Católica receberá a visita do Superior Geral dos Jesuítas no dia 24 de outubro

O Superior Geral dos Jesuítas, Padre Arturo Sosa Abascal, em sua primeira visita ao Brasil, virá ao Recife e à Universidade Católica de Pernambuco, no dia 24 de outubro, para a abertura da 15ª Semana de Integração Universidade Sociedade. Na ocasião, fará uma conferência sobre “A missão de uma universidade jesuíta na (re) democratização da sociedade”, inaugurando o Ano Jubilar (75º aniversário da Unicap, fundada em 1943, com a Faculdade Nóbrega).
Venezuelano,  isto é, originário da Veneza latino-americana, ele é o primeiro não europeu a assumir o cargo máximo da Companhia de Jesus. Sua eleição ocorreu em outubro de 2016, durante a 36ª Congregação Geral dos Jesuítas, realizada em Roma, e na qual o nosso Reitor, Padre Pedro Rubens, esteve presente como um dos representantes eleitos do Brasil. O encontro reuniu 215 jesuítas de 62 países.
Padre Arturo, que é  Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Central da Venezuela, é o 31º sucessor de Inácio de Loyola, santo que formou o grupo de universitários fundador da Companhia de Jesus, em 1540. Antes de assumir o cargo máximo dos jesuítas, atuava como conselheiro do então Padre Geral, Adolfo Nicolás, e como delegado-geral das casas e obras interprovinciais dos jesuítas em Roma.
Nesse sentido, será muito importante a sua visita à Unicap que, em 2010, firmou convênio com as dioceses do Regional Nordeste II da CNBB para a formação dos seminaristas e,  em 2014, foi afiliada à Pontifícia Universidade Católica Gregoriana de Roma.
Confira abaixo a programação completa da visita do Padre Geral à Unicap:
8h – Visita ao campus
10h – Reunião com a Reitoria
11h – Conferência de abertura da 15ª Semana de Integração, no auditório G2
12h – Almoço com os bispos do Regional NE II
14h30 – Encontro com seminaristas, religiosos e leigos que estudam Filosofia e Teologia na Unicap, no auditório G2.
Publicado originalmente em Boletim Unicap16 de outubro de 2017, Últimas.