Biblioteca da Unicap lança Podcast para esclarecer as dúvidas dos seus usuários

Preocupada em oferecer uma boa experiência de pesquisa acadêmica para os estudantes, a Biblioteca Central da Unicap criou o Bibliocast. O Podcast tem como objetivo dúvidas, informar, orientar e apresentar novidades sobre assuntos relacionados à biblioteca e temas afins. Além do canal de atendimento online (atendimento.biblioteca/unicap.br), os usuários poderão acompanhar os programas quinzenais nas redes sociais da biblioteca (Instagram, Facebook e YouTube).

A ideia surgiu quando a Universidade suspendeu as aulas devido à pandemia do novo coronavírus, no dia 16 de março. Segundo a bibliotecária Ana Beatriz, a preocupação era apenas postergar a data de devolução dos livros para que os alunos não fossem penalizados com débito indevido mas, ao longo do tempo, foi observada a necessidade de proporcionar uma experiência  tranquila e segura aos usuários.

Com a intensificação no enfrentamento ao vírus, a Biblioteca passou cerca de quatro meses fechada fazendo o que chamamos de atendimento remoto produtivo, respondendo aos usuários pelo canal de atendimento e elaborando serviços para atender à nova forma de uso da Biblioteca, a digital. Foi assim que nasceu o Bibliocast, não apenas para informar, mas para esclarecer e tornar a comunicação mais humana”, disse Ana Beatriz.

O primeiro episódio teve como entrevistada a Diretora da Biblioteca da Unicap, Alba Rejane. Ela respondeu as principais perguntas recebidas no canal de atendimento da Biblioteca como, por exemplo, a preparação da Biblioteca para reabertura ao público.

Para mim, é uma alegria muito grande estar participando desse primeiro podcast. É histórico, é especial. Acredito que esse momento de bate-papo será muito enriquecedor para a vivência desse novo normal”, disse Alba.

O primeiro episódio foi ao ar na última quarta-feira (12) através do endereço: https://youtu.be/XbaEmgMVLa4