As origens culturais do Islã

A palestra

Será realizada no dia 31 de outubro corrente, às 16h, na sala 306 do bloco G4, da Universidade Católica de Pernambuco, a palestra “As origens culturais do Islã” com o professor doutor Emilio González Ferrín da Universidade de Sevilha. O Evento terá como debatedor o prof. Dr. Pedro Vasconcelos.

Na oportunidade, haverá também uma sessão de vendas e autógrafos com o palestrante, autor do livro A Angústia de Abrãao – As Origens Culturais do Judaísmo, do Cristianismo e do Islamismo, publicado pela PAULUS.

Sobre a obra

Abraão é o referente mítico fundacional de ao menos três sistemas religiosos. Abraão aparece como Ibrahim no Corão e na maior parte das versões árabes do Antigo Testamento. No título destas páginas, trazemos à lembrança a célebre imagem de Kierkegaard – a angústia de Abraão – para podá-la de excepcionalidade, pretendendo duas coisas: em primeiro lugar, considerar, em sua justa medida, o papel dos supostos fundadores dos sistemas religiosos. Em segundo lugar, navegar pela evolução das ideias religiosas médio-orientais, traçando o surgimento de sua natural arabização: o islã.

Partimos da ideia de que a compartimentação dos sistemas religiosos chamados abraâmicos – judaísmo, cristianismo e islã – é convencional e arbitrária, da mesma forma que suas datas de fundação ou a pretensão de constituir três sistemas individualizados em torno de cada uma das ortodoxias. Pode-se admitir a assumida separação voluntária entre esses sistemas, mas eles não podem ser estudados separadamente – nem algum deles, nem os três sem suas heterodoxias –, como também não existem tal e como hoje os reconheceríamos até pelo menos a Idade Média, nem o que é hoje representativo de cada um é tudo o que cada um produziu ao longo da história.

A ideia motriz destas páginas é substituir o conceito mítico de transmissão textual pelo de evolução na história desses sistemas religiosos, propondo uma mudança de paradigma que possibilite um estudo racional e científico do fato religioso na história.

Detalhes do livro

Autor(a): Emilio González Ferrín
Catálogo: Ciências humanas e sociais
Assunto: Cristianismo
Coleção: Sociologia e Religião
Acabamento: Brochura
Idioma: Português
Edição: 1ª
Número de Páginas: 408
Editora: PAULUS Editora
Peso (em gramas): 557g
Ano Lançamento: 2018
Dimensões (cm): 16 (larg) x 23 (alt)
Código de Barras: 9788534947466
ISBN: 9788534947466

Promoção

Programa de Pós-graduação em Teologia | Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião | Observatório das Religiões no Recife.