A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Assecom

Recife, 4 de Março de 2009 Ano 8

COMUNICADO

Sexta-feira será feriado

Informamos à comunidade universitária que, em função da Lei Estadual  nº 13.386, de 24.12.07,  que fixa o dia 6 de março “como Data Magna do Estado de  Pernambuco”, a próxima sexta-feira, dia 06.03.09, será feriado universitário.

Informamos, ainda, que, no sábado 07.03.09, serão mantidas as atividades regulares, inclusive as aulas, tendo em vista o número de feriados do semestre e a necessidade de cumprimento integral da carga horária dos cursos.

Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, S.J.

Reitor no Exercício da Presidência

A luta das mulheres de Tejucupapo é destaque na 7ª Semana da Mulher
Por André Amorim

A bravura com que as mulheres de Tejucupapo, distrito da cidade de Goiana, lutaram no século XVII para combater os holandeses, e lutam até hoje para sobreviver, foi o tema da palestra “As Mulheres de Tejucupapo”, apresentada, às 9h, no auditório G1. Compuseram a mesa do evento o Pró-reitor Comunitário da Católica, Padre Miguel Martins; a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora da palestra, Marta Rolim; o professor Cláudio Bezerra, do curso de Jornalismo; Luzia Maria da Silva, autora e diretora do espetáculo “A Batalha das Heroínas”; e as professoras do curso de Letras, Clélia Reis Serra Geha e Elizabeth Siqueira.

O professor Cláudio Bezerra iniciou sua palestra contando como surgiu a ideia de produzir, juntamente com Marcílio Brandão e Amaro Filho, o documentário “As Heroínas de Tejucupapo”. O documentário mostra a produção do espetáculo “A Batalha das Heroínas”, além de depoimentos em que as tejucupapenses mostram um pouco de suas vidas. Segundo o professor, “o filme foi um sonho acalentado por mais de seis anos”. Em tom de brincadeira, o professor contou que eles tiveram “a petulância de criar uma proposta para os perdedores”, se referindo ao fato de um pedido de apoio para a produção ter sido enviado ao Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda. O documentário ganhou o prêmio Ary Severo/Firmo Neto de melhor roteiro, além de outros prêmios no Festival de Cinema de Pernambuco (Cine-Pe) e no Festival de Cinema do Mercosul.

O documentário originou o livro “Tejucupapo – História, Teatro e Cinema”, escrito por Cláudio Bezerra e lançado pela editora Bagaço. Logo em seguida, o documentário foi exibido para os presentes.

Luzia Maria da Silva, diretora do espetáculo encenado desde 1993, falou que “cada mulher tem uma heroína dentro de si, desde que ela queira” e destaca o fato da Batalha de Tejucupapo ser considerada a primeira no Brasil que contou com a participação feminina. Ela contou, ainda, sobre as dificuldades enfrentadas. “Comecei a fazer o teatro com roupas emprestadas”, recorda. Dona Luzia aproveitou para convidar os presentes a comparecer no dia 26 de abril, último domingo do mês, à encenação do espetáculo. O evento terminou com uma apresentação de coco, em que as dançarinas representaram as quatro Marias (Maria Joaquina, Maria Camarão, Maria Quitéria e Maria Clara) que incentivaram as mulheres a lutar contra os holandeses.

A presença da mulher na literatura é tema de palestra na Unicap
Por Rebeca Kramer 

Às 19h30 desta terça-feira (3), o auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco foi palco de uma mesa-redonda sobre a “A personagem feminina enquanto metáfora de violência”, encerrando a segunda noite da 7ª Semana da Mulher. Com a mediação da professora Elizabeth Siqueira, do curso de Letras, a mesa foi composta pela professora Clélia Reis Geha, pela ex-aluna da Católica Sheyla Steiberg, pelos mestrandos Marta Milene Gomes de Araújo e Fernando Santana Júnior e pelos professores Fabiana Câmara Furtado e Robson Teles.

Os palestrantes tentaram traduzir, das obras ficcionais e poéticas de autores e autoras, as condições psicológicas e sociais de algumas mulheres em diferentes contextos, assim como a violência sofrida por elas também no mundo dos livros. “A metáfora é uma representação que pode ser verdadeira ou não. Mas, no caso da analogia da mulher com a violência, essa representação é realidade. Afinal, a literatura se inspira também em fatos reais”, comentou Fabiana Câmara.  
 
A professora Clélia Geha abriu o evento resumindo a história do livro “Amada” ou “Be Loved”, em inglês, da escritora afro-americana Toni Morrison. A autora, que costuma escrever somente sobre personagens negras, aborda em seu livro, baseando-se em fatos reais, a temática da violência sofrida pela mulher negra americana no período de escravidão do século 19, em que uma mãe mata sua filha para que ela não sofra ao ser recapturada como escrava. Em seguida, a ex-aluna da Católica Sheila Steiberg declamou o poema da poetisa afro-americana Maya Angelou, intitulado ‘Mulher Fenomenal’, que exalta a graça e a intrepidez oculta da mulher. Inclusive, este poema foi recitado na posse do ex-presidente norte-americano, Bill Clinton.  

Mulher Fenomenal   

Belas mulheres querem saber onde guardo meus segredos

Eu não sou bonita nem fui feita para vestir um tamanho de modelo

Mas quando eu começo a lhes falar

Elas pensam que estou contando mentiras.

Eu digo

Está no alcance dos meus braços

A extensão dos meus quadris

A andadura dos meus passos

A curva dos meus lábios.

Eu sou uma mulher

Fenomenalmente

Mulher fenomenal

Essa sou eu. 

Eu entro num lugar

Tão indiferente quanto você queira

E quanto aos homens

Os caras se levantam

Ou caem de joelhos

Depois eles enxameiam a minha volta

Como um enxame de abelhas.

Eu digo

É o fogo nos meus olhos

E o brilho dos meus dentes

O balanço da minha cintura

E a alegria nos meus pés.

Eu sou uma mulher

Mulher fenomenal

Essa sou eu.  

Os próprios homens se perguntam

O que eles vêem em mim

Eles tentam tanto

Mas não podem tocar

Meu mistério interior.

Quando eu tento lhes mostrar

Eles dizem que ainda não conseguem ver.

Eu digo

Está na curva das minhas costas

O sol no meu sorriso

Na elevação dos meus seios

A graça do meu estilo.

Eu sou uma mulher

Fenomenalmente

Mulher fenomenal

Essa sou eu.  

Agora você entende

Por que minha cabeça não se curvou

Eu não grito nem tento aparecer

Nem costumo falar alto

Quando você me vê passar

Isso deveria te deixar orgulhoso.

Eu digo

Está na batida dos meus saltos

A curvatura do meu cabelo

A palma da minha mão

A necessidade de me cuidar.

Por que eu sou uma mulher

Fenomenalmente

Mulher fenomenal

Essa sou eu. 
 
 
 

A mestranda Marta Milene explorou dois textos: ‘A irmã de Shakespeare’, de Virgínia Woolf, e ‘Miss Algarve’, de Clarice Lispector. Na primeira obra é discutido o destino de Judith, a irmã de Shakespeare, que poderia ter tido tanto talento ou mais que seu irmão, mas que, por estar na sua condição feminina, foi impossibilitada de realizar suas aspirações e mostrar suas habilidades artísticas ao mundo, acabando por sucumbir em sua profunda tristeza. Uma frase de Virgínia Woolf retrata bem essa questão: “Quem poderá calcular o calor e a violência de um coração de poeta quando preso no corpo de uma mulher?”. Em ‘Miss Algarve’, Clarice conta a história de uma moça solitária e virgem que em tudo vê pecado, mas que se redescobre ao fazer sexo com um ser vindo de outro planeta. “A moça tomava banho uma só vez na semana, no sábado, para não ver seu corpo nu, para evitar o pecado”, comentou Marta. “No final, ela gostou tanto do que era considerado pecado que passou a se prostituir, saindo de um extremo e indo a outro”, complementou. Com a linha de pensamento da feminista Simone de Beauvoir sendo transmitida ao público por Marta, pode-se dizer que ao aceitar a passividade, a mulher aceita suportar, sem resistência, um destino imposto de fora. Dessa forma, a menina é tratada como uma boneca viva e sem possuir liberdade. Só que enquanto lhe for negada esta liberdade, ela nunca vai conhecer o mundo como um menino o faz. E tanto o menino como a menina têm o direito a uma mesma liberdade, até que, primeiramente a família e, depois, a sociedade, começam a interferir e estereotipar cada um para ser, de fato, homem ou mulher. E, encerrando sua fala, Marta Milene apresentou uma frase de Clarice Lispector: “Ser mulher era uma coisa soberba. Só quem era mulher sabia”.  

Na sequência, Fabiana Câmara, em sua apresentação, explorou a visão que Lima Barreto tinha acerca da mulher, buscando desmistificar estereótipos de que o autor seria machista e fazia refletir isso em seus textos. Tentou também mostrar o lado psicológico da mulher por meio da crônica intitulada ‘A lei’, da obra ‘Vidas Urbanas’, de Lima Barreto. “A mulher tem a capacidade de viver só e sem a ajuda do homem”, afirmou Fabiana.

A lei

Este caso da parteira merece sérias reflexões que tendem a interrogar sobre a serventia da lei.

Uma senhora, separada do marido, muito naturalmente quer conservar em sua companhia a filha; e muito naturalmente também não quer viver isolada e cede, por isto ou aquilo, a uma inclinação amorosa.

O caso se complica com uma gravidez e para que a lei, baseada em uma moral que já se findou, não lhe tire a filha, procura uma conhecida, sua amiga, a fim de provocar um aborto de forma a não se comprometer.

Vê-se bem que na intromissão da "curiosa" não houve nenhuma espécie de interesse subalterno, não foi questão de dinheiro. O que houve foi simplesmente camaradagem, amizade, vontade de servir a uma amiga, de livrá-la de uma terrível situação.

Aos olhos de todos, é um ato digno, porque, mais do que o amor, a amizade se impõe.

Acontece que a sua intervenção foi desastrosa e lá vem a lei, os regulamentos, a polícia, os inquéritos, os peritos, a faculdade e berram: você é uma criminosa! Você quis impedir que nascesse mais um homem para aborrecer-se com a vida!

Berram e levam a pobre mulher para os autos, para a justiça, para a chicana, para os depoimentos, para essa via-sacra da justiça, que talvez o próprio Cristo não percorresse com resignação.

A parteira, mulher humilde, temerosa das leis que não conhecia e amedrontada com a prisão, onde nunca esperava parar, mata-se.

Reflitamos, agora; não é estúpida a lei que, para proteger uma vida provável, sacrifica duas? Sim, duas porque a outra procurou a morte para que a lei não lhe tirasse a filha. De que vale a lei? 
 

Após Fabiana Câmara, a mesa-redonda prosseguiu com Fernando Santana, que falou sobre a poetisa brasileira Francisca Júlia: a musa quase impassível. “Apesar de ter participado da estética parnasiana, ela mostrou em suas obras que tinha conteúdo, que suas poesias não tinham somente forma, oscilando, inclusive, para o Simbolismo”, ressaltou Fernando. “Francisca Júlia ainda buscou não repetir uma poesia pré-existente, como a da tríade parnasiana (Alberto de Oliveira, Raimundo Corrêa e Olavo Bilac), porque tentou ser ela mesma e ganhar um lugar de destaque no mundo dos livros e da literatura”, complementou.  

Da obra poética Mármores-Musa Impassível I  
 

Musa! Um gesto sequer de dor ou de sincero

Luto jamais te afeie o cândido semblante!

Diante de um Jó, conserva o mesmo orgulho, e diante

De um morto, o mesmo olhar e sobrecenho austero. 

Em teus olhos não quero a lágrima; não quero

Em tua boca o suave o idílico descante.

Celebra ora um fantasma angüiforme de Dante;

Ora o vulto marcial de um guerreiro de Homero. 

Dá-me o hemistíquio d'ouro, a imagem atrativa;

A rima cujo som, de uma harmonia crebra,

Cante aos ouvidos d'alma; a estrofe limpa e viva; 

Versos que lembrem, com seus bárbaros ruídos,

Ora o áspero rumor de um calhau que se quebra,

Ora o surdo rumor de mármores partidos. 
 
 

A palestra foi encerrada com as palavras do professor Robson, que trouxe a história de Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, para apresentar ao público. Ponciá era uma escrava que tinha o sonho de compreender sua identidade. Não entendia a origem de seu primeiro nome, mas sabia que seu sobrenome remetia ao antigo dono da terra onde trabalhava. A garota não passava por debaixo do arco-íris com medo de mudar de sexo (crença popular) e se mostrava diferente desde criança, principalmente por sua semelhança física com o avô Vicêncio, que, num momento de loucura e de inconformidade diante da escravidão que ainda perdurava, mata a esposa e se mutila, cortando o próprio braço. E é esse braço cotó que Ponciá imita desde pequena. “Quando Ponciá Vicêncio viu o arco-íris no céu, sentiu um calafrio. Diziam que quem passasse por debaixo do arco-íris virava menino”, trecho do livro.  

Para a estudante do 7º período de Psicologia da Católica Bárbara Mirela da Silva (22), a mulher ainda é a principal vítima dos preconceitos e injustiças da sociedade, o que tem um caráter histórico. Mas, felizmente, elas estão lutando contra isso. “A gente tem as delegacias da mulher, podemos participar de debates e já temos muitos direitos a nós conferidos pela Constituição. Só que essa luta ainda está longe de terminar”, ressaltou a estudante. E fica a conhecida frase de Simone de Beauvoir para reflexão: “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”. Com outras palavras, a feminilidade é um traço que se desenvolve na mulher desde os primeiros anos de vida, mas seu destino de mulher vai depender de sua educação e do meio onde vive.

Palestra aborda a importância social da educadora
Por Tiago Cisneiros

A 7ª Semana da Mulher da Católica realizou, nesta terça-feira (3), a palestra “A Mulher Educadora como Construtora da Paz”, ministrada pela professora Maria do Carmo Sousa Motta, coordenadora do curso de Pedagogia da Unicap. O evento aconteceu no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B, entre 16h50 e 18h20.

A palestra foi aberta pela professora do curso de Letras Elizabeth Siqueira, uma das organizadoras da Semana da Mulher. Ela explicou sobre a programação dos próximos dias do evento e convidou os espectadores a participarem das demais iniciativas da Semana.

A professora Maria do Carmo tratou sobre a atuação feminina na história. Durante a palestra, ela buscou diversos exemplos de mulheres que tenham se destacado em suas contribuições à sociedade. Entre os nomes citados, estiveram Maria (Nossa Senhora), Santa Mônica (mãe de Santo Agostinho), Santa Catarina de Sena, Irmã Dulce (brasileira que construiu uma das maiores instituições filantrópicas do Brasil), Madre Teresa de Calcutá, Emília Ferreiro (psicóloga e pedagoga argentina, com trabalhos na área de alfabetização infantil), Santa Catarina, Luísa de Marillac e a Irmã Dorothy Stang (assassinada no Pará, por defender os direitos dos mais pobres, contra os latifundiários da região). A palestrante destacou, ainda, a importância das milhões de mulheres anônimas que se dedicam, diariamente, ao trabalho, aos parentes e ao mundo. “O instinto materno transpõe os limites de uma só família; ele alcança toda a família humana”, disse.

A apresentação contou, ainda, com referências aos atuais problemas da civilização – violência, fome, injustiça social, racismo, desigualdades econômicas, entre outros – e aos equívocos das novas gerações – supervalorização do corpo e imediatismo. A professora Maria do Carmo apontou que a solução para essas questões reside na atitude de “reconhecer Deus e Jesus Cristo como meio e fim do nosso agir”. Os comportamentos estabelecidos pelos meios de comunicação, também, foram criticados pela palestrante. “Reconstruir a família, que, hoje, está esvaziada, é o caminho certo para resolver essa dificuldade social”, declarou. Maria do Carmo contestou, ainda, certas condutas do movimento feminista: “O feminismo, muitas vezes, extrapolou seus ideais e terminou incorporando os mesmos erros praticados pelo machismo”.

Após a palestra, Maria do Carmo realizou uma homenagem à colega Rachel de Hollanda Costa, ex-coordenadora do curso de Letras da Católica falecida em novembro de 2008. “Ela representa o universo de educadoras. É um exemplo na defesa da paz e da harmonia e da promoção do espaço para todos no contexto social”, declarou. Em seguida, foram exibidos slides com fotos e depoimentos escritos por familiares (irmãs e sobrinhas), alunos e colegas da professora homenageada. Um texto elaborado pela palestrante, sobre a atuação e a conduta da amiga de profissão, encerrou a apresentação. Ao término do evento, professores e funcionários da Unicap, colegas da professora Rachel de Hollanda, estavam, visivelmente, emocionados com a homenagem.

Sobre a importância social das educadoras, a professora Maria do Carmo destacou: “Mais do que qualquer profissional, ela tem uma responsabilidade muito grande como construtora da paz. Precisa ser mediadora e protagonista da paz, em um mundo de tanta violência e injustiça”. “Através do seu testemunho, o educador pode ser um construtor de paz e esperança, mas, também, pode matar sementes de vidas, expectativas e o sentimento de paz da humanidade”, concluiu.

No auditório do CTCH, foi realizada, também, uma exposição de livros, organizada pelo Movimento em Defesa do Livro Pernambucano. Dezenas de obras, sobretudo voltadas à figura feminina, foram apresentadas ao público.

Livro de professor da Católica conta parte da história recente da Igreja no Nordeste
Por Jaime Mitchell

“Rilke (um dos mais importantes poetas de língua alemã do século XX) nos ensinou que a obra de arte é fruto de uma necessidade, de um desejo profundo, sem a qual a nossa vida não teria sentido. Eis aqui, leitor, uma obra necessária”. Este é o fim do prefácio do livro “Onde está o povo, aí está a Igreja?”, do professor Newton Darwin de Andrade Cabral. Escrito pela professora Sylvana Brandão (UFPE), o prefácio aborda a função do historiador e o sentido da História, e a partir deles, compartilhando suas respostas, discorre sobre preocupações que ela percebe presentes no professor Newton que, em sua obra, pesquisa e relata uma parte da história da Igreja Católica no Nordeste.

“Onde está o povo, aí está a Igreja?” tem como subtítulo “História e memórias do Seminário Regional do Nordeste II, do Instituto de Teologia do Recife e do Departamento de Pesquisa e Assessoria” e analisa o contexto civil e eclesial a partir dos quais essas instituições foram criadas, como funcionavam e o fim de cada uma delas. Após o Concílio Vaticano II, realizado pela Igreja Católica entre 1962 e 1965, um novo modelo de igreja foi desenvolvido a partir de sua definição como Povo de Deus.

Com o ideal de formar o povo de Deus foram fundadas, em Pernambuco, as três instituições, embora a primeira delas tivesse abrangência mais ampla, uma vez que se destinava às dioceses existentes no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas – o Regional Nordeste II, da CNBB. “O Seminário Regional do Nordeste II (SERENE II), o Instituto de Teologia do Recife (ITER) e o Departamento de Pesquisa e Assessoria (DEPA) formavam agentes que atuariam nos movimentos e pastorais da Igreja Católica, com uma atuação que incidia, também, na sociedade civil”, explica o professor Newton.

Dessas instituições participaram diversos segmentos, pois elas formavam conjuntamente pessoas para os ministérios eclesiais, inclusive para os não-ordenados, assim, não atingia apenas seminaristas. As três existiram paralelamente, tendo sido o SERENE II o primeiro a iniciar suas atividades, em 1965, funcionando em Camaragibe, no prédio que hoje abriga a Faculdade de Odontologia, da UPE.

Em sintonia com os novos tempos e após numerosas discussões e troca de correspondência com Roma (que enviou um representante seu para discutir a questão com os bispos interessados), os seminaristas deixaram o prédio construído para abrigar 450 estudantes, e foram morar, em pequenos grupos, em casas de bairros populares, o que ensejou a existência de um centro de estudos, necessidade que conduziu à criação do ITER, em 1968. Para atender pedidos de candidatos ao sacerdócio que desejavam estudar Teologia sem abandonar seus ambientes de atuação, foi criado o DEPA, que funcionou de 1977 a 1990 e atingiu outros grupos, notadamente o das religiosas.

Na marcha da história, a Igreja foi retomando alguns aspectos do modelo anterior ao do Concílio Vaticano II – o de Trento – o que conduziu à inviabilidade daquelas instituições que acabaram sendo fechadas a partir de decreto do Vaticano, em 1989. Por estarem próximas ao povo, a ordem de fechamento repercutiu e provocou manifestações, tais como vigílias e passeatas. A imprensa brasileira noticiou o fato. Após o fechamento do SERENE II e do ITER, o DEPA, que já dava sinais de exaustão, funcionou por apenas mais um ano.

O professor Newton Cabral realizou suas pesquisas em documentos dos arquivos das instituições, sobretudo nos do ITER e do SERENE II, que foram transferidos para João Pessoa, quando lá foi reaberto um seminário destinado a absorver parte dos seminaristas que nele continuariam seus estudos. Além disso, entrevistou 41 pessoas envolvidas com as instituições, tendo, para tanto, realizado viagens pelo interior de Pernambuco, para o Estado da Paraíba e para as cidades de Natal, Belo Horizonte e Brasília. O livro é fruto da sua Tese de Doutorado em História, pela Universidade Federal de Pernambuco. Para ele, transformar a tese em livro ajuda a “dar conhecimento ao grande público sobre o assunto”. A obra conta com um índice onomástico no qual são encontrados os nomes das pessoas citadas e as páginas nas quais elas aparecem.  

Esse é o primeiro livro do professor Newton Cabral que tem artigos em revistas, participou da organização de livros e publicou capítulos em coletâneas. O lançamento será no dia 19, às 19h, no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B, da Universidade Católica de Pernambuco. No lançamento dialogarão sobre a obra o próprio autor, a professora Sylvana Brandão, que escreveu o prefácio, e o Coordenador Geral de Pós-graduação da Católica, professor Degislando Nóbrega, que fez o comentário da obra na orelha da publicação.

O professor Newton Cabral trabalha na Católica há 22 anos. Foi professor do curso de Filosofia, chefe do departamento de História e coordenador do curso de História; essa última função foi exercida até janeiro de 2009. Atualmente ensina na Graduação em História e no Mestrado em Ciências da Religião.    

Professor de Jornalismo da Católica fala sobre projeto na TV Universitária
Por Tiago Cisneiros

Na próxima sexta-feira (6), o professor do curso de Jornalismo da Católica Alexandre Figueirôa vai participar do programa Opinião Pernambuco, da TV Universitária (canal 11). Na ocasião, ele falará sobre o projeto “Transgressão em Três Atos”, que realiza junto a Stella Maris e Cláudio Bezerra, também docentes de Jornalismo da Universidade.

“Transgressão em Três Atos” é um estudo sobre os grupos de teatro Hermilo Borba Filho, Teatro Popular do Nordeste e Vivencial Diversiones, responsáveis por inovações estéticas e comportamentais no período da ditadura militar. O projeto foi aprovado, recentemente, no Funcultura, fundo de financiamento cultural do Governo de Pernambuco. Na edição desta terça-feira (3) do Jornal do Commercio, o projeto estampou a capa do Caderno C. Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no Boletim Unicap do dia 10 de fevereiro de 2009 .

O programa Opinião Pernambuco é transmitido ao vivo, de segunda a sexta-feira, a partir das 20h. A apresentação e a direção são assinadas por Cristiano Ramos. A pauta da sexta-feira é, sempre, voltada às áreas de arte e cultura. Confira a programação-base dos demais dias de transmissão:

Segunda-feira: Política e Economia

Terça-feira: Mídia e Educação

Quarta-feira: Assuntos da atualidade

Quinta-feira: Saúde e Comportamento

C.A de Filosofia promove tri-álogo sobre mulher, sociedade e filosofia
Por Tiago Cisneiros

 O “Tri-álogo Mulher, Sociedade e Filosofia: em debate”, promovido pelo Centro Acadêmico de Filosofia da Católica, começou na última terça-feira (3), com mesa-redonda sobre Hannah Arendt e Adela Corti. O evento, realizado com o apoio do curso de Filosofia da Unicap e da União de Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto, segue até quinta-feira (5), sempre a partir das 17h, na sala 311 do bloco B da Universidade.

Segundo a organização do “Tri-álogo”, a programação conta com “debates sobre a mulher na história e suas atuais participações políticas, a mulher na filosofia e os desafios até hoje encontrados, entre outras questões”.

Nesta quarta-feira (4), uma mesa-redonda discutiu o Movimento de Mulheres na China. Na quinta-feira (5), haverá a exibição do filme “Cidade das Mulheres”, encerrando o evento.

Católica promove lançamento de livro em comemoração aos 80 anos de Arcoverde
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco, juntamente com o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação e à Prefeitura Municipal de Arcoverde, promove o lançamento do livro “Ícones – Patrimônio Cultural de Arcoverde”, de Roberto Moraes. A obra tem edição de texto de Verônica Brayner, coordenadora do curso de Relações Públicas da Unicap, revisão textual da professora Neide Mendonça e projeto gráfico e editoração eletrônica do professor Breno Carvalho.

O lançamento no Recife acontecerá nesta quinta-feira (5), a partir das 19h30, no auditório G2 da Católica. Em Arcoverde, o evento está marcado para a sexta-feira (6), a partir das 19h30, no salão nobre do Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde.

 “Ícones – Patrimônio Cultural de Arcoverde” está dividido em três capítulos: A Cidade, Personalidades e A Cultura. O livro traz fotografias antigas e recentes do município e de seus personagens, ora em cenários cotidianos, ora em momentos importantes de sua história. As imagens são acompanhadas por breves textos explicativos, sobre os locais da cidade ou a história dos seus principais habitantes.

A lista dos jornais que circularam no município, desde 1921 até hoje, e uma lista de seus escritores importantes são algumas das curiosidades do livro. A obra é encerrada pelo Hino Municipal de Arcoverde e pelo poema “Revivendo – a Roberto Moraes”, da professora Verônica Brayner, coordenadora de Relações Públicas da Católica.

Arcoverde, o município

“Ícones – Patrimônio Cultural de Arcoverde” é uma obra comemorativa dos 80 anos de fundação do município. Anteriormente, chamada de Rio Branco, em referência ao barão de mesmo nome, a cidade foi rebatizada em 1943, para homenagear o primeiro Cardeal da América Latina, o Cardeal Arcoverde.

Arcoverde é conhecida como o “portal do sertão pernambucano”. Entre suas atrações turísticas, estão o Cinema Rio Branco – o mais antigo em funcionamento do Brasil (fundado em 1917) -, as pinturas rupestres na Fazenda Araras e a Casa do Cardeal Arcoverde, que exibe as memórias do religioso. A orquestra Super Oara e as bandas Cordel do Fogo Encantado, Lábios de Mel e Noda de Caju são frutos da tradição cultural do município.

Carteiras de estudante podem ser feitas até dia 16 na Católica
Por Tiago Cisneiros

O guichê da União Nacional de Estudantes (UNE), montado no hall do bloco G para a confecção das carteiras de estudante 2009, segue em funcionamento até o dia 16 de março.

A carteira de estudante 2009 custa R$ 12,00. Os interessados devem preencher e entregar o formulário de dados pessoais – disponível no guichê da UNE –, apresentar o comprovante de matrícula deste ano e fornecer uma foto ¾ recente.

A carteira da UNE tem validade nacional e concede meia-entrada em cinemas, teatros, shows, museus e jogos, entre outros estabelecimentos. Mais informações podem ser obtidas no site www.une.org.br.

Católica está com inscrições abertas até 31 de março para 18 cursos de especialização

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de abril de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:

1. Administração Esportiva

2. Catequese

3. Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil

4. Coordenação pedagógica

5. Patrimônio Histórico: Preservação e Educação

6. Ciências Criminais

7.Direito Processual Civil

8. Direitos Humanos

9. Educação Especial

10. Educação Infantil

11. Ensino de Matemática

12. Gerenciamento de Projetos de Tecnologia

13. Gestão Educacional

14. História e Cultura Afro-brasileira

15. Relações Internacionais na Era da Globalização

16. Serviço Social na Área de Saúde

17. Sexualidade Humana

18. Tecnologia Assistiva

Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, a partir de abril, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.

As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.

A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).

Segundo a Profª Drª Maria de Lourdes Nóbrega, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.

Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.

Os documentos exigidos são:

  • Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.
  • Originais e cópias do documento de identidade e CPF.
  • Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato. 

Serviço

Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br

Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.

Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.

Católica lança primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste

A Universidade Católica de Pernambuco lança o primeiro curso de pós-graduação em Administração Esportiva do Norte e Nordeste, respaldado por estudos e pesquisas específicas desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) locais.

No Brasil, há oferta apenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As perspectivas de médio e longo prazos da Indústria do Esporte no Nordeste já justificam cursos formadores de gestores especializados.

O mercado esportivo pertence à industria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e pelo maior número de empregos no mundo. O futebol mundial movimenta mais de 250 bilhões de dólares. No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela FGV (Maio 2002), o número estimado da indústria de esporte está por volta de 25 bilhões de dólares e o crescimento anual deste setor ultrapassa os 10%.

O objetivo do curso é capacitar graduados para a utilização dos conceitos, métodos e técnicas da administração na gestão esportiva – Clubes de Futebol, Associações Esportivas, Universidade e Faculdades, Instituições Públicas e Academias. O curso busca ainda, formar especialistas em Administração Esportiva visando atender a um mercado em crescente desenvolvimento. A Indústria do Entretenimento, em particular a dos Esportes, vista como um negócio rentável irá requerer, cada vez mais, gestores profissionais capazes de obter resultados econômico-financeiros em associações esportivas, de acordo com seus objetivos estatutários.

O Corpo Docente será constituído por professores e pesquisadores (doutores, mestres e especialistas) vinculados à Universidade Católica de Pernambuco e a outras IES locais, os quais, além da formação acadêmica, possuem experiência profissional relativa às suas correspondentes áreas de concentração.

O curso será realizado no bloco J, em salas climatizadas, com data-show, TV e som. As aulas serão aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O investimento é de 18 mensalidades de R$ 290,00.

O certificado de pós-graduação em Nível de Especialização "Lato Sensu" de Administração Esportiva será fornecido pela Universidade Católica de Pernambuco aos alunos que atenderem aos critérios de aprovação estabelecida no regulamento do curso.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no www.unicap.br. Mais informações sobre o curso de pós-graduação em Administração Esportiva pelos telefones (81) 2119.4134 e 2119.4244 e pelo e-mail: salesvidal@unicap.br.

Fotógrafo francês faz palestra sobre história do retrato nesta sexta na Aliança Francesa

Com informações da Assessoria de Comunicação da Aliança Francesa

A imagem fotográfica e, mais especificamente, o retrato é a base do trabalho de Alain Rivière, fotógrafo parisiense radicado na Alemanha. O artista francês abre a programação cultural da Aliança Francesa do Recife nesta sexta-feira (06), às 19h, com a inauguração da exposição da série Bloco dos Sonhos e com a conferência sobre a História do Retrato Fotográfico. O evento, que antecipa as iniciativas culturais em torno do Ano da França no Brasil, é aberto ao público.

A estreia da exposição sobre o Bloco dos Sonhos de Alain Rivière no Recife não acontece ao acaso. Em 2008 ele foi convidado pela organização do Festival de Inverno de Garanhuns para acompanhar o evento. Durante a experiência ele fotografou habitantes da região registrando a geografia humana desenhada nos rostos e fisionomias dos agrestinos.

Ao escolher o retrato, Rivière evoca a tradição da arte fotográfica ao mesmo tempo em que a atualiza na pós-produção a ideia do duplo tão comum ao pensamento contemporâneo. Todas as fotos são em preto e branco e as fotomontagens enfatizam o aspecto lúdico, fantasioso e ilusório que existe no bloco carnavalesco. Ao todo serão apresentadas 30 imagens que ficarão expostas no casarão da Aliança Francesa durante o mês de março.

Alain Rivière tem vários livros publicados e já participou de diversas exposições individuais na Alemanha, Inglaterra, Romênia e Hungria. Ele nasceu em Paris e estudou História da Arte e da Fotografia. Em 1991 radicalizou-se em Berlim, onde trabalhou por muito tempo na documentação fotográfica da capital alemã.

Conferência: História do Retrato Fotográfico

Partindo do advento da fotografia e do retrato na metade do século XIX, Alain Rivière traçará em francês o percurso e o impacto desta expressão artística na sociedade e no homem moderno. Partindo de artistas como Félix Nadar, Julia Margaret Cameron, August Sander, Gisèle Freund e Man Ray, Rivière abordará questões ligadas à linguagem da fotografia e a sociedade da imagem. Haverá também o debate sobre a evolução dos dispositivos e a mudança na sensibilidade do olhar. Ele afirma ainda que serão discutidos a utilização do retrato na vida privada e pública, o desenvolvimento das técnicas fotográficas e o legado artístico dos grandes fotógrafos.

Bolsasde doutorado e pós-doc na Alemanha

Com informações da Assesoria de Comunicação do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Centro Alemão Aeroespacial (DLR) estão oferecendo três bolsas de doutorado e uma de pós-doutorado na área espacial, bem como uma bolsa de pós-doutorado em energia.

O prazo para candidaturas às vagas na área espacial encerra-se em 30 de abril, enquanto a vaga de energia será preenchida assim que um candidato for aprovado.

É indispensável o domínio de inglês e desejável o de alemão.

Para saber as especificações de cada vaga, consulte os editais 33, 36, 37, 38 e 39 na página do DAAD.

Para saber mais sobre o programa e para acessar o formulário de candidatura, visite a página www.daad.de/dlr

Atenção: Solicitações de esclarecimentos devem ser encaminhadas para Mr. Peter Röhlen (DAAD Bonn): roehlen@daad.de

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento superior a 280 milhões de euros e mais de 56 mil estudantes, docentes, pesquisadores e gestores, alemães e estrangeiros,  fomentados anualmente.

O DLR dedica-se a trabalhos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas da aeronáutica, pesquisas espaciais, transportes e energia. Como agência espacial da Alemanha, cabe ao DLR o planejamento e a implementação do programa espacial alemão.

Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais com inscrições abertas

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais. O candidato deve preencher o formulário via Internet no www.unicap.br, entre 16 e 20 de março, onde também está disponível o edital, assim como a relação da documentação necessária que deve ser entregue na Secretaria da Pró-reitoria Acadêmica, localizada na Rua Almeida Cunha, nº 245, bairro da Boa Vista,  sala 003 do térreo do Bloco G4. O horário de atendimento vai das 8h30 às 10h30 e das 14h30min às 16h30min. Estão sendo oferecidas doze vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.   

Diretório Acadêmico da Católica realiza Semana do Estudante de Administração
Por Tiago Cisneiros

O Diretório Acadêmico de Administração da Católica promove, entre 10 e 12 de março, a I Semana do Estudante de Administração da Unicap (Seau). A iniciativa é fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PE) e a coordenação do curso de Administração.

Palestras e minicursos fazem parte da programação da I Semana do Estudante de Administração da Unicap. Os eventos acontecem nos turnos da manhã e da noite. Todas as atividades valem como carga horária complementar aos estudantes.

Mais informações podem ser obtidas pelos fones (81) 9642 4173 e (81) 8782 3099.

Inscrições para MBA em Planejamento e Gestão de Eventos vão até 3 de abril
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, a partir do dia 27 de abril, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 3 de abril. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 8 de abril.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 13 a 17 de abril, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Pastoral abre inscrições para o sacramento do crisma
Por André Amorim

A Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco está realizando, no térreo do bloco A, sala 014, as inscrições, gratuitas, para o sacramento do crisma. Com início previsto para a segunda quinzena do mês de março, as reuniões serão realizadas uma vez por semana e têm duração prevista de um ano.

Entre os objetivos dos encontros estão: formar pessoas sempre mais preparadas para o enfrentamento da vivência de uma fé comprometida com os outros, o amadurecimento de um modelo de igreja comprometido com o mundo, a história e a sociedade, além de refletir sobre a vocação cristã nos seus mais diversos modelos.

A pastoral oferece para os interessados os seguintes horários: segundas-feiras das 19h às 20h; terças-feiras das 17h às 18h; quartas-feiras das 9h30 às 10h30 ou das 19h às 20h e quintas-feiras das 11h às 12h.

Outras informações pelos telefones: 2119-4238 ou 2119-4394.

Programa Universidade não tem idade está com inscrições abertas
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre março e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G
 
Do gênero violência à violência de gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G
 
Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G
 
“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G
 
Direito a alimentos: Garantias Constitucionais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G
 
Sexualidade no amadureSer
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 03/03/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: 824 - bloco B
 
Orientações de Postura: você anda, senta e dorme direito?
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 135,00
Professora: Francisca Maria Alves da Mota
Início do curso: 04/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 401 - bloco G4
 
Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B
 
Ativando a memória: você se lembra?
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B
 
Drogas: quando o beco encontra uma saída
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 09h às 12h
Sala: 824 - bloco B
 
Quem não se comunica se complica
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B
 
No stress: técnicas de massagens terapêuticas
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 105,00
Professor: Marcos André dos Santos
Início do curso: 03/03/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 501 - bloco G4
 
Xadrez para iniciantes
Vagas*: 25
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Sousa Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D
 
Introdução à Microinformática
Vagas*: 20
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G
 
Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: 02/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI
 
Produza o seu próprio combustível: o Biodiesel a partir do óleo de fritura
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 90,00
Professores: Valdemir Alexandre e Maria Helena P. Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D
 
Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A
 
(Re)visitando o centro: veja o Recife com outros olhos
Vagas*: 40
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório do Unicap Júnior
 
Viajando na melhor idade
Vagas*: 40
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior
 
Relações Humanas: a alma do negócio
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório do Unicap Júnior
 
Como aplicar bem seu dinheiro
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 13h às 17h
Sala: Laboratório 03 do CTI
 
Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Júnior
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B
 
Sacramentos: sinais de vida e de esperança
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B
 
Igreja: da construção de pedra à comunidade viva
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B
 
Nascimento do Cristianismo: Introdução ao Novo Testamento
Vagas*: 40
Carga horária: 20 h/a
Valor: R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B
 
No princípio era o mito: a dimensão simbólica da vida
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B
 
Ética e Bioética: desafios atuais
Vagas*: 30
Carga horária: 15 h/a
Valor: R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Ermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: 01/04/2009
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B
 
Compreenda melhor a sua família
Vagas*: 30
Carga horária: 30 h/a
Valor: R$ 175,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 02/03/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 208 - bloco B

Católica promove curso de extensão em Teologia para Leigos
Por Tiago Cisneiros

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco vai oferecer, de março a junho, o curso de extensão em Teologia Pastoral para Leigos e Leigas. As inscrições estarão abertas do dia 10 de fevereiro  até o dia 27 de fevereiro, pelo site www.unicap.br ou na Pró-reitoria Comunitária da Católica, localizada na sala 003, no térreo do bloco B (das 8h às 12h e das 14h às 17h).

O curso está distribuído em quatro minicursos, que passam a integrar, no semestre letivo 2009.1, o programa “Universidade não tem idade”, promovido pela Unicap e coordenado pelo Prof. Dr. João Luiz Correia Junior, da Pastoral da Católica. A coordenação do curso é do Padre Antonio Raimundo Sousa Mota.

“A idéia surgiu a partir da necessidade e do desejo de leigos da Arquidiocese de Olinda e Recife de obter uma maior formação pastoral. Então, o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o Padre Antonio Mota, junto ao Curso de Teologia e à Pastoral, decidiram criar esse curso”, explica João Luiz.

Os quatro minicursos serão ministrados por professores da graduação em Teologia e do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap. Haverá disponibilidade nos turnos da tarde e da noite. Cada minicurso possui duração total de 20 horas e irá  custar R$ 100. Confira as opções:

Quinta-feira, entre 14h e 15h40:

A Igreja: da construção da pedra à comunidade viva – Estudo a partir dos Atos dos Apóstolos

Professor: Ms. José Artur Tavares Brito

Duração: de 05 de março a a 04 de junho.

Quinta-feira, entre 16h e 17h40:

Sacramentos: sinais de vida e de esperança – Enfoque bíblico-teológico

Professor: Dr. Pe. Luiz Alencar Libório

Duração: de 05 de março a 04 de junho.

Quarta-feira, entre 18h30 e 20h10:

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da fé: O debate atual – Enfoque bíblico-teológico

Professor: Dr. João Luiz Correia Junior

Duração: de 04 de março a 03 de junho.

Quarta-feira, entre 20h20 e 22h10:

Nascimento do Cristianismo – Introdução ao Novo Testamento

Professor: Dr. Cláudio Vianney Malzoni

Duração: de 04 de março a 03 de junho.

Mais informações:

Coordenação da Pastoral: (81) 2119 4238

Pró-reitoria Comunitária: (81) 2119 4140 – Sala 003 do bloco B

Prof. João Luiz, coordenador geral do “Universidade não tem idade”: (81) 2119 4140.

Católica promove minicurso de canto litúrgico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Apostolado Litúrgico, promoverá minicurso de “Cantos do Hinário Litúrgico da CNBB para o Tríduo Pascal”. A iniciativa pretende capacitar e aprimorar os agentes pastorais que trabalham com música nas cerimônias religiosas.

O minicurso será ministrado por uma equipe mista de agentes pastoralistas da Pastoral da Universidade Católica e do Apostolado Litúrgico (padres, religiosos e leigos). As aulas acontecerão de 16 a 19 de março, das 19h às 21h30, no auditório G1 (primeiro andar do bloco G da Unicap). O investimento total é de R$ 15,00.

As inscrições para o minicurso já estão abertas e prosseguem até a semana anterior ao início das aulas. Os interessados devem comparecer à Loja do Apostolado Litúrgico, à Pastoral da Unicap ou à Pró-reitoria Comunitária da Universidade.

Serviço
Locais de inscrição e informações:

Loja do Apostolado Litúrgico
Endereço: Avenida Dantas Barreto, n. 1000
Fone: (81) 3224 4259

Pastoral da Unicap
Localização: térreo do bloco A da Católica, sala 014
Fone: (81) 2119 4238

Pró-reitoria Comunitária da Unicap
Localização: térreo do bloco B da Católica, sala 003
Fone: (81) 2119 4146

Católica vai abrir inscrições para estacionamento
Por Tiago Cisneiros

Nos dias 9 e 10 de março, os alunos da Católica poderão garantir o acesso ao estacionamento da Universidade, para o período 2009.1. O cadastramento acontecerá no auditório G2, localizado no 1º andar do bloco G, das 8h30 às 20h30.

Os documentos necessários para a inscrição são:
Exibição do original da carteira de identidade.
Original e cópia do certificado de propriedade do veículo (CRV).
Caso esteja vinculado ao nome do cônjuge, pai, mãe, irmão ou empregador do aluno, será exigida uma procuração ou declaração com firma reconhecida em cartório, autorizando o uso do automóvel.
Se o veículo pertencer a alguma empresa, a procuração ou declaração deverá estar acompanhada de cópia do contrato social, a fim de se verificar a regularidade da representação.

Se o aluno foi usuário do estacionamento no período 2008.2, é necessária a renovação do vínculo. Confira os documentos solicitados:
Exibição do original da carteira de identidade.
Original do certificado de propriedade do veículo.

O acesso ao estacionamento será permitido, exclusivamente, aos carros que possuírem o adesivo colado ao para-brisa. No caso das motocicletas, o condutor deverá apresentar a carteira de autorização referente à inscrição como usuário. O adesivo e a carteira de autorização serão concedidos no ato do cadastramento.

O estacionamento da Universidade Católica de Pernambuco está localizado na Rua Almeida Cunha, em frente à entrada do bloco G. A capacidade total é de 350 carros e 40 motos.

Inscrições abertas para Grupos Artísticos
Por Lílith Perboire

Os interessados em fazer parte dos grupos artísticos da Católica já podem se inscrever na CAC, sala 002, térreo do bloco B, e aguardarem a convocação para o teste de aptidão. As inscrições começaram no dia 2 de fevereiro e irão até o dia 13 de março.

O MPB-Unicap, que foi criado em 1983, tem como grande objetivo interpretar o melhor da música popular brasileira. Nesses 26 anos de trajetória o grupo revelou inúmeros cantores, músicos e compositores no cenário da música popular pernambucana, como André Rio, Riva Lê Boss, Marcílio Bab, dentre outros. Em seus shows o MPB homenageia grandes compositores e intérpretes brasileiros.

Já o grupo de dança Flor de Mandacaru trabalha, exclusivamente, com danças populares da nossa região e pretende divulgar e contribuir para a preservação das nossas raízes culturais. Os ritmos apresentados pelo Mandacaru são pastoril, xaxado, xote, forró, coco, ciranda, caboclinhos, maracatu, bumba-meu-boi e claro, o frevo.

O grupo Wave –Unicap surgiu há sete anos para resgatar a apreciação pela música instrumental de boa qualidade. Tem o intuito de levar ao público o valor da música instrumental, seja brasileira, preferencialmente, internacional, popular e até erudita, num jeito moderno e descontraído de interpretação.

Tem, ainda, o grupo de Capoeira criado há 26 anos. Mesclando arte, filosofia, luta e dança, o Grupo de Capoeira da Unicap é hoje o mais antigo em funcionamento no estado de Pernambuco.

Em 2003, o grupo passou a ministrar aulas aos portadores de deficiência mental e síndrome de down, que integram o Departamento de Educação da Unicap.

Serviço: A ficha de inscrição estará disponível na sala 002, térreo do bloco B (CAC) de segunda a sexta das 8h às 21h30.

Católica recebe 3o Encontro de Cordelistas e Poetas
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco sediará, no dia 12 de março, o 3o Encontro de Cordelistas e Poetas, promovido pelo grupo Acorda Brasil. O evento será realizado no auditório G2, a partir das 13h30. O público-alvo do encontro são estudantes de escolas públicas municipais e estaduais. No entanto, o estudante Renato Cardoso, um dos realizadores do evento, ressalva: “Esse é o público-alvo, mas ele está aberto a qualquer pessoa que aprecie a poesia e a cultura nordestinas”.

Na ocasião, artistas populares do Recife e do interior vão recitar poemas de sua autoria. Em frente ao auditório G2, serão comercializados livros e cordéis dos escritores participantes. De acordo com a organização do evento, qualquer pessoa pode se inscrever para recitar seus próprios poemas ou cordéis durante o encontro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail acordabrasil@noticiadodia.com, até o dia 2 de março.

É necessário informar nome, telefone de contato e os temas dos textos a serem declamados (máximo de três poemas ou dois cordéis por pessoa). Atenção: os interessados em, apenas, assistir às apresentações não precisam se inscrever. Jair Inácio dos Santos, estudante do quinto período de Direito da Católica e membro do AcordaBrasil, revela a pretensão dos realizadores: “No primeiro encontro, foram cerca de 180 pessoas inscritas. No ano passado, conseguimos cerca de 300 inscritos. Este ano, a ideia é lotar o auditório G2”.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acordabrasil@noticiadodia.com ou pelo fone (81) 8806 3341.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Maria Eduarda de Albuquerque, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MARÇO




ABRIL









MAIO



 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000