Ciências da Religião e Teologia: reconhecimento de uma nova Área

Árvore do Conhecimento em Ciências da Religião e Teologia

São Paulo, 29 de março de 2017.

À comunidade dos estudos de religião no Brasil,

sobre a conclusão do processo de autonomia da nossa área.

A ANPTECRE vem consolidando uma bela e firme caminhada em sua missão de apoio à pesquisa, mas também ao ensino e extensão, no âmbito dos estudos de religião no país. A Associação de Pós-graduação promoveu importante debate sobre a fundamentação da área e fortaleceu a articulação dos Programas de Teologia e Ciências da Religião e a sua representatividade junto aos organismos de educação brasileiros, sobretudo ajudando a refinar os seus processos de avaliação.

Resultado disso foi, em 2016, o reconhecimento da autonomia da nossa área pela CAPES, dentro do Colégio de Humanidades e das Ciências Humanas, bem como a atualização da Árvore do Conhecimento da área no CNPQ, com oito subáreas inter-relacionadas: Epistemologia das Ciências da Religião; Teologia fundamental-sistemática; Ciências empíricas da religião; História das teologias e religiões; Ciência da Religião aplicada; Teologia prática; Ciências da linguagem religiosa; Tradições e escrituras sagradas.

Esse processo fez jus ao amadurecimento acadêmico do conjunto dos nossos 21 Programas de Pós-graduação. Todavia solicitamos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do MEC a reconsideração do nome da nossa área 44, pois a expressão “Teologia”, como ficou, representava uma parcela dos Programas, mas não apontava para a identidade da outra e crescente parte dos Programas, de “Ciências da Religião”, que, mormente nas Universidades públicas, incluem a teologia entre outras hermenêuticas do fenômeno religioso, em um campo interdisciplinar de estudos da religião. Conforme deliberado em Assembleia da ANPTECRE em 2012 e ratificado em nossos encontros desde então, insistimos que o nome “Ciências da Religião e Teologia” é o que nos representa mais adequadamente.

E na noite deste 28 de março de 2017 recebemos do coordenador da nossa área na CAPES, a seguinte notícia: “Em um longo e qualificado debate, o Conselho Superior da CAPES aprovou o nome da área 44 – Ciências da Religião e Teologia. Finalizado e concluído com êxito o processo da autonomia e nomenclatura, a área deve se concentrar em seu processo de consolidação. Esta tarefa implica avançar no debate epistemológico interno quanto à especificidade das oito subáreas da sua árvore do conhecimento, bem como seguir no aprimoramento, qualificação, inserção social e internacionalização da sua produção acadêmico-científica. Espera-se que esta área mantenha evidenciada a sua posição a favor dos princípios republicanos da laicidade do Estado. Atenciosamente, Flávio Senra”.

A ANPTECRE agradece, então, ao Prof. Dr. Flávio Senra Ribeiro, bem como às Profas. Dras. Sandra Duarte de Souza e Mary Rute Esperandio, coordenadoras adjuntas da nossa área, pela parceria e encaminhamento do nosso pleito. E, jubilosos, comunicamos o fato aos colegas dos nossos Programas: completamos o clico da autonomia da área e agora é tempo de fomentar a criatividade acadêmica e política junto aos nossos professores e estudantes, em vista de novos desafios para os estudos da religião no Brasil. Vivemos tempos turbulentos de transformação sociopolítica, em que o fator religioso tem sido decisivo, o que demanda maior posicionamento crítico e analítico dos pesquisadores da área no espaço público, em especial nas questões relacionadas à educação religiosa e ao lugar do religioso na vivência democrática.

Desejamos que as celebrações pela conquista de ontem se transformem em impulso para essa nova fase das Ciências da Religião e Teologia no país, que com certeza terá como plataforma de avivamento o VI Congresso da nossa Associação (http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/vianptecre). O evento está sendo preparado com muito esmero e deve nos congregar em torno do tema “Religião, migração e mobilidade humana”, no período de 13 a 15 de setembro deste ano, na PUC-Goiás.

A gente se encontra em Goiânia!

Fernanda, Cláudio e Gilbraz,
Conselho Diretor da ANPTECRE.

One thought on “Ciências da Religião e Teologia: reconhecimento de uma nova Área