahia. É cofundador do Centro de Estudos da História da Igreja na América Latina (CEHILA), fundado em 1973 no Quito, Equador. Durante dezesseis anos, entre 1964 e 1980, colaborou com Dom Helder Camara na pastoral da Igreja Católica no Recife, sendo ao mesmo tempo vigário paroquial e professor do Instituto de Teologia do Recife (ITER). Pela PAULUS, publicou “Em busca de Jesus de Nazaré” e “Origens do cristianismo”. Publica igualmente textos relativos à história do cristianismo em seu blog: www.eduardohoornaert.blogspot.com

Resumindo

  • Lançamento em Recife do livro Quando a Vida se Faz Dom
  • Domingo, 10 de Abril de 2022
  • 10h da manhã
  • Espaço Dom José Lamartine – o Terraço das Fronteiras. Ao lado da igreja das Fronteiras, rua Henrique Dias, s/n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.