A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Assecom

Recife, 10 de fevereiro de 2009 Ano 8

Dom Helder é homenageado na abertura do ano acadêmico da Católica
Por Rebeca Kramer

“Dom Helder veio para ficar. É impossível mostrar-se indiferente diante de sua vida, de seu testemunho. Quem foi esse pequeno grande homem?”, indagou o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens. E, então, a resposta veio clara: “Foi um homem de Deus. O pastor dos pobres. Um homem sem fronteiras, que lutou por um mundo mais fraterno e mais justo”. O hall do bloco A da Unicap, nesta segunda-feira (9), foi palco da celebração pelos 100 anos de Dom Helder Câmara.  A ocasião, que marcou o início do ano letivo de 2009 da Universidade, contou com a presença de professores, alunos, funcionários e admiradores de Dom Helder.

O evento teve início às 17h30, com o MPB Unicap e, aproximadamente às 18h, o jesuíta Creomenes Tenório Maciel cantou louvores católicos em um pequeno palco, acompanhado pelo intérprete da Linguagem de Sinais (Libras), Marcos Gonçalves, que também traduziu gravações de falas e pregações de Dom Helder. Já por volta das 18h30, um enorme painel com a foto do ex-arcebispo de Olinda e Recife, que havia sido afixado na frente do prédio do bloco A, foi iluminado ao som de fogos de artifício.

Dom Helder ainda recebeu mais homenagens: com velas nas mãos, várias pessoas caminharam até a capela da Universidade para a missa de abertura do ano letivo, presidida pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. Na celebração, vários padres proclamaram um trecho do Evangelho de Marcos em diversas línguas (inglês, francês, alemão e espanhol). Dom Helder é reconhecido pelo seu legado e consciência humanitária em vários países, além de que deixou, para o mundo, textos em diversos idiomas.

“O nome de Dom Helder possui uma carga enorme de significados. Ele representava a luta pelos direitos humanos, sobretudo aos mais necessitados. Era uma figura bem quista, porque falava de solidariedade, sinceridade e igualdade. Enfim, valores muito raros para a realidade vivida por nós”, afirmou a coordenadora de Graduação, professora Aline Grego..

Depoimentos:

Falas: “A força profética, de fato, ele tinha. O engajamento, o acolhimento às pessoas que passavam pelas dificuldades do regime militar da década de 60 e 70. Seu testemunho espiritual o torna eterno. Ele, apesar de carregar a conotação de religioso e, teoricamente, ser o retrato do respeito de todos, poderia muito bem sofrer algum tipo de violência e, mesmo assim, não abriu mão de ajudar o próximo, de deixar claro que não deve haver distinção entre os seres humanos”. (Prof. Antonio Carlos, do curso de Filosofia)

“Ícone que lutou pela paz, sem utilizar armas, indicado várias vezes ao Prêmio Nobel da Paz. É um exemplo a ser seguido, independentemente de crença e religião. Mas, num período de ditadura militar, nem mesmo seu status de homem de Deus era páreo para muitos que se diziam os donos da verdade”.(Laíza Costa, 19, estudante do 5o período de Direito)

“As pessoas deveriam, em muitos aspectos, buscar se parecer mais com Dom Helder. Um deles seria na questão do amadurecimento. Ser maduro é importante porque a pessoa possui a capacidade de discernimento entre o que é bom ou ruim e, assim,  passa a amar mais o próximo”. (Profª Albenise de Oliveira, coordenadora  do curso de Psicologia).

Professores de Jornalismo têm projeto aprovado no Funcultura
Por Tiago Cisneiros

O projeto “Transgressão em Três Atos”, elaborado por Stella Maris, Cláudio Bezerra e Alexandre Figueirôa, professores do curso de Jornalismo da Católica, é uma das 230 propostas aprovadas no edital 2008 do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, oferecido pelo Governo do Estado). O estudo conta, ainda, com a participação da estagiária Anamaria Lima, aluna do curso de Jornalismo da Universidade.

Os professores relatam que, no concurso do edital 2008 do Funcultura, foram inscritos 1.189 projetos. Dos 230 aprovados, 16 estão classificados na área de pesquisa cultural. Apenas, dois têm, no teatro, o seu objeto de estudo. A pesquisa “Transgressão em Três Atos” irá abordar os grupos teatrais pernambucanos Hermilo Borba Filho, Teatro Popular do Nordeste e Vivencial Diversiones.

Segundo a professora Stella Maris, o objetivo do projeto é “resgatar os três grupos que foram muito relevantes no trabalho de transgressão estética, política e de costumes”. “Não queremos nos limitar a contar as histórias deles. A ideia é fazer uma análise e uma contextualização dos grupos, assim como revelar sua importância nos tempos em que existiram”, complementa Figueirôa.

O Teatro Popular do Nordeste existiu de 1960 a 1975; o Hermilo Borba Filho, de 1977 a 1981; e o Vivencial Diversiones, entre 1974 e 1982. Apesar do tempo decorrido desde então, Alexandre Figueirôa acredita que esses grupos, ainda, são bastante influentes. “Eles deixaram um eco no atual teatro de Pernambuco”, destaca.

O projeto “Transgressão em Três Atos” será elaborado com base em depoimentos, publicações e pesquisas de jornais. Cada professor se responsabilizará por um dos grupos escolhidos. Figueirôa trabalhará com o resgate do Vivencial Diversiones, do qual fizeram parte o diretor Antônio Cadengue, o agitador cultural Jomard Muniz de Brito e a presidente do Sindicato dos Artistas de Pernambuco, Ivonete Melo. Cláudio Bezerra estudará o Teatro Popular do Nordeste (TPN), que já teve, entre os seus integrantes, Ariano Suassuna e Leda Alves, homenageada do último festival Janeiro de Grandes Espetáculos. Já Stella Maris conhece bem o seu objeto de estudo. Ela, que também é atriz, participou do Hermilo Borba Filho (THBF) de 1977 a 1981, ano em que o grupo acabou, após a morte do diretor Marcus Siqueira. O professor de Artes Cênicas João Dênis – também ator, diretor e cenógrafo – é outro nome conhecido que já atuou pelo THBF.

Para a professora Stella Maris, os três exemplos pernambucanos podem ser comparados com os tradicionais grupos Oficina (SP), Arena (SP) e Opinião (RJ). “A contribuição de transgressão do Teatro Popular do Nordeste, do Hermilo Borba Filho e do Vivencial equivale ao trabalho realizado por esses outros grupos. A diferença é ‘geográfica’: eles tiveram maior visibilidade porque estavam no centro cultural do país”, explica.  

Sobre a iniciativa de elaborar o projeto, Stella esclarece: “A área de teatro é carente de pesquisas. Por isso, eu, Cláudio e Alexandre – que temos ligações afetivas com as artes cênicas – decidimos investir nessa ideia. Queremos aproveitar a oportunidade para dar visibilidade ao que se fez de importante no teatro de Pernambuco”. O professor Cláudio Bezerra revela mais uma pretensão do trabalho: “Para dar reconhecimento a esses grupos pernambucanos, esperamos que, quando concluído, esse estudo se torne um livro”.

Recentemente, a professora Stella Maris foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, pela atuação na peça “Anjos de Fogo e Gelo”. Já Figueirôa é autor de dois livros sobre o tema: “Teatro em Pernambuco”, publicado pela Assembleia Legislativa, como parte da coleção Ícones de Pernambuco, e “Barreto Júnior: o rei da chanchada”, editado pela Fundação Cultura da Cidade do Recife.

Defesa de dissertação de mestrado será prestigiada por presidente do TRT da 6a Região
Por Tiago Cisneiros

A mestranda em Ciências da Linguagem Cláudia Christina Araújo Corrêa de Oliveira Andrade defenderá, nesta quarta-feira (11), a dissertação “Descrições das Sessões Informatizadas de Julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região”. A defesa acontecerá no Anfiteatro da Universidade Católica de Pernambuco, localizado no 3o andar do bloco G4, a partir das 9h.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região,  Eneida Melo Correia de Araújo, estará presente à defesa da dissertação. A banca examinadora será composta pelos professores Virgínia Colares (orientadora), Marígia Aguiar (titular interno) e Alexandre Freire Pimentel (titular externo).

O estudo descreve o sistema informatizado desenvolvido pela equipe de informática do Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região, para auxiliar os julgamentos das sessões de Turma. Na dissertação, Cláudia Christina registra o problema da lentidão da Justiça brasileira, causado, sobretudo, por burocracia (de acordo com pesquisa feita pelo Supremo Tribunal Federal). Ela aponta a informática como uma saída viável a essa dificuldade, devido a sua capacidade de promover agilidade às decisões judiciais. A mestranda considera que a informatização do Judiciário pode ser responsável por uma “verdadeira revolução no modelo atual de prestação jurisdicional”.

Católica dispõe de intérpretes para alunos surdos
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco possui, atualmente, seis alunos surdos. Para facilitar o processo de aprendizagem, os intérpretes Marcos Gonçalves e Jurandir Ferreira acompanham as aulas em que os estudantes estão presentes. Todo o conteúdo é retransmitido por eles, através do sistema de Libras.

Além dos seis alunos surdos, os intérpretes auxiliam um deficiente auditivo parcial, que cursa a graduação em Engenharia Civil.  O intérprete Marcos esclarece a diferença: “Quem tem deficiência auditiva pode se contactar pela língua portuguesa, porque a dificuldade não é total. Os surdos possuem uma cultura própria: a comunicação por Libras”.

Os intérpretes trabalham, diariamente, nos turnos da tarde e da noite. Quatro estudantes surdos estão na graduação em Ciência da Computação. Os outros dois cursam Serviço Social e Engenharia Civil.

Segundo Marcos Gonçalves, a tradução do conteúdo ao sistema de Libras pode ser realizada de três maneiras: simultaneamente, em tópicos ou após a explicação dos professores. “Sempre que podemos, nós tentamos fazer ao mesmo tempo em que o assunto é passado aos demais alunos”, declara.

Marcos relata que começou a se comunicar com os surdos durante a infância, por causa de uma colega de bairro. “Ela era surda. Foi o meu primeiro contato. Depois, fiz um curso de intérprete no Centro de Apoio ao Surdo e uma capacitação técnica pelo Ministério da Educação”. Atualmente, ele trabalha na Universidade Católica e nas escolas Clotilde de Oliveira e Cônego Rochael de Medeiros.

Filipe Trigueiro é um dos estudantes beneficiados com o trabalho dos intérpretes. Ele cursa o 3o período de Engenharia Civil e passa por uma fase interessante. “Filipe tem uma habilidade maior com o português do que os outros alunos. Por isso, até o semestre passado, ele não queria aprender o sistema de Libras, nem ter intérprete. Agora, ele está passando por uma transição muito comum entre os surdos: deixar a língua portuguesa de lado, para se acostumar ao uso constante das Libras”, explica Marcos, que começou a auxiliar o jovem no início deste ano.

A Universidade Católica de Pernambuco está em processo de contratação de mais um intérprete. A iniciativa visa a melhorar o acompanhamento individual aos alunos surdos.

Católica vai sediar 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito
Por André Amorim

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a Universidade Católica irá sediar o 20º Encontro Regional dos Estudantes de Direito (ERED). O evento, articulado pelo D.A., com o tema “A luta pela efetivação dos direitos humanos no Nordeste”, faz parte do calendário oficial de comemoração dos 50 anos do curso de Direito da Unicap.

Além de facilitar a integração entre os futuros bacharéis, outro intuito do encontro, que deve contar com, segundo estimativa da organização, 500 estudantes dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é a troca de conhecimento sobre a realidade jurídica de cada estado. Para Carla Varea Guareschi, presidente do D.A. de Direito, a realização desse encontro na Universidade é motivo de comemoração. “Esse é um encontro construído pelos estudantes e para os estudantes”, ela enfatiza.

Outras informações no site do D.A. de Direito: www.dafesc-unicap.com

Fé e Alegria seleciona alunos para pré-vestibular
Por Tiago Cisneiros

Nesta segunda-feira (9), a Fundação Fé e Alegria, parceira da Universidade Católica de Pernambuco, realizou o processo de seleção para o seu curso pré-vestibular. Dos 725 estudantes inscritos - todos da rede pública de ensino -, 250 serão escolhidos. Desse montante, 80 vagas são reservadas a alunos do Liceu de Artes e Ofícios.

O processo de seleção consistiu em dez questões de português e dez de matemática. O resultado será divulgado nesta sexta-feira (13), no quadro de avisos em frente ao espaço do Fé e Alegria (sala 001, no térreo do bloco B da Católica). Durante a próxima semana, os estudantes aprovados deverão apresentar a documentação exigida para a matrícula.

O início do curso pré-vestibular está previsto para a primeira semana de março. As aulas, ministradas por alunos das licenciaturas da Católica, prosseguem até novembro, período dos principais vestibulares de Pernambuco.

O curso pré-vestibular oferece aulas de todas as disciplinas exigidas nos vestibulares: Português, Matemática, Geografia, História, Química, Física, Biologia e Línguas Estrangeiras. No ano passado, dos 190 alunos inscritos no cursinho, 52 foram aprovados no exame da Universidade de Pernambuco (UPE). Outros oito estudantes ficaram na lista dos remanejáveis.

A Fundação Fé e Alegria disponibiliza, ainda, aulas de reforço escolar e oficinas culturais, para alunos e ex-alunos da rede pública de ensino.

Reitor participa de encontro em Brasília
Por André Amorim

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, embarca nesta quarta-feira (11) para Brasília, onde, na manhã da quinta-feira (12), juntamente com os representantes das demais instituições filiadas, vai participar da 6º Reunião do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

A abertura da reunião será conduzida por Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, presidente do Conselho Superior. Na pauta de discussão estão temas como a apresentação de dados administrativos, a criação de uma comissão para estudar a atualização do estatuto da associação e o plano das ações políticas da ANEC para 2009.

Programa Universidade não tem idade abre inscrições nesta terça-feira
Por Lílith Perboire

A Universidade Católica de Pernambuco abre nesta terça-feira (10) as inscrições para o programa Universidade não tem idade. Serão oferecidos 28 cursos para aquelas pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar novos conhecimentos e/ou obter capacitação em áreas específicas. As aulas serão ministradas entre março e junho. As inscrições podem ser feitas pelo www.unicap.br ou na Pró-Reitoria Comunitária, localizada na sala 003 no térreo do bloco B. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.O valor dos cursos varia de R$ 50 a R$ 175. Mais informações pelo fone 2119.4146. Confira abaixo a relação dos cursos:

Direitos Humanos: um panorama internacional

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 65,00
Professor: Jayme Benvenuto Lima Júnior
Início do curso: 05/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Do gênero violência à violência do gênero: um estudo sobre a violência contra a mulher

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professoras: Vanessa Pedroso e Marília Montenegro Pessoa de Melo
Início do curso: 04/03/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

Da curiosidade à pesquisa: dicas metodológicas

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professora: Karina Nogueira Vasconcelos
Início do curso: 07/04/2009
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 - bloco G

“Honra teu pai e tua mãe”: Direitos Fundamentais do Idoso

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 06/04/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Direitos a alimentos – Garantias Constitucionais

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professor: José Maria Silva
Início do curso: 18/05/2009
Horário: 16h às 19h
Sala: 102 - bloco G

Sexualidade no amadurecer

Vagas: 40
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 50,00
Professora: Maria do Amparo Rocha Caridade
Início do curso: 03/03/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: 824 - bloco B

Orientações de postura: você anda, senta e dorme direito?

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 135,00
Professora: Francisca Maria Alves da Mota
Início do curso: 04/04/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: 401 - bloco G4

Espiritualidade e saúde: a contribuição da fé para o bem-estar físico e psíquico

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 70,00
Professor: Moab Duarte Acioli
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 17h às 20h
Sala: 824 - bloco B

Ativando a memória: você se lembra?

Vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 65,00
Professoras: Mauricéa Tabosa e Márcia Crócia
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h30 às 12h
Sala: 710 - bloco B

Drogas: quando o beco encontra a saída

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única: R$ 130,00
Professora: Irinéa Nunes Almeida Gonçalves Catarino
Início do curso: 05/05/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 824 - bloco B

Quem não se comunica se complica

Vagas: 25
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 85,00
Professora: Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Início do curso: abril e maio (segundas e quintas-feiras)
Horário: 17h às 18h30
Sala: 711 - bloco B

No stress: técnicas de massagens terapêuticas

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única: R$ 105,00
Professor: Marcos André dos Santos
Início do curso: março a maio (sábados e terças-feiras)
Horário: 9h às 12h (sábados) 16h às 19h (terças)
Sala: 501 - bloco G4

Xadrez para iniciantes

Vagas: 25
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 95,00
Professor: Vicente Francisco de Souza Neto
Início do curso: 06/05/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 003 - bloco D

Introdução à Microinformática

Vagas: 20
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 125,00
Professora: Gilka Barbosa
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 16h40 às 18h20
Sala: 103 - bloco G

Construindo um banco de dados pessoal com ACCESS

Vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 165,00
Professor: Eduardo Carneiro Campelo Júnior
Início do curso: março a maio (segundas e quartas-feiras)
Horário: 14h às 17h

Produza o seu próprio combustível: o biodiesel a partir do óleo de fritura

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 90,00
Professores: Valdemar Alexandre e Maria Helena Gazineu
Início do curso: 25/05/2009
Horário: 14h50 às 18h20
Sala: 702 - bloco D

Cinema e espiritualidade: a imagem nossa de cada dia

Número de vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 130,00
Professor: Padre Hugo Ara
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 15h às 18h
Sala: 510 - bloco A

(Re) visitando o centro: veja o Recife com outros olhos

Número de vagas: 40
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 02/04/2009
Horário: 14h às 18h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Viajando na melhor idade

Número de vagas: 40
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única: R$ 60,00
Professora: Roberta Cajaseiras
Início do curso: 07/05/2009
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Relações humanas: a alma do negócio

Número de vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professora: Marinalva da Silva
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Como aplicar bem seu dinheiro

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 75,00
Professor: Egenilton Rodolfo de Farias
Início do curso: 09/05/2009
Horário: 8h às 12h
Sala: Auditório da Unicap Júnior

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da Fé

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única: R$ 100,00
Professor: João Luiz Correia Neto
Início do curso: março a junho (quartas-feiras)
Horário: 18h30 às 20h10
Sala: Espaço Loyola - bloco B

Sacramentos – sinais de vida e de esperança

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: março a junho (quintas-feiras)
Horário: 16h às 17h40
Sala: Espaço Loyola – bloco B

A igreja – da construção de pedra à comunidade viva

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professor: José Artur Tavares de Brito
Início do curso: março a junho (quintas-feiras)
Horário: 14h às 15h40
Sala: Espaço Loyola - bloco B

Nascimento do cristianismo – introdução ao Novo Testamento

Número de vagas: 40
Carga horária total: 20 h/a
Valor da parcela única:R$ 100,00
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Início do curso: março a junho (quartas-feiras)
Horário: 20h20 às 22h
Sala: Espaço Loyola - bloco B

No princípio era o mito – a dimensão simbólica da vida

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 80,00
Professora: Martha Solange Perrusi
Início do curso: abril a maio (terças-feiras)
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Ética e Bioética – desafios atuais

Número de vagas: 30
Carga horária total: 15 h/a
Valor da parcela única:R$ 80,00
Professores: Karl Heinz Efken e Hermano Rodrigues do Nascimento
Início do curso: abril a maio (quartas-feiras)
Horário: 16h30 às 18h30
Sala: 210 - bloco B

Compreenda melhor a sua família

Número de vagas: 30
Carga horária total: 30 h/a
Valor da parcela única:R$ 175,00
Professor: Luiz Alencar Libório
Início do curso: 02/03/2009
Horário: 17h às 18h30
Sala: 208 - bloco B

 Católica promove conferência sobre Dom Helder e Dom Távora
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, nesta quarta-feira (11), a conferência “O Dom e o Outro: Histórias sobre Dom Hélder e Dom Távora”. O tema remete à amizade entre os dois religiosos nordestinos. A palestra será ministrada pelo Padre Isaías Nascimento e pelo professor Biu Vicente, no auditório do CTCH (Centro de Teologia e Ciências Humanas), a partir das 19h. O evento é aberto ao público.

Na ocasião, acontecerá o lançamento do novo número da Revista de Teologia e Ciências da Religião, organizada pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica. A edição, intitulada “O Século de Dom Hélder”, é temática e aborda a vida e a obra do ex-arcebispo de Olinda e Recife, com artigos de professores de todo o Brasil e editorial do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens.

Teólogo francês realiza conferência na Católica
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, no dia 12 de fevereiro, a conferência “A revelação diante do pluralismo religioso”, ministrada pelo teólogo francês Claude Geffré. A palestra acontecerá às 19h, no auditório do CTCH (Centro de Teologia e Ciências Humanas), localizado no primeiro andar do bloco B.

Claude Geffré é um dos maiores teólogos da atualidade. Dominicano francês, ele defende uma reinterpretação do cristianismo e o seu engajamento no diálogo inter-religioso. Geffré é membro do comitê científico da revista internacional Concilium, diretor da coletânea Cogitatio Fidei e professor do Institut Catholique de Paris. Já dirigiu, também, a École Biblique de Jerusalém. Em português, está disponível o seu livro “Crer e Interpretar”, publicado pela Editora Vozes.

Mais informações sobre a conferência “A revelação diante do pluralismo religioso” podem ser obtidas pelo fone (81) 2119 4171.

Católica recebe 3o Encontro de Cordelistas e Poetas
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco receberá, no dia 12 de março, o 3o. Encontro de Cordelistas e Poetas, promovido pelo grupo Acorda Brasil. O evento será realizado no auditório G2, a partir das 13h30. O público-alvo do encontro são estudantes de escolas públicas municipais e estaduais. No entanto, o estudante Renato Cardoso, um dos realizadores do evento, ressalva: “Esse é o público-alvo, mas ele está aberto a qualquer pessoa que aprecie a poesia e a cultura nordestinas”.

Na ocasião, artistas populares do Recife e do interior vão recitar poemas de sua autoria. Em frente ao auditório G2, serão comercializados livros e cordéis dos escritores participantes. De acordo com a organização do evento, qualquer pessoa pode se inscrever para recitar seus próprios poemas ou cordéis durante o encontro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail acordabrasil@noticiadodia.com, até o dia 2 de março.

É necessário informar nome, telefone de contato e os temas dos textos a serem declamados (máximo de três poemas ou dois cordéis por pessoa). Atenção: os interessados em, apenas, ssistir às apresentações não precisam se inscrever. Jair Inácio dos Santos, estudante do quinto período de Direito da Católica e membro do AcordaBrasil, revela a pretensão dos realizadores: “No primeiro encontro, foram cerca de 180 pessoas inscritas. No ano passado, conseguimos cerca de 300 inscritos. Este ano, a ideia é lotar o auditório G2”.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cordabrasil@noticiadodia.com ou pelo fone (81) 8806 3341.

Católica promove MBA em Gestão de Negócios
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, entre 17 de março de 2009 e julho de 2010, o curso MBA em Gestão de Negócios. A área é uma das mais procuradas entre as pós-graduações, segundo o Jornal do Commercio, em matéria especial do dia 30 de setembro de 2008.

As inscrições para o curso estão abertas até o dia 16 de fevereiro. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site www.unicap.br, e dar entrada no Espaço Executivo da Unicap. São exigidos os seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção para as 40 vagas oferecidas baseia-se na análise do diploma e do histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro.

Os alunos selecionados deverão efetuar a matrícula entre 2 e 6 de março, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será ministrado. As aulas acontecerão de terça-feira à sexta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 14 disciplinas (15 ou 30 horas cada). Ao término do MBA em Gestão de Negócios, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 460,00.

O curso será coordenado pelo professor Adilson Celestino de Lima, docente da graduação em Administração da Católica e dos MBAs de Gestão em Negócios e de Finanças e Controladoria. “O enfoque é proporcionar uma visão geral de negócios, preparar pessoas para o empreendedorismo. O curso congrega profissionais de várias áreas, com o objetivo de formar um empreendedor, gerar uma visão empresarial do negócio e aprimorar a administração de empresas”, explica.

Sobre a quantidade de interessados, Adilson declara: “A procura está muito boa, assim como nos demais MBAs oferecidos pela Unicap. É interessante observar que se trata de uma turma muito eclética. Nela, encontramos de advogados e veterinários a engenheiros e administradores”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Católica oferece MBA em Planejamento e Gestão de Eventos
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco realizará, entre 16 de março de 2009 e julho de 2010, o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. A pós-graduação tem sido bastante procurada por profissionais de turismo, relações públicas e administração.

Os interessados no curso podem se inscrever até o dia 16 de fevereiro. O formulário de inscrição está disponível no site www.unicap.br, e deve ser entregue no Espaço Executivo da Unicap, junto aos seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma fotografia ¾ recente

Estão sendo oferecidas 40 vagas para o MBA em Planejamento e Gestão de Eventos. O processo de seleção levará em conta o diploma e o histórico escolar. Se necessária, será realizada uma entrevista individual com o candidato. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro.

A matrícula para os candidatos aprovados acontecerá entre os dias 2 e 6 de março, no Espaço Executivo da Unicap, onde o curso será oferecido. As aulas serão ministradas de segunda-feira à quinta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total é de 360 horas/aula, distribuídas em 17 disciplinas. Ao término do MBA, os alunos deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O investimento é de 18 parcelas de R$ 420,00.

O MBA em Planejamento e Gestão de Eventos é coordenado pela professora Verônica Brayner, docente dos cursos de Comunicação Social e das pós-graduações em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos, além de coordenadora do curso de Relações Públicas. “Esse curso se diferencia da especialização, porque se dirige a pessoas que estão no mercado e voltam à universidade, a fim de aprimorar as suas habilidades profissionais. O MBA pretende aprimorar as técnicas de planejamento e administração de eventos, nos mais diversos segmentos”, esclarece.

Sobre o mercado de trabalho, Verônica é otimista: “Este segmento de mercado está, absolutamente, aquecido. O Recife, por exemplo, tem uma tradição muito grande de eventos culturais, religiosos e científicos”. E justifica: “Nós, da academia, sentimos a necessidade de um aprimoramento desses profissionais, quanto ao planejamento e à administração de eventos, à criação de mercados e oportunidades de empreendedorismo e à observância de tendências. Esse é o propósito do curso”.

Serviço

Espaço Executivo da Unicap – Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. Andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Horário de atendimento: das 9 às 13h e das 14h às 17h.

Mais informações:

Telefones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243.

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Site: www.unicap.br

Católica oferece curso de MBA em Finanças e Controladoria
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 16 de fevereiro, para a segunda turma do MBA de Finanças e Controladoria. O curso pretende atingir, principalmente, profissionais das áreas contábil, financeira, controladoria e auditoria.

As aulas ocorrerão entre 17 de março de 2009 e julho de 2010, no Espaço Executivo da Universidade. O curso será ministrado de terça-feira à sexta-feira, das 18h30 às 22h15, em semanas alternadas e não consecutivas. A carga horária total do MBA é de 360 horas/aula, distribuídas em 13 disciplinas de 15 ou 30 horas cada.

Adilson Celestino de Lima é coordenador e professor dos MBAs de Finanças e Controladoria e de Gestão de Negócios, docente da graduação de Administração e consultor financeiro para empresas. Segundo ele, o objetivo principal do curso de Finanças e Controladoria é “formar gestores administrativos financeiros e dar uma visão ampla da controladoria e das finanças das empresas”.

As pessoas interessadas devem preencher o formulário de inscrição (disponível pelo site www.unicap.br) e anexar os seguintes documentos:

  • Original e cópia do diploma
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Originais e cópias do documento de identidade e do CPF
  • Curriculum vitae
  • Uma foto ¾ recente.

O processo de seleção consiste na análise do diploma e do histórico escolar do candidato e, se necessário, da realização de uma entrevista individual. O resultado será divulgado até o dia 18 de fevereiro de 2009.

O MBA em Finanças e Controladoria disponibiliza 40 vagas para os interessados. O período de matrículas dos aprovados acontecerá entre 2 e 6 de março de 2009. O valor total do investimento é de 18 parcelas de R$ 460,00. Ao final do curso, os estudantes deverão apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Já na primeira turma do MBA, tivemos que selecionar os estudantes. Existiam mais interessados do que o número de vagas. A expectativa é que isso se repita, porque a procura está superando a do ano passado”, declara Adilson.  

Serviço

Informações e local de realização: Espaço Executivo da Unicap

Rua Almeida Cunha, 245 – 3o. andar – Sala 303 – Boa Vista – Recife/PE

Fones: (81) 2119 4344 e (81) 2119 4243

E-mail: espacoexecutivo@unicap.br

Horário de atendimento: das 09h às 13h e das 14h às 17h.

Católica promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá, entre 20 de março de 2009 e abril de 2010, o curso de especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.

As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: “O patrimônio construído a ser preservado”; “A preservação e a educação patrimonial”; e “Pesquisa”. Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.

A especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação” será ministrada por professores da Católica e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina “Arquitetura. Patrimônio Edificado”, do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina “Elementos de Tombamento”, do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina “Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina “Patrimônio: conceitos e perspectivas”, do módulo I).

Segundo a Dra. Maria de Lourdes Nóbrega, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”, as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. “Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias”, esclarece.

Estão abertas 35 vagas para a especialização “Patrimônio Histórico: Preservação e Educação”. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.

A matrícula do curso acontecerá entre 09 e 13 de março de 2009. Os documentos exigidos são:

  • Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar.
  • Originais e cópias do documento de identidade e CPF.
  • Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br)
  • Uma foto ¾ recente

O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato. 

Serviço

Mais Informações: (81) 2119 4134 ou no site www.unicap.br

Secretaria dos Cursos de Especialização: Rua Nunes Machado, 42, Boa Vista - Sala 19 do bloco J.

Horário da Secretaria dos Cursos de Especialização: das 14h às 21h.

Católica promove curso de extensão em Teologia para Leigos
Por Tiago Cisneiros

O curso de Teologia da Universidade Católica de Pernambuco vai oferecer, de março a junho, o curso de extensão em Teologia Pastoral para Leigos e Leigas. As inscrições estarão abertas do dia 10 de fevereiro até o dia 27 de fevereiro, pelo site www.unicap.br ou na Pró-reitoria Comunitária da Católica, localizada na sala 003, no térreo do bloco B (das 8h às 12h e das 14h às 17h).

O curso está distribuído em quatro minicursos, que passam a integrar, no semestre letivo 2009.1, o programa “Universidade não tem idade”, promovido pela Unicap e coordenado pelo Prof. Dr. João Luiz Correia Junior, da Pastoral da Católica. A coordenação do curso é do Padre Antonio Raimundo Sousa Mota.

“A idéia surgiu a partir da necessidade e do desejo de leigos da Arquidiocese de Olinda e Recife de obter uma maior formação pastoral. Então, o Reitor, Padre Pedro Rubens, e o Padre Antonio Mota, junto ao Curso de Teologia e à Pastoral, decidiram criar esse curso”, explica João Luiz.

Os quatro minicursos serão ministrados por professores da graduação em Teologia e do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap. Haverá disponibilidade nos turnos da tarde e da noite. Cada minicurso possui duração total de 20 horas e irá custar R$ 100. Confira as opções:

Quinta-feira, entre 14h e 15h40:

A Igreja: da construção da pedra à comunidade viva – Estudo a partir dos Atos dos Apóstolos

Professor: Ms. José Artur Tavares Brito

Duração: de 05 de março a a 04 de junho.

Quinta-feira, entre 16h e 17h40:

Sacramentos: sinais de vida e de esperança – Enfoque bíblico-teológico

Professor: Dr. Pe. Luiz Alencar Libório

Duração: de 05 de março a 04 de junho.

Quarta-feira, entre 18h30 e 20h10:

Do Jesus de Nazaré ao Cristo da fé: O debate atual – Enfoque bíblico-teológico

Professor: Dr. João Luiz Correia Junior

Duração: de 04 de março a 03 de junho.

Quarta-feira, entre 20h20 e 22h10:

Nascimento do Cristianismo – Introdução ao Novo Testamento

Professor: Dr. Cláudio Vianney Malzoni

Duração: de 04 de março a 03 de junho.

Mais informações:

Coordenação da Pastoral: (81) 2119 4238

Pró-reitoria Comunitária: (81) 2119 4140 – Sala 003 do bloco B

Prof. João Luiz, coordenador geral do “Universidade não tem idade”: (81) 2119 4140

Programa de intercâmbio da Católica abre inscrições
Por Tiago Cisneiros

O programa de intercâmbio estudantil 2009.1 da Universidade Católica de Pernambuco vai abrir inscrições aos alunos interessados em estudar no exterior.

Os estudantes interessados deverão entregar os documentos solicitados entre os dias 16 e 27 de fevereiro de 2009, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Pró-reitoria Comunitária, localizada na sala 003, no térreo do bloco B.

Três reuniões informativas serão realizadas nos dias 11 de fevereiro (quarta-feira), na sala 004 – Espaço Loyola -, localizada no térreo do bloco B. A primeira ocorre entre 10h30 e 12h. A segunda, entre 17h e 18h. O último encontro acontece entre 18h e 19h. Os alunos presentes vão receber mais informações sobre o funcionamento do programa de intercâmbio da Católica.

A participação no programa de intercâmbio da Universidade é limitada a alunos que:

  • Não possuam reprovação no histórico acadêmico
  • Tenham bom desempenho acadêmico
  • Sejam maiores de 18 anos
  • Conheçam o idioma do país anfitrião
  • Estejam cursando entre o terceiro e o antepenúltimo período do seu curso.

A Unicap possui convênio com universidades da Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os nomes e contatos das instituições de ensino - assim como as parcerias especiais para os departamentos de Química e de Engenharia Química - podem ser encontrados no site www.unicap.br, na seção de Intercâmbio, ou no quadro de avisos defronte à sala 004, localizado no térreo do bloco B.

Serviço:

Programa de Intercâmbio Estudantil da Universidade Católica de Pernambuco

Informações:

Fone:
(81) 2119 4298

Site:
http://www.unicap.br/extensao/intercambio.htm

E-mail
intercambio@unicap.br

Reuniões informativas

Data:
11/02/2009 (quarta-feira)

Local:
Sala 004 – Espaço Loyola – térreo do bloco B

Horários:

10h30 às 12h

17h às 18h

18h às 19h

Entrega de documentos

Data:
de 16/02/2009 a 27/02/2009

Local:
Sala 003 – Pró-reitoria Comunitária – térreo do bloco B

Horários:

9h às 11h30

14h às 16h30

Católica está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para 18 cursos de especialização que serão oferecidos a partir de março de 2009. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br. Confira abaixo a relação dos cursos:

1. ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA
2. CATEQUESE
3. CIÊNCIA POLÍTICA: TEORIA E PRÁTICA POLÍTICA NO BRASIL
4. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
5. PATRIMÔNIO HISTÓRICO: PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO
6. CIÊNCIAS CRIMINAIS
7. DIREITO PROCESSUAL CIVIL
8. DIREITOS HUMANOS
9. EDUCAÇÃO ESPECIAL
10. EDUCAÇÃO INFANTIL
11. ENSINO DE MATEMÁTICA
12. GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA
13. GESTÃO EDUCACIONAL
14. HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
15. RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
16. SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DE SAÚDE
17. SEXUALIDADE HUMANA
18. TECNOLOGIA ASSISTIVA

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Jaime Mitchell, Manuela Ramos, Rebeca Kramer, Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
FEVEREIRO





 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000