A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 28 de Maio de 2009 Ano 8

Católica recebe conceito 4 do MEC
Por Tiago Cisneiros

O Ministério da Educação divulgou, nesta terça-feira (26), o resultado da avaliação institucional realizada na Universidade Católica de Pernambuco em março. A Unicap recebeu o conceito 4 – em uma escala de 1 a 5. A boa notícia foi muito comemorada por todo o meio acadêmico como um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Universidade. Segundo a tabela de valores apresentada pelo Ministério da Educação, a nota 4 está acima do nível exigido para as instituições de ensino superior. “É um selo de qualidade. Atesta que nós somos uma verdadeira universidade, uma das melhores do país”, definiu o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens.

Esta foi a primeira vez em que a Católica passou pelo processo de avaliação institucional do Ministério da Educação. Nos dias 25, 26 e 27 de março, os professores Humberto Camargo Piccoli, Luís Paulo Barbour Scott e Célia Vectore visitaram as dependências da Universidade (salas de aula, biblioteca, clínicas, laboratórios, banheiros, escritórios, núcleos, secretarias etc.) e ouviram dirigentes, professores, alunos e funcionários, levantando informações sobre os seguintes critérios:

  1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
  2. A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão
  3. A responsabilidade social da instituição
  4. A comunicação com a sociedade
  5. As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo
  6. Organização e gestão da instituição
  7. Infraestrutura física de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação
  8. Planejamento e avaliação
  9. Políticas de atendimento aos clientes
  10. Sustentabilidade financeira

De acordo com o sistema de pesos (valores proporcionais) do MEC, o critério mais importante é “A política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão”, no qual a Católica obteve nota 4. Outros destaques da avaliação da Universidade foram a política de incentivos às licenciaturas (com a concessão de bolsas e convênios para estágios), a aprovação dos formados no curso de Direito no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (mais de 60%), os 33 grupos de pesquisa da Unicap cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o programa de bolsas de estudos próprias para docentes e funcionários.

O relatório enfatizou, ainda, as iniciativas sociais da Universidade, como os projetos Fé e Alegria, Criança Esperança (em convênio com a Rede Globo), Horizonte e Jovem Aprendiz. Foram lembradas, também, a Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi) e as clínicas de Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, que atendem a pessoas de baixa renda.

Padre Pedro Rubens e os membros da Comissão Própria de Avaliação da Universidade, professora Conceição Bizerra (diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas), Verônica Brayner (coordenadora do curso de Relações Públicas), Cezar Cerqueira e Fernando Nascimento reuniram-se, no final da tarde, para conversar sobre o resultado conquistado na avaliação do MEC. O encontro, realizado no gabinete da reitoria, foi marcado por considerações sobre a importância do conceito obtido para o projeto pedagógico e institucional da Unicap.

O Reitor destacou a avaliação do MEC e a abertura do primeiro doutorado da Católica (em Psicologia Clínica) como fatores de consolidação do projeto universitário. “Isso mostra que nós estamos além do que é exigido para ser uma universidade. Ocupamos o mesmo nível de qualquer boa universidade do Brasil, independentemente da região ou do caráter público ou privado”, afirmou. Ele lembrou, ainda, que a outra instituição de ensino superior administrada pela Companhia dos Jesuítas, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), também conquistou o conceito 4.

De acordo com o Reitor, os funcionários e professores da Católica acertaram ao oferecer total transparência à Comissão de Avaliação Externa do MEC. “Nós abrimos o espaço e mostramos nossos pontos fortes, mas, também, as nossas limitações”, declarou.

Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação e diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Católica, a professora Conceição Bizerra destacou a importância das avaliações – interna e externa - para o desenvolvimento da Universidade: “Esses processos fazem com que nós nos conheçamos melhor, tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos. A partir disso, pretendemos trabalhar para que sejamos uma instituição de excelência, nos campos de ensino, pesquisa, extensão e trabalho comunitário”. Sobre a nota concedida pelo Ministério da Educação, a professora se disse bastante emocionada. “Essa avaliação nos coloca em um patamar muito bom, o que nos credencia como uma das melhores universidades do país”, afirmou.

O Reitor enfatizou a avaliação externa como um processo formado por três momentos. “Primeiro, passamos pela fase do processo, organizando a Universidade para receber os avaliadores. Em seguida, tivemos a experiência de apresentar nossa estrutura a eles. Essas duas etapas foram muito positivas para a instituição. Agora, o resultado revela, além da qualidade, o reconhecimento do esforço e de um projeto consolidado para o futuro da Católica.”

Conceito da Católica no MEC repercute na sociedade pernambucana
Por Tiago Cisneiros

O conceito 4 obtido pela Católica na avaliação institucional do Ministério da Educação continua sendo muito comemorado pelos professores, alunos e funcionários da Universidade. O resultado, divulgado nesta terça-feira (26), também já começa a repercutir na sociedade pernambucana.

O Pró-reitor Acadêmico da Católica, professor Junot Cornélio Matos, destacou a avaliação como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Universidade. “Essa nota é muito importante porque nós sabemos que não a recebemos de graça. Na verdade, isso é fruto de muito empenho. Ao lado da abertura do nosso primeiro doutorado, o resultado mostra que estamos no caminho certo e atesta o pleno processo de consolidação da Universidade”, afirmou. Ele lembrou, ainda, que os benefícios do conceito 4 – numa escala de 1 a 5 – não são exclusivos para a administração da Unicap. “Quem ganha com isso são os nossos alunos e todo o estado de Pernambuco, por terem uma instituição de ensino com qualidade comprovada por órgãos do governo federal.”

O renomado jurista José Paulo Cavalcante, membro externo da Comissão Própria de Avaliação da Católica, enfatizou a importância de uma universidade alcançar o conceito 4 do MEC na região Nordeste. “É uma nota extraordinária, principalmente, por se tratar de uma instituição localizada em uma área de tamanha pobreza. Trata-se de um reconhecimento e, ao mesmo tempo, de um desafio para continuar buscando uma educação de qualidade”, argumentou.

Também integrante da Comissão Própria de Avaliação, a educadora Creuza Aragão analisou o resultado como uma confirmação da qualidade e do trabalho da Universidade Católica de Pernambuco. “O conceito 4 foi justo. Diante do rigor das avaliações, é muito gratificante ver uma instituição alcançar a excelência, apesar de estar em uma região carente como a nossa. Com certeza, é um reconhecimento do esforço da diretoria, dos professores, funcionários e alunos, e mostra que a qualidade é a prioridade da instituição.”

Católica vence o prêmio Marcas que eu Gosto pela sexta vez consecutiva

Desde que foi criado, há seis anos, o prêmio Marcas que eu gosto tem pelo menos uma marca campeã invicta. A Universidade Católica de Pernambuco venceu todas as edições na categoria Educação (instituições privadas de ensino superior). Em 2009 não foi diferente. A premiação aconteceu durante uma festa nesta quarta-feira (27), às 19h, no Armazém Blu’nelle, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

O prêmio é o resultado de uma pesquisa realizada entre os pernambucanos através de uma parceria do Diario de Pernambuco e do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Ao todo, 38 marcas de vários segmentos do mercado ficaram entre as mais lembradas e reconhecidas pelos pernambucanos.

“É um reconhecimento daquilo que é essencial para uma Universidade: a questão da qualidade que se consolida com o tempo. E isso a gente chama de tradição. O público pernambucano é exigente. A marca está se consolidando diante da população e isso representa o projeto da Unicap como verdadeira Universidade”, explica o Reitor, Padre Pedro Rubens. 

O reconhecimento do mercado e da sociedade à marca da Católica já se traduziu em outras premiações. Em novembro do ano passado, a Universidade venceu, pelo sétimo ano seguido, o JC Recall de Marcas, realizado pelo Instituto Harrop de Pesquisa de Mercado em parceria com o Jornal do Commercio. Na ocasião, 69 marcas foram premiadas em diversas categorias.

Exatamente três anos antes, a Universidade conquistou o prêmio Orgulho de Pernambuco, concedido em comemoração aos 180 anos do Diario de Pernambuco. “Nós fazemos parte dos trabalhos que enaltecem esta terra tão bonita e que fazem esse orgulho pernambucano”, disse o então reitor, o Padre Theodoro Peters. Também em entrevista ao Boletim Unicap de 8 de novembro de 2005, o presidente dos Diarios Associados em Pernambuco, Joezil Barros, ressaltou a conquista da Católica.“Nós levamos em consideração o desempenho dessas empresas no mercado e a política de relacionamento”.

Católica vai promover 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por André Amorim e Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco promove, de 1º a 5º de junho, a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário, com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isora (Espanha). A importância social, a produção e as críticas de documentários, também, serão abordadas no evento, através de palestras e oficinas.

Segundo o Padre Hugo Ara, diretor da mostra, os filmes selecionados têm o intuito de compreender, observar e divulgar os processos sociais que se desenvolvem em todo o mundo. Ele conta, também, que a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Ali, começamos a gerar a possibilidade de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco”, explica.

Confira a programação completa dos filmes selecionados para o 1a MiradasDoc Recife. O acesso ao auditório G1 da Católica, local da exibição, será gratuito. Para ver a programação clique aqui!

Bullying é tema de palestra no 15º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
Por Rebeca Kramer

“Será que as escolas contemporâneas têm conseguido formar cidadãos de consciência, com compaixão, amizade e tolerância?, indagou a linguista Verônica Cavalcanti de Araújo Campos Cavalcanti, ao ministrar a palestra de abertura do 15º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica, intitulada: “Entender a Violência para construir uma cultura de paz- reflexões acerca do fenômeno bullying”. O evento aconteceu às 19h desta quarta-feira (27), no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco. Na ocasião, compondo a mesa estavam a diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Conceição Bizerra; a diretora do Liceu Nóbrega, Zélia Correia; a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria do Carmo Mota, e, como mediadora, a coordenadora de estágio curricular do curso, professora Maria Helena Carvalho. A abertura do evento aconteceu ao som de músicas de repertório variado apresentadas pelos alunos de Pedagogia José Roque Neto e Fábio César.

Segundo Verônica, é papel dos educadores em sala de aula sensibilizar-se e atentarem para o problema do bullying e suas consequências, fazendo com que a criança e adolescente frequentem uma escola segura e solidária, capaz de gerar cidadãos conscientes do respeito à pessoa humana e às suas diferenças. “Os professores precisam entender que os alunos são heterogêneos. As diferenças e prejuízos são as próprias escolas que fazem ao dividir pessoas por turmas, como A,B,C e D, de repetentes... Não considerando, portanto, crença, valores pessoais, nem religião”, explicou. E complementou: “O desafio é trabalhar todos esses valores em sala de aula com os que estão à margem: os excluídos, pobres, homoeróticos e negros. Com isso, a função do docente deveria ser a de encontrar formas de reinventar a produção de conhecimentos. Educação é um ato solidário e não solitário”.

Segundo a professora, o Bullying consiste num processo em que alguma pessoa ou grupos de pessoas, especialmente em escolas, sofrem abusos repetidamente, executados por outros estudantes. O ato ocorre, no entanto, sem motivação evidente. Visando intimidar as vítimas e causar-lhes dor e angústia, as principais ações desses alunos podem ser desde colocar apelidos, discriminar e perseguir, até humilhar e agredir as vítimas. O problema, que é mundial, não está restrito a nenhum tipo específico de instituição, que deve ser responsabilizada por não admitir a ocorrência do fato, assim como enfrentá-lo. “Os autores são, comumente, indivíduos que já sofreram esse problema inclusive em casa. Assim, acabam repetindo os atos com o próximo. Existe possibilidade de a pessoa tornar-se um adulto anti-social e violento se não assistido a tempo”, expôs.

Os alvos são pessoas ou grupos que não dispõem de estrutura de status ou habilidade para reagir, além de não serem muito populares. “A baixa auto-estima é agravada nessas circunstâncias e muitos passam a ter baixo desempenho escolar”, afirmou Verônica. E continuou: “As pessoas que assistem a essas agressões convivem quietos com a violência temerosas que sejam as próximas vítimas”.

Revista de Teologia e Ciências da Religião sobre o pluralismo religioso é lançada na Unicap
Por Rebeca Kramer 

“Boa parte das guerras que acontecem hoje no mundo tem motivação também religiosa. Então, se não houver paz entre as religiões, dificilmente haverá concórdia entre as nações. E é por isso que há a necessidade da discussão dessas diferenças, para ver se no meio desses sonhos diferentes não existe um sonho igual que possamos cultivar e resgatar”, afirmou o coordenador do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, o professor Gilbraz Aragão, no lançamento da 8ª edição da Revista de Teologia e Ciências da Religião, intitulada “As múltiplas faces de Deus: desafios do pluralismo religioso”. O evento, que aconteceu às 19h desta quarta-feira (27), no salão de recepções da Universidade (localizado no primeiro andar do bloco G), ainda contou com a presença do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e do coordenador do curso de Teologia, professor Cláudio Vianney Malzonni; ambos colaboradores da revista.  

Para o coordenador de Teologia da Unicap, o professor Cláudio Vianney, as pessoas encontram tantas barreiras e dificuldades em aceitar a opção religiosa do próximo, quando diferente da sua, porque há muito fanatismo. “Quando a gente entra em alguns campos, como o campo da religião, da política e do futebol, muitas pessoas tomam partidos. Por isso, começam a ver a realidade a partir de uma única ótica: do seu time de futebol, do seu partido político, da sua Igreja... e não abrem o seu campo de visão para o que outras pessoas estão fazendo ou pensando e se também pode haver outras possibilidades”, afirmou. Acerca da utilização da religião para finalidades políticas, o professor ressaltou que: “Não pode haver uma manipulação. Nem as autoridades religiosas devem intencionar intrometer-se na política, nem o contrário. Ao desejarem manipular um ao outro, de fato, nunca poderá haver um diálogo”, explicou.   

De acordo com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, a religião, desde que vivida no bom sentido, tem a função de ajudar as pessoas numa integração pessoal diante de Deus e colabora na conquista de uma transcendência. “A verdadeira religião, a aquela mais autêntica, acontecerá, de fato, na medida em que ela der conta de unificar a pessoa toda, de tornar a pessoa completa”, comentou.  

Com o objetivo de refletir sobre a possibilidade do diálogo entre as religiões, a obra inaugura uma nova fase de publicação, haja vista que, até 2008, era lançada somente uma Revista por ano. A partir de 2009, entretanto, passaram a ser publicadas duas edições: em março de 2009, com a Revista intitulada “O Século de Dom Helder” e esta, em maio, abordando o pluralismo religioso. Ainda segundo o professor Gilbraz, organizador deste 8º número, a equipe atual de docentes da Unicap responsáveis pela elaboração da obra é formada também pelos professores Cláudio Vianney Malzonni, Drance Elias e Sérgio Sezino Douets Vasconcelos. A Revista é do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade, mas conta com participantes de outros programas, inclusive, de outros países. O preço avulso da Revista de Teologia e Ciências da Religião é R$ 20. A assinatura, válida para as duas edições do ano, custa R$ 30 (R$ 15 por exemplar).

Outras informações no endereço: http://www.unicap.br/assecom2/boletim/2009/fevereiro/boletim_13.02.2009.html 

Grupo Mandacaru Unicap comemora 15 anos com homenagem a Villa Lobos
Por Tiago Cisneiros

O grupo de dança Mandacaru Unicap estreou, nesta quarta-feira (27), o espetáculo “Villa Brasil”, que marca a comemoração pelos seus 15 anos de atividades. A montagem homenageia os 50 anos de falecimento do músico brasileiro Heitor Villa-Lobos. As apresentações continuam nesta quinta (início às 20h) e sexta-feira (início às 19h), no teatro da Católica, localizado no primeiro andar do bloco B.

Como forma de resgatar a história do grupo, fundado pelo professor Armando da Costa Carvalho em 1994, o espetáculo “Villa Brasil” reuniu 22 integrantes e ex-integrantes do Mandacaru Unicap, sob o comando da coreógrafa Ana Cecília Soares, que participa da equipe desde a sua criação (na época, como dançarina). A nova apresentação traz ao público trechos de obras do próprio Villa Lobos, assim como de artistas que o influenciaram e foram influenciados por ele. Na lista dos “filhos” do compositor carioca, estão, por exemplo, os pernambucanos Antúlio Madureira e Antônio Nóbrega.

Pontualmente às 20h, os sinos do teatro anunciaram a entrada em cena do grupo Mandacaru Unicap. A abertura do espetáculo, que conta com a apresentação de todos os dançarinos, apresenta a oposição entre a preocupação e a pressa do cotidiano e a tranquilidade de perceber os sons e a vida. O momento simboliza a introdução da viagem a um lugar mágico, repleto de música e paz: a “Villa Brasil”. E, para fazer o passeio, nada melhor do que um trem cujo maquinista é o próprio Heitor Villa Lobos...

O espetáculo prossegue com a interpretação da música “Vou danado para Catende”, que representa o início da sonhada viagem. Mais tarde, o cenário ganha vida pelas mãos dos próprios integrantes do Mandacaru Unicap. Um a um, sobem ao palco e adornam as paredes com borboletas, cataventos e pipas, imagens de lirismo e leveza da Villa Brasil.

O choro, as tradições indígenas e sertanejas e a capoeira conduzem a apresentação, que enfatiza a variedade de ritmos trabalhados por Villa Lobos. Com as canções nordestinas, o público oscilou entre a alegria do forró e a comoção do hino “Asa Branca” em versão instrumental.

A saudade e o encanto dos primeiros passos veio à tona nas coreografias de canções infantis. Entre clássicos como “O cravo brigou com a rosa” e composições menos conhecidas, o público vibrou com a interpretação dos dançarinos, tornados crianças nos gestos, passos, figurinos e sorrisos. No encerramento da parte infantil, ao som de “Ciranda, cirandinha”, subiram ao palco João Guilherme, Diana, Maria Luísa e Letícia, filhos de integrantes e ex-integrantes do Mandacaru Unicap, além da mascote do grupo, a pequena Maria Júlia. A cena, que arrancou os sorrisos e o encantamento da plateia, confirma o discurso da coreógrafa Ana Cecília Soares: “A Villa Brasil nasceu do sonho de viver de arte e fazer arte em todos os cantos. Do sonho sonhado junto, estamos juntos há 15 anos. Que essa felicidade de agora dure por quantos anos vierem”.

A própria Ana Cecília Soares quebrou o protocolo e voltou ao palco, em coreografia solo da música “Melodia Sentimental”, do compositor Heitor Villa Lobos. Em seguida, os dançarinos do Mandacaru Unicap apresentaram-se sob a beleza das valsas do homenageado. Valsa de debutantes, valsa dos 15 anos.

No encerramento do “Villa Brasil”, os 22 dançarinos revezam-se – e em seguida, reúnem-se – na despedida mais adequada à tradição do grupo. Em um carrossel multicolorido de braços, pernas e sombrinhas, o Mandacaru Unicap deixa a marca de uma história, de um povo e da esperança, por meio do ritmo maior da cultura pernambucana: o frevo.

Por fim, após a apresentação de cada integrante e ex-integrante do grupo (e, claro, das cinco crianças participantes), o grupo abraça-se, no centro do palco, para repetir o seu famoso grito de guerra (ou melhor, de paz). Todos juntos, em uma só voz: Mandacaru!

Participações especiais

Além das cinco crianças – a mascote Maria Júlia e os quatro filhos de integrantes e ex-integrantes do Mandacaru Unicap -, o “Villa Brasil” conta com a participação especial do grupo Flor do Mandacaru, formado por portadores do Mal de Parkinson, acompanhantes e integrantes do próprio Mandacaru. Na sexta-feira, a partir das 19h, os convidados vão apresentar, em forma de coral, um pout-pourri de músicas infantis relacionadas ao tema do espetáculo.

Serviço

Espetáculo “Villa Brasil”, em comemoração aos 15 anos do Mandacaru Unicap

Dias: 27, 28 e 29 de maio

Horários: dias 27 e 28, a partir das 20h / dia 29, a partir das 19h, com a participação do grupo Flor do Mandacaru.

Local: teatro do bloco B da Católica (1º andar)

Entrada franca.

Aluno do Mestrado em Ciências da Linguagem defende dissertação sobre Clarice Lispector
Por Jaime Mitchell

O aluno da quinta turma do Mestrado em Ciências da Linguagem Robson Tavares de Melo defendeu, na manhã desta quinta-feira (28), no anfiteatro da Católica, bloco G4, a dissertação “Uma abordagem dialógica de ‘A Hora da Estrela’ de Clarice Lispector”. A banca examinadora foi composta pelas professoras Maria de Fátima Vilar, da Católica e também orientadora, Nadia Pereira, da Católica, e Dóris de Arruda, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Robson, a princípio, justificou a escolha do tema. “O interesse pelo tema é para investigar a construção dialógica em ‘A Hora da Estrela’” explicou. Como professor de ensino médio, ele procurou também perceber como o trabalho poderia ajudar aos estudantes. “Qual a contribuição para as aulas de literatura no ensino médio? Propor um olhar mais acurado na relação entre linguagem e literatura”, falou Robson.

Para fazer a abordagem dialógica em “A Hora da Estrela”, Robson usou os estudos de Bakhtin, teórico da linguagem. Para Bakhtin, tudo é dialógico. Clarice, ao criar um narrador-personagem, faz um diálogo com o leitor. Há ainda os discursos de Macabéa, Madama Carlota e Olímpico de Jesus na obra.  Ele concluiu que o resultado da pesquisa possibilita uma reflexão sobre o caráter dialógico. A banca aprovou a dissertação de Robson, que recebeu o título de mestre.

CCS e Pastoral antecipam comemoração do São João
Por André Amorim

Apesar de faltar um mês para o início das festas juninas, nesta quinta-feira (28), professores, funcionários e alunos do Centro de Ciências Sociais (CCS) e da Pastoral da Unicap comemoraram, antecipadamente, o São João.

A festa, realizada no Espaço Receptivo (que, na ocasião, esteve decorado com bandeirinhas e fogueiras de São João), foi animada pela banda de forró pé de serra, “colher de chá”, formada por professores e funcionários da Unicap. Além disso, os presentes puderam apreciar algumas das comidas típicas do período como, por exemplo, milho, canjica e pé de moleque.

Coube ao diretor do Centro de Ciências Sociais, professor Leonel Ferreira, iniciar a festa. Em suas breves palavras, o diretor agradeceu a presença de todos que compõem o CCS e daqueles que foram responsáveis diretos pela organização – Mariza Frazão e Artur Peregrino. O Reitor, Padre Pedro Rubens, destacou que, depois da nota que a Universidade recebeu do MEC, a festa deveria ser comemorada ainda mais. “Recebemos a excelente notícia que tiramos a nota 4 (numa escala que vai de 1 a 5), o que significa que estamos muito além da qualidade requerida”, disse.

A festa terminou com uma quadrilha formada pelos presentes e o sorteio de uma cesta com produtos juninos. A ganhadora foi a funcionária da secretaria do CCS Francisca Menezes

Professor de Direito faz palestra na Argentina
Por André Amorim

Fábio Túlio Barroso, professor do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco desde 2001, apresentou, no último dia 13, a convite da Facultad de Derecho da Universidade de Buenos Aires (UBA), a palestra “Neocorporativismo y diálogo social, la experiencia brasileña”. Alunos da graduação e da pós-graduação, sindicalistas e os representantes do Departamento de Derecho del Trabajo y la Seguridad, professores Juan Pablo Mugnolo e Fernando Caparrós, prestigiaram a palestra.

Professor da cadeira de Direito do Trabalho, Fábio Túlio, em março deste ano, foi vencedor do 3º Concurso de Monografia Jurídica da Escola de Magistratura Trabalhista da 6ª Região (Esmatra VI) com o trabalho intitulado “Neocorporativismo e concertação social: análise político-jurídica das atuais relações coletivas de trabalho no Brasil”.O trabalho apresenta o artigo da Constituição de 1988 que impede interferências ou intervenção do poder público nas atividades sindicais e em seguida mostra como o neocorporativismo, fenômeno que nega os conflitos de classes e pretende implementar a flexibilização das leis trabalhistas, está se evidenciando no Brasil.

Alunos de Publicidade participam de feira de promoção de vendas
Por André Amorim

Alunos do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco participaram, nesta quinta-feira (28), da 2ª Feira de Promoções de Vendas da Católica. O evento, organizado pela professora Thelma Guerra, conta como a nota do 2ºGQ na cadeira de Promoções de Vendas.

Durante todo o dia, os estudantes colocaram em prática o que foi visto em sala de aula sobre estratégias promocionais, execução de planejamento, técnicas de argumentação e outras ferramentas.

Segundo Thelma Guerra, a parte de promoção é uma área que vem crescendo cada vez mais nas empresas de publicidade, o que demonstra a importância dessa feira. “Agências como Ampla e Grupo Nove estão entrando nessa área de vendas, que é uma área que está muito voltada para o varejo e são ações que nem sempre estão nas grandes mídias”, disse.

Católica vai sediar evento da Volkswagen

Com informações da assessoria da Volkswagen

Projeto “180 Dias para Mudar seu Mundo” acontece dentro de instituições de ensino e instiga estudantes a desenvolverem ações viáveis de redução do impacto ambiental e consumo de recursos naturais para a montadora; ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha.

Projeto universitário mais bem-sucedido do Brasil, que impactou 141 mil estudantes de todo o país na edição passada, o Volkswagen Route 2009 terá um novo formato neste ano, com uma linguagem totalmente alinhada com o público jovem e em sintonia com os princípios da política ambiental e de responsabilidade social da Volkswagen. Em 2009, o concurso cultural “180 Dias para Mudar seu Mundo” instigará a comunidade acadêmica a desenvolver soluções viáveis para a Volkswagen sob o aspecto da ecoeficiência, através de ações práticas de sustentabilidade que melhorem a qualidade de vida no planeta.

Inscritos em duplas e sob a supervisão da coordenação da universidade, os universitários devem elaborar, de maio até outubro, um planejamento estratégico que seja um caminho para a ecoeficiência com todas as etapas - desde a criação até a implantação. O projeto vencedor precisa ter caráter prático para que, efetivamente, a Volkswagen o execute. Os universitários poderão apresentar seus projetos nas áreas de seus cursos, o que amplia a margem de participação do concurso interdisciplinar. Os ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha (roteiro a ser definido), onde vivenciarão a cultura do automóvel na Alemanha. Especialmente desenvolvido para jovens universitários e seus professores, o roteiro proporcionará uma experiência de uma semana na história da Volkswagen em seu país de origem.

O Volkswagen Route 2009 teve largada no último dia 5 de maio em Florianópolis na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, onde aconteceu até o dia 8 de maio. A 1ª fase ainda contempla a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, entre os dias 11 e 14 de maio. Além da capital catarinense, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Campinas também contarão com instituições de ensino superior Participantes do Volkswagen Route 2009, que ocorre até o mês de outubro. Cada uma das instituições de ensino participantes do concurso cultural poderá indicar três projetos e o vencedor será anunciado em novembro. O regulamento completo pode ser acessado no hotsite www.vw.com.br/route.

Super Truck

Operacionalizado pela Decidindo Marketing e Relacionamento, que pelo terceiro ano mantém a parceria com o Volkswagen Route, todo o concurso cultural será ativado a partir de uma série de ações dentro do Super Truck. Com 23m de comprimento e 4,20m de altura, a carreta levará aos universitários experiências sensoriais que mexerão com seus cinco sentidos. Após se cadastrarem em totems eletrônicos personalizados, eles poderão se divertir em um autorama com a carroceria do New Beetle e terão à disposição cozinha e bar.

Os alunos também receberão cartões de Music Pass, que permitem downloads de duas músicas, entre um acervo de 100 mil canções, no website da ação (www.vw.com.br/route). A expectativa da Volkswagen é de que sejam feitos 15 mil downloads, ou 3 mil por praça. Além disso, palestras serão ministradas por profissionais da Volkswagen que abordarão temas que se relacionam às diferentes áreas da montadora e que possam servir de inspiração e aprendizado para os estudantes. Entre os temas estão design, marketing, novas tecnologias, futuro do transporte, gestão sustentável e o meio ambiente.

Shows

Após participar destas três atividades (autorama New Beetle, palestras e Music Pass), identificadas por carimbos em um passaporte entregue no Super Truck, o universitário ganhará um par de ingressos para um grande show que acontecerá em sua cidade. Para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Campinas, a banda escalada é o Charlie Brown Jr., enquanto universitários de Recife e Florianópolis conferem Detonautas, ambas atrações com forte apelo junto ao público jovem.

Oportunidades para empresas

Ainda há cotas de patrocínio abertas para empresas interessadas em se associar ao projeto VW Route 2009. A comercialização dos espaços publicitários é voltada para anunciantes e parceiros que apostem no mote da ação, que alia conceitos de sustentabilidade ao público jovem universitário de todo o País.

Queiroz Galvão oferece vaga para a área de Serviço Social
Por Rebeca Kramer

Construtora Queiroz Galvão oferece vaga para emprego na área de Serviço Social para estudantes cursando o último período ou que já sejam graduados no curso. Outras informações pelo e-mail: ceciliaasfora@queirozgalvao.com.br ou pelo telefone: 3265-9641. Falar com Cecília Asfora.

Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a quarta turma do curso de especialização em Ensino de Matemática. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nos sábados, de 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Ensino de Matemática é de R$ 245. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a primeira turma do curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e sábados, das 8h às 13h15.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 30 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira é de R$ 210. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Sexualidade Humana. A pós-graduação tem carga horária total de 375 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas terças e sextas-feiras, das 18h45 às 22h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Sexualidade Humana é de R$ 250. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 14 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e sábados, das 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde é de R$ 270. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Projeto Retalho entra em ação no dia 29 de maio
Por Ana Luíza Madeiro e Tiago Cisneiros

Nesta sexta-feira (29), os alunos do 5º período de Relações Públicas da Unicap vão realizar o “Projeto Retalho”. O projeto tem o objetivo de disseminar as ações de customização de grupos locais, tendo em vista que Recife é o 3º pólo brasileiro de moda. O trabalho surge como parte integrante da disciplina de Planejamento e Execução, orientada pela professora Elisa Barreto e vai ocorrer no próprio campus da Universidade, das 16h às 21h.

O evento contará com brechó, palestras com profissionais da área, exposições sobre moda, desfiles e oficinas com peças customizadas, além da participação de atrações locais – a abertura terá a presença da dupla A irmandade. “O Projeto Retalho tem como objetivo tornar evidente a diversidade da moda recifense. Assim, iremos promover um evento voltado para a customização, mostrando um estilo alternativo de moda, o processo de produção de uma roupa customizada através de oficinas e debateremos o papel de Pernambuco na moda brasileira”, revela a coordenadora geral do evento, Patrícia Alves. O evento promete terminar com festa, animada pelo DJ Augusto Simões, que toca para o desfile e no encerramento a partir das 20h. A entrada é gratuita.

Confira a programação completa do Projeto Retalho:

16h – Abertura

16h30 – Brechós e oficinas (Mundo de Maria e Sinhá Pitanga)

17h – Palestra “Moda: A construção da identidade e a dialética das aparências”, da professora Maria de Fátima (Senac)

19h30 – Palestra “Moda artesanal”, da estilista Lívia Aguiar

20h – Desfile (com as grifes: Rebeca Holanda, Lazuli, Camila Cavalcante, Mariah Doria, Amanda Borges, Eugênia, Sinhá Pitanga, Catarina Calazans, Mônica, Maria sem vergonha, Período fértil e Mariah).

21h – Encerramento.

Serviço:

O evento vai ocorrer na sexta-feira, 29 de maio, das 16h às 21h, nos seguintes locais do campus da Universidade:

Hall do Bloco A - Exposição gráfica sobre moda

Hall do Bloco G - Brechós e oficinas de roupas customizadas

Auditório Padre José de Anchieta (G1) - Palestras

Salão Receptivo, Bloco G, 1º andar - Desfiles e atrações culturais (A Irmandade e DJ Augusto Simões)

Coordenação Geral do Evento: Patrícia Alves

Telefone: (81) 8748-6345

E-mail: paty.alvess@hotmail.com 

Maracatu Tambores D’Olorum comemora 2 anos de existência
Por Tiago Cisneiros

Os dois anos do Maracatu Tambores D’Olorum serão comemorados - com muita música, claro -, neste final de semana. No sábado (30), a agremiação realizará um ensaio geral, das 13h às 15h, no Liceu de Artes e Ofícios (antigo Colégio Nóbrega), e um encontro no Mercado Público da Boa Vista, a partir das 15h30. No domingo, os batuqueiros vão promover um arrastão pelas ruas do Recife Antigo. A concentração, no Marco Zero, será às 14h30. A saída acontecerá às 16h, depois do “Parabéns” para o grupo.

Programação:

Sábado (30)

Das 13h às 15h – ensaio geral, no Liceu de Artes e Ofícios

A partir das 15h30 – encontro no Mercado Público da Boa Vista (rua Santa Cruz, s/n, Boa Vista).

Domingo (31)

14h30 – Concentração no Marco Zero

15h30 – “Parabéns” para o Maracatu Tambores D’Olorum
16h – Saída do arrastão pelas ruas do Recife Antigo

Interessado em participar do Tambores D’Olorum ou em aprender a dançar e tocar maracatu? Confira as oportunidades oferecidas pela agremiação, na matéria “Maracatu Tambores D’Olorum abre inscrições para novos batuqueiros e oficinas de dança e percussão”, no Boletim Unicap.

Maracatu Tambores D’Olorum abre inscrições para novos batuqueiros e oficinas de dança e percussão
Por Tiago Cisneiros

O Maracatu Tambores D’Olorum está com inscrições abertas para oficinas de dança e percussão. A agremiação oferece, ainda, vagas para novos batuqueiros. Os interessados devem dirigir-se ao Liceu de Artes e Ofícios (antigo Colégio Nóbrega), na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista.

A 1ª Oficina de Dança de Maracatu será realizada aos sábados (a partir do dia 6 de junho), das 15h às 16h, no Liceu de Artes e Ofícios. O investimento mensal para os alunos é de R$ 20.

A Oficina de Percussão teve início em 2008, mas as inscrições continuam abertas. As aulas são ministradas aos sábados, no Liceu de Artes e Ofícios, das 13h às 15h. O investimento por mês é de R$ 30.

O Maracatu Tambores D’Olorum ensaia aos sábados, das 15h às 17h, no Liceu de Artes e Ofícios. No local, os interessados, também, podem se inscrever para participar como batuqueiros. Todos os componentes da agremiação colaboram com o pagamento de R$ 30 mensais para a manutenção do grupo.

Mais informações

Fones: (81) 9437 9321, (81) 9262 2869 e (81) 8863 2938.

E-mail: tamboresdolorum@hotmail.com

Católica promove palestra sobre o desgaste das obras modernas no Recife
Por Tiago Cisneiros

O curso de Arquitetura e Urbanismo e a pós-graduação em Patrimônio Histórico da Católica vão promover, no dia 4 de junho, a palestra “Obtuário arquitetônico Pernambuco modernista”. A apresentação será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco Luiz Amorim, na sala de multiuso do bloco D (primeiro andar), a partir das 18h45.

Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Andréa Câmara, o evento marca a conclusão do semestre letivo da graduação e da pós-graduação oferecidas pela Católica na área. “Esta palestra aborda as obras modernas que se acabaram na cidade do Recife”, explica.

Inscrições para Teologia
Por Jaime Mitchell

Quem concluiu um curso livre em Teologia e deseja obter um diploma da Católica reconhecido pelo MEC pode conferir a portaria n° 002/2009, no site da Universidade e ver o procedimento necessário. As pessoas interessadas devem ver o período de inscrição, o local de inscrição, os documentos requeridos, a data das provas de admissão, os pré-requisitos para o curso em sua modalidade à distância ou em sua modalidade presencial.

O link é: http://www.unicap.br/processos_admissao/teo_bacharel.htm

Outras informações podem ser obtidas através da coordenação do curso no telefone 2119 – 4090 ou na secretaria pelo 2119 – 4171.

Mestre de capoeira da Católica faz parte de grupo de pesquisa
Por Jaime Mitchell

O assistente cultural responsável pelo grupo de Capoeira da Católica, José Olímpio Ferreira da Silva, conhecido como Mestre Corisco, está participando como consultor de pesquisa na produção do Inventário da Capoeira em Pernambuco. O Inventário é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Laboratório de Patrimônio Cultural (PPGA/UFPE) e a Associação Respeita Januário (ARJ). A participação de Corisco na pesquisa durará seis meses.

O objetivo desse estudo, segundo Corisco, é conhecer mais a capoeira de Pernambuco. “O Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco são os estados pilotos para iniciar as pesquisas sobre a capoeira por terem tido grande influência da cultura negra”, explica. Corisco tem ajudado os pesquisadores com explicações sobre a teoria e a prática da capoeira. “O objetivo dessa pesquisa é identificar as necessidades da capoeira”, ressaltou.

Corisco também foi convidado para participar do IV Evento de Capoeira do Grupo Chapéu de Couro, que acontece entre os dias 7 e 30 de junho, nas cidades de Colônia e Duesseldorf, na Alemanha. Durante o evento acontecerão dois batismos, nos quais os alunos recebem ou trocam de corda, e também oficinas, treinos e um workshop musical.

O Grupo Chapéu de Couro foi criado em 2001 pelo professor Roberto Ferreira dos Santos, conhecido como professor Nego, aluno do Mestre Corisco. Nas outras edições do evento, em 2003, 2005 e 2007, Corisco também esteve presente.   

Estudantes de Engenharia Química e Ambiental participam da Semana do Meio Ambiente
Por André Amorim

Alunos dos cursos de Engenharia Química e Ambiental foram convidados para participar, de 1º até 5 de junho da Semana de Meio Ambiente promovida pelo Espaço Ciência, que, neste ano, tem o tema “Aquecimento Global”. Nos últimos dois anos, estudantes do 3º ao 7º período desses cursos apresentaram projetos sobe o controle e monitoramento da qualidade do ar. Estudantes dar rede estadual de ensino e escolas particulares visitam durante toda a semana o espaço.

Mestrado em Ciências da Religião da Católica promove seminário
Por Tiago Cisneiros

O Mestrado em Ciências da Religião da Católica promove, nos dias 5 e 6 de junho, na sala 305 do bloco G4, o “Seminário Ciência, Religião e Des-Envolvimento”. O evento contará com palestras de Iradj Eghari, coordenador de um projeto nessa área de pesquisa (veja mais em http://www.cienciaereligiao.org.br) e professores da Universidade.

O seminário concederá créditos para mestrandos e horas complementares para graduandos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de solicitação para o e-mail gilbraz@unicap.br . As vagas são limitadas.

Mostra de Cinema e Direitos Humanos abre inscrições
Por Tiago Cisneiros

Oportunidade para os estudantes da Universidade Católica de Pernambuco que têm se destacado na produção de curtas-metragens e documentários. Estão abertas as inscrições para a 4ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Uma seleção pública selecionará curtas, médias e longas metragens sulamericanos que contemplem a temática dos direitos humanos. As exibições vão acontecer entre 5 de outubro e 8 de novembro, em 16 capitais brasileiras (entre elas, o Recife). Após o festival, o filme mais votado pelo público em cada categoria (curta, média e longa) receberá o Prêmio Aquisição TV Brasil.

Os produtores interessados em participar da mostra devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2009/convocatoria.htm , além de enviar, até o dia 12 de junho, cópias do filme em DVD, sinopse e foto da obra, ficha técnica e os contatos dos realizadores para a Cinemateca Brasileira (endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo/SP – CEP 04021-070).

No Recife, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, do Governo do Estado, e pela Secretaria de Direitos Humanos e Justiça Cidadã, da Prefeitura da cidade. As outras sedes do festival são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Mais informações podem ser obtidas no site da mostra (www.cinedireitoshumanos.org.br), pelo e-mail contato@cinedireitoshumanos.org.br e pelos telefones (11) 3512 6101 ou (11) 3512 6111.

Grupo Hegel vai realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que não Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de oito horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso
Por Daniel França

As inscrições para o 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso) já estão abertas. O evento, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, também marca os 60 anos da Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Faculdade Marista. A programação está organizada em 12 fóruns, 12 mesas-redondas e oito minicursos que irão discutir o tema “Desigualdade e Justiça Regional: regiões, classes e identidades no mundo globalizado”. As atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

A proposta é reunir especialistas não só da região, mas também de outras partes do Brasil e de outros países. De acordo com o comitê organizador, estão sendo convidados pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela para participarem dos fóruns. “Os fóruns pretendem fazer a interação entre academia, a sociedade, representantes do terceiro setor e do poder público”, explica um dos organizadores do Ciso e pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias.

Ao todo, a programação vai reunir 30 grupos de trabalho (GT´s) sobre os mais diversos temas das Ciências Sociais. Trata-se da troca de experiência de produção científica de 50 programas de pesquisa e pós-graduação de várias instituições. Entre GT´s, fóruns e mesas-redondas serão apresentados cerca de 500 trabalhos. “Educação, violência, desigualdade regional e concentração de renda. Todos esses temas têm repercussão nas políticas públicas a serem analisadas e debatidas durante o evento”, explica o presidente da comissão organizadora do Ciso e pesquisador da Fundaj, o professor Joanildo Burity.

O 14º Ciso contará ainda com uma vasta programação cultural que está em fase de elaboração. A primeira edição do encontro aconteceu no Recife em 1986 e a mais recente foi em Maceió, em 2007. O Ciso acontece a cada dois anos. Outras informações sobre as inscrições, pontos turísticos da capital pernambucana e a programação estarão disponíveis no site www.fundaj..gov.br/xivciso ou pelo telefone (81) 3073-6474.

Feira de Promoção de Vendas acontece na Unicap
Por Rebeca Kramer

Os estudantes do 5º período de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco realizam, no dia 28 de maio, no térreo do bloco G, a Vitrine, uma Feira de Promoção de Vendas. A atividade faz parte da avaliação da disciplina Promoção de Vendas, ministrada pela professora Telma Guerra. O evento consiste num momento em que os alunos aprendem técnicas de ações promocionais e criam peças publicitárias. Na ocasião, paralelamente, ocorrerá ainda uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis organizada por estudantes do 3º período, atendendo a solicitação da disciplina de Atendimento. As doações serão feitas, entre outras instituições, no Lar do Neném, no Abrigo dos Velhinhos e no Ronda Noturna da Universidade.

Segundo Telma, cada equipe vem trabalhando desde o início deste ano letivo um cliente real, havendo, portanto, a exposição dos trabalhos das próprias empresas, como aqueles realizados em conjunto com os alunos. “São clientes como os biscoitos Bono, Treloso, a concessionária Disnov e a DVD.com. No 1º GQ (grau de qualificação), os alunos aprenderam Planejamento Promocional e agora estão executando o projeto. O 2ºGQ é um trabalho multidisciplinar em conjunto com a professora Carla Patrícia, da disciplina de Planejamento Visual Gráfico II”, explicou.

Serviço:

O quê? II Feira de Promoção de Vendas da Católica

Quando? Dia 28 de maio

Onde? No térreo do bloco G

Quem? 5º Período de Publicidade e Propaganda

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
MAIO


26 - Sistema Jornal do Commercio promove encontro sobre cidadania e comunicação


27 a 29 - 15º Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica


28 - Madrigal Marlos Nobre fará recital de autores brasileiros

JUNHO



até 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000