A Reconstrução do Católico na Internet

Será realizada nesta sexta-feira, 31/03, às 16h, na sala 305 do bloco G4 da UNICAP, a roda de conversa reconstrução do católico na internet, com o prof. Dr. Moisés Sbardelotto. O evento é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião.

Moisés Sbardelotto é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais, com estágio doutoral (PDSE/Capes) na Università di Roma “La Sapienza”, na Itália. Autor de “E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet” (Editora Santuário, 2012). Colaborador do Instituto Humanitas Unisinos (IHU). Foi membro da Comissão Especial para o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De 2008 a 2012, coordenou o escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial (Stiftung Weltethos), fundada por Hans Küng. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase na interface mídia e religião.

Em trabalho recente, falando das práticas sociais no ambiente online, a partir de lógicas midiáticas, o pesquisador reconhece  que as mesmas complexificam hoje também o fenômeno religioso. Formam-se novas modalidades de percepção e de expressão do sagrado em novos ambientes de culto. Cada vez mais, o fenômeno religioso se desloca para ambientes “públicos” – como as plataformas sociodigitais como Facebook, Twitter e Instagram. Refletindo a partir de contribuições de Bernard Miège, discorre sobre as inovações sociotécnicas em tempos de digitalização, analisando as estreitas relações entre o social, o religioso e a técnica, marcadamente em plataformas sociodigitais… O professor afirmar surgir uma nova organização religiosa a partir das redes comunicacionais que se constituem em plataformas sociodigitais, o que aponta para uma autonomização crescente dos indivíduos religiosos perante as práticas e as identidades religiosas. Daí surgem questões que instigam sobre a reconstrução do católico na internet.

Aqui, na Unicap, andamos discutindo e pesquisando a religiosidade na internet a partir de outras perspectivas, sob a orientação do prof. Gilbraz Aragão, com: