100 Anos da Carta Pastoral de Dom Leme

palestra-grupo-drance

Nesta sexta, 7/10, o Grupo de Pesquisa Religião, Identidades e Diálogos, especificamente a linha de pesquisa Identidades Religiosas, estará realizando uma Palestra sobre os 100 Anos da Carta Pastoral de Dom Leme. Será ministrada pelo professor doutor em História Carlos André da Silva Moura (UPE).

Identidades e Diálogos se propõe a discutir, dentro do cenário globalizado e competitivo contemporâneo, as identidades religiosas, levando em consideração o quadro religioso plural que vem se apresentando no país. Neste sentido, é de nosso interesse investigar fenômenos relacionados a sentimentos de pertença religiosa, envolvendo nesse processo questões de trânsito religioso, gênero e diversidade sexual nas religiões, alteridade e hibridismos/sincretismos estabelecidos entre as religiões. Nessa perspectiva, nada mais pertinente que revisitar a Carta Pastoral de Dom Leme após seus 100 anos.

Sebastião Leme de Oliveira Cintra nasceu no município de Espírito Santo do Pinhal, atual Pinhal (SP),em 1882. Clérigo católico, ingressou no Seminário Menor Diocesano de São Paulo, em 1894. Tendo se destacado em seus estudos, foi enviado para Roma em 1896, onde estudou filosofia na Universidade Gregoriana. De volta ao Brasil em 1904, passou a exercer o sacerdócio em São Paulo. Em 1910, foi convidado pelo cardeal Joaquim Arcoverde para assumir o cargo de bispo-auxiliar do Rio de Janeiro. Em 1916, assumiu a arquidiocese de Olinda e Recife. Nessa época, desenvolveu um ativo trabalho de evangelização e passou a exigir do governo da República um tratamento especial para o catolicismo, que segundo ele não tinha reconhecida a sua posição de religião da maioria dos brasileiros. Em 1921, voltou ao Rio de Janeiro, agora como arcebispo coadjutor. Conheça mais por aqui.

Veja um trecho de sua carta:

[…] No Brasil […] todos ou quase todos se dizem católicos e podem ser apontados os que como tais não se apresentem. Quer dizer que somos um povo inteiramente católico. Não há dúvida. Mas, haveremos chegado com isto a uma idéia precisa da situação religiosa do Brasil? não. […]

Sobre o palestrante, Carlos André Silva de Moura

É professor adjunto do Departamento de História da Universidade de Pernambuco (UPE). Desenvolve estágio de Pós-doutorado no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em História na UNICAMP, com estágio doutoral como Investigador Visitante Júnior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS – UL), Mestre em História Social da Cultura Regional na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, graduado em Licenciatura em História na mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Religiões, História Contemporânea, História do Portugal republicano, História do Brasil e História do Brasil República. Atualmente se dedica a pesquisas sobre as histórias cruzadas entre intelectuais portugueses e brasileiros durantes o movimento de Restauração Católica, as aparições marianas no mundo luso-brasileiro, as relações internacionais entre Brasil e Portugal no início do século XX e o ensino de história. Membro da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo.

Palestra: 100 anos da Carta Pastoral de Dom Leme

Dia: 07/10, sexta-feira

Local: Sala 02, Bloco G4 da Unicap.